O que é a terapia holística

Entenda o que é a terapia holística e como ela pode melhorar a sua vida!

Apesar de ter se popularizado muito nos últimos tempos, algumas formas alternativas de terapia e tratamentos ainda não são muito conhecidas. Nem todo mundo sabe, por exemplo, o que é a terapia holística e quais são os benefícios dela para a nossa saúde.

Para entender o que é a terapia holística é preciso primeiro entender como essa corrente vê as doenças do ser humano. A terapia holística assume uma perspectiva ampla e valoriza o todo, sem desconsiderar nenhum elemento. Assim, o ser humano que fica doente, começa com a doença em seu campo energético e emocional de tal forma que isso afeta o corpo físico.

Em outras palavras, a terapia holística baseia-se no fato de que nós, seres humanos, não usamos os nossos corpos em plenitude e os colocamos em situações de desequilíbrio. Isso ocorre pelo fato de que sofremos e que nunca estamos realmente satisfeitos com nossas vidas.

A terapia holística busca preencher essa lacuna e trabalhar o autoconhecimento. É assim que poderemos saber exatamente o que nos aflige e como isso pode ser resolvido.

O que é a terapia holística A terapia holística trabalha o autoconhecimento do indivíduo

É importante entender o que é a terapia holística e o fato de que ela não pode ser considerada uma forma de medicina tradicional. Ou seja, o terapeuta holístico não é um médico. Sua formação é baseada nos preceitos holísticos, que consistem em tendências da medicina oriental, praticada a partir de técnicas específicas.

Tratamentos da terapia holística

O tratamento com Florais de Bach e o Shiatsu são algumas das técnicas mais famosas da terapia holística. Os florais constituem um grupo de remédios naturais que foram inicialmente estabelecidos pelo inglês Edward Bach. Florais servem para tratar situações de desequilíbrios emocionais e, com isso, ajudar na estabilidade e saúde do campo energético.

Já o Shiatsu é uma massagem conhecida por ser grande aliada no combate ao estresse. Porém, ela é bem mais do que isso: ela se baseia na pressão de pontos específicos do corpo e no alívio das tensões carregadas ali, tratando até sintomas físicos.

O que é a terapia holística Massagens da medicina oriental fazem parte da terapia holística

Ambos os tratamentos têm uma característica muito importante: a consciência do corpo. No Shiatsu, por exemplo, você se torna consciente de como seu corpo armazena sinais bastante claros de tudo o que sentimos e sofremos. Ou seja, elas abrem a nossa mente para o fato de que nada acontece fisicamente sem ter também um componente espiritual e emocional relacionado.

A Yôga também é um exemplo de terapia holística. Ele se baseia no uso expansivo da mente e no relaxamento do corpo para poder ampliar a nossa forma de pensar e de perceber o mundo e nós mesmos.

O Tai Chi Chuan, mesmo sendo uma arte marcial, também se encaixa nessa categoria, já que é inspirada nas relações de equilíbrio do corpo para poder desenvolver suas técnicas.

Como a terapia holística pode contribuir para meus relacionamentos?

Em um relacionamento amoroso, o contato entre as pessoas acontece em um nível bastante particular. É comum que tenhamos a tendência de captar energias, hábitos e comportamentos do outro, assim como transmitir aquilo que sentimos.

Isso afeta o nosso campo energético a tal ponto que é comum que surjam problemas ou sentimentos que antes não sentíamos em nosso dia a dia.

Ciúmes, insegurança, insatisfação. É claro que todos esses sentimentos estão muito ligados ao tipo de relação que você tem e na forma como seu parceiro age, mas a raiz de tudo isso está sempre dentro de você.

Não começamos a nos sentir de certa forma somente porque alguém nos conduziu a isso. Nós mesmos nos levamos a acreditar em coisas que causam sentimentos desagradáveis.

Como a terapia holística vê isso de forma mais ampla, você irá identificar em si mesmo os motivos dessas aflições e de como isso tem se manifestado e se exposto em seu corpo físico. A energia sexual, por exemplo, está diretamente ligada positivamente à segurança e ao bem estar. Mas está também conectada negativamente com o medo da rejeição. Esse medo causa inseguranças, as quais se manifestam sobre o outro na forma de ciúmes.

Entendendo o que é a terapia holística e como ela pode contribuir para o seu equilíbrio, fica claro que os seus benefícios são sentidos em todos os aspectos da vida – amorosos, profissionais, emocionais, sociais. Ou seja, você só tem a ganhar com essa prática!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Posts recomendados

Deixe um comentário