Entenda a depressão por causa de relacionamento!

A depressão é uma doença que pode ser causada por diversos fatores, como alterações químicas no cérebro, deficiência nutricional, traumas, estresse, solidão, consumo de álcool e drogas, entre outras condições. A depressão por causa de relacionamento é cada vez mais comum e deve ser discutida para que mais pessoas encontrem a felicidade no amor e possam ter um relacionamento saudável.

Essa relação entre depressão e relacionamento existe há bastante tempo e ocorre principalmente após separações conturbadas ou por causa de relacionamentos abusivos. De qualquer forma, é importante saber como lidar com a depressão no relacionamento ou após uma separação. 

Pensando em todas essas pessoas que passam por essa dificuldade após um término ou dentro de um relacionamento, trouxemos algumas orientações, dicas e informações sobre como lidar com a depressão causada por um relacionamento ou por uma separação. Confira!

depressão e relacionamento
Entenda a relação de depressão e relacionamento!

Como é a depressão por causa de relacionamento?

Quando a causa da depressão é um relacionamento, é importante investigar o que houve nessa relação que gerou esse quadro de depressão. O relacionamento pode ser a causa de uma depressão quando ele é estressante, desgastante e abusivo. E há casos também que o relacionamento se torna o motivo da depressão quando ele chega ao fim. A pessoa não consegue lidar com a dor da separação e acaba desenvolvendo um quadro de depressão.

Em todos os casos, é sempre importante que a pessoa com depressão procure ajuda médica para lidar com esse problema. Pessoas com depressão em relacionamento ou após a separação precisam de ajuda para lidar com essa dor, que em muitos casos se assemelha a dor do luto.

Veja 5 dicas para evitar o divórcio da meia-idade!

Por que ocorre a depressão pós término de relacionamento?

A depressão após o fim do relacionamento ou depressão por término de relacionamento é bastante comum e pode ocorrer por causa da dependência emocional que a pessoa possui em seu ex parceiro ou ex parceira. 

Em alguns casos, a pessoa pode ter vivido um relacionamento abusivo e após a separação, se vê sem rumo e em uma profunda tristeza, que pode se transformar em uma depressão. Mas isso também pode acontecer com pessoas que tinham relacionamentos normais, sem nada que comprometesse a saúde emocional de ambos.

O que acontece é que a dor de uma separação pode ser muito intensa para algumas pessoas. Quando a pessoa já tem uma predisposição a desenvolver a depressão e passa por um trauma, como é o caso da separação, isso também pode desencadear a doença com mais facilidade. E há casos também em que há uma dependência emocional muito grande, como já mencionamos.

Independentemente de qual seja o motivo que tenha levado a pessoa ao quadro de depressão após o término do relacionamento, é importante buscar ajuda profissional para lidar com essa doença.

Saiba qual é a melhor forma de superar uma rejeição amorosa!

A depressão afeta o relacionamento?

Falamos sobre a depressão que ocorre por causa de uma situação no relacionamento e da que é desencadeada após uma separação. Mas existem também casos onde a pessoa tem depressão e vive um relacionamento amoroso. Em casos assim, saiba que a depressão pode sim afetar o relacionamento

Como qualquer doença ou transtorno mental e emocional, a depressão precisa ser tratada com a ajuda de um especialista. E quando a pessoa não procura essa ajuda profissional, ela passa a viver reclusa, com um sofrimento interminável e isso traz diversas consequências para o relacionamento e para a pessoa.

Afinal, ninguém quer ver o parceiro ou a parceira triste o tempo todo, não é mesmo? Se você está com depressão e acredita que isso está afetando o seu relacionamento, se coloque no lugar do outro. Você provavelmente se sentiria mal também e poderia até fazer perguntas como: será que não sou o suficiente para fazer quem eu amo feliz? 

E se você está em um relacionamento onde o outro está com depressão, não faça esse tipo de pergunta. Existem muitos fatores que podem desenvolver a depressão, por isso, o melhor é procurar ajuda médica para lidar com isso da melhor forma possível.

