Os benefícios da meditação

Descubra os benefícios da meditação e inclua a prática em sua rotina

O cérebro humano possui habilidade que nem sempre somos treinados a desenvolver. Desde cedo, aprendemos tarefas práticas e acabamos nos esquecendo de trabalhar as capacidades de nossa consciência, sem saber que ela pode melhorar a nossa saúde e a qualidade de vida. Os benefícios da meditação são extremamente importantes nesse processo. A meditação pode ajudar você a melhorar o seu dia a dia e até resolver os problemas do cotidiano.

Um estudo realizado pela Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, mostrou que meditar por apenas 25 minutos por dia consegue deixar você capaz de lidar com situações de tensão sem sofrer com estresse. Isso porque a meditação é uma grande aliada do cérebro, permite que ele fique mais “descansado”, por assim dizer, e mais treinado a pensar de forma lúcida.

benefícios da meditação A meditação amplia sua consciência

Dessa forma, a meditação ajuda o seu cérebro a formar conexões que criem novas soluções para os problemas. Ou seja, você é capaz de lidar com todas as situações que aparecem em seu caminho!

Benefícios físicos da meditação

Engane-se quem pensa que os benefícios da meditação são somente no campo mental ou psicológico. Como o seu corpo todo fica mais relaxado e sua mente mais tranquila, o cérebro manda coordenadas mais organizadas. Assim, não é difícil perceber que o corpo também começa a responder positivamente nas mais variadas situações.

A pressão sanguínea, o coração e o sistema circulatório são os primeiros beneficiados. Aos poucos, você irá perceber que eles apresentam mais estabilidade e que todo o seu corpo está operando em um ritmo mais tranquilo e controlado. Esse é o primeiro passo para que você consiga ter autocontrole e, consequentemente, calma e serenidade.

A tensão muscular também reduz bastante e, com ela, os seus níveis de estresse (e suas consequências físicas). Você irá sentir seus movimentos mais livres, mais relaxados e mais harmoniosos. Tudo isso em conjunto contribui para um estado de leveza e segurança que pode ajudar em diversos aspectos de sua vida.

Benefícios mentais da meditação

A primeira coisa que você vai perceber quando começar a fazer meditação é a forma como seu cérebro começa a se comportar de maneira mais ordenada. Isso pode parecer estranho à primeira vista, mas é um modo de simplificar o que acontece com sua mente.

Quando vamos à academia e aprendemos a nos comportar diante um novo exercício, nosso corpo, inevitavelmente, aprende a se comportar em situações semelhantes – um atleta sabe exatamente como cair sem se machucar ou como correr para pegar um ônibus sem distender seus músculos, não é mesmo?

benefícios da meditação A meditação traz benefícios físicos e mentais!

A mesma coisa acontece com a mente: quando exercitamos o nosso cérebro e pensamentos, conduzimos o fluxo cerebral a um estado positivo para o corpo e criamos um novo modo de pensar e direcionar os pensamentos, que pode ser acionado novamente em caso de necessidade.

A meditação traz benefícios para relacionamentos?

Falta de segurança e de autoconfiança são queixas muito comuns e que atrapalham qualquer relacionamento.

A quantidade de tarefas realizadas diariamente prejudica o equilíbrio corporal e mental, fazendo com que o sentimento de frustração e impotência consiga emergir. Nesse caso,vamos citar mais um dos benefícios da meditação: ela ajuda significativamente a conseguir uma melhora da autoestima e viver de modo mais descontraído e sossegado.

Quando se trata de relacionamentos amorosos, esse impacto é bastante claro. Para pessoas que já estão em um relacionamento, seja ele um namoro ou casamento, a tranquilidade adquirida com a meditação ajuda tanto a ter mais paciência para as situações do cotidiano quanto para lidar de forma mais firme com situações de desconforto, como posicionar-se em questões de discordância ou agir de forma incisiva se precisar ser mais firme.

Em situações de muito estresse, além de meditar, você também pode pedir ajuda espiritual. Uma consulta espiritual, por exemplo, pode ampliar a forma como você enxerga a vida, proporcionando a resolução de seus problemas.

Aqui no Espaço Recomeçar, a consulta espiritual é feita por meio do jogo de búzios. O espiritualista Maicon Paiva consulta os orixás e responde a todas as suas perguntas. Essa é uma forma de reascender sua fé e ligar sua mente ao desconhecido, como o mundo espiritual.

Quer saber mais sobre os benefícios da meditação e sobre a consulta espiritual? Entre em contato com a gente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Postagens recentes
Comentário

Deixe um comentário