Quando não tratada, a depressão acaba com o relacionamento e pode trazer consequências graves para a pessoa que sofre com a doença. Por isso, a maior preocupação não deve ser se depressão atrapalha no relacionamento, mas sim como lidar com essa doença para que a pessoa volte a ser feliz novamente.

Como saber se vamos ficar juntos para sempre? Saiba agora!

Como lidar com a depressão em um relacionamento?

Se você está com depressão ou a pessoa que você ama está passando por esse problema, coloque essas dicas em prática para melhorar o convívio dentro do relacionamento e superar essa doença.

1. Não julgue e conheça mais sobre a doença

O primeiro passo para lidar com a doença é reconhecer que ela existe. Essa é uma etapa muito difícil, pois na maioria das vezes o parceiro ou parceira não entende o que o outro está passando e faz julgamentos errados sobre a pessoa. 

É preciso evitar julgamentos, reconhecer que essa é uma doença séria e saber mais sobre a depressão para poder lidar com seus sintomas e dificuldades. 

2. Pratique a afetividade na relação

Embora a pessoa com depressão possa apresentar sinais como falta de interesse, desânimo, agressividade e irritabilidade, praticar a afetividade na relação é fundamental para lidar com essa doença. Nesse caso, é preciso ser companheiro da pessoa que está com depressão para lidar com os sintomas com afetividade. 

3. Façam atividades prazerosas juntos

As pessoas com depressão tem muita dificuldade em realizar atividades que antes eram prazerosas por causa da falta de motivação. Mas isso pode ser combatido quando há o apoio de pessoas queridas. Portanto, o ideal é que o casal realize atividades prazerosas juntos, como passear no parque, sair para jantar fora, assistir a filmes e séries juntos, fazer massagem um no outro, entre outras atividades. 

Blindagem Espiritual: Entenda mais sobre esse trabalho!

4. Ambos devem se envolver no tratamento

A depressão é uma doença bastante difícil de tratar, pois exige acompanhamento do ambiente em que essa pessoa vive. Por isso, é fundamental que o casal esteja disposto a passar por terapia e buscar esse envolvimento com o tratamento. Ambos devem estar alinhados às necessidades dessa doença, como o fortalecimento da autoestima, intervenção médica, acompanhamento nutricional, estímulos através de medicamentos, entre outras. 

5. Entenda a perda da libido

Outro momento em que o parceiro ou parceira deve ser bastante compreensivo é sobre a perda da libido. Quem sofre com depressão tem dificuldade em fazer atividades prazerosas, inclusive o sexo. Isso acontece por diversos motivos, sendo um deles a alteração química no cérebro, que faz com que a pessoa não sinta prazer, vontade, desejo e motivação. Tudo isso faz com que a libido fique lá embaixo, então o companheiro ou companheira precisa entender esse lado da pessoa que está passando pela depressão.

Como lidar com a depressão após uma separação?

Caso você esteja passando por uma depressão após uma separação dolorosa, veja essas dicas para te ajudar a superar essa doença:

  • Sentir-se triste após uma separação é normal, não se culpe ou julgue por estar se sentindo mal por isso;
  • Coloque sua vida em primeiro lugar, cuide de você e da sua autoestima nesse momento de tristeza;
  • Faça coisas ou traga tudo aquilo que te faz bem para perto de você, desde que não faça mal para a sua saúde mental, emocional e física;
  • Não persiga o seu ex ou a sua ex, deixe a pessoa seguir com a vida dela e siga com a sua também;
  • Procure por ajuda profissional, superar uma depressão não é algo tão simples e pode exigir acompanhamento médico.

Veja 8 dicas para superar o ex definitivamente!

Procure Ajuda Espiritual para lidar com a depressão

Por último, não poderíamos deixar de lembrar que a Ajuda Espiritual pode ser muito útil para lidar com a depressão. Sabemos que existem inúmeros fatores que podem levar a depressão, inclusive as influências espirituais que nos cercam. Por isso, é fundamental cuidar da sua espiritualidade nesse momento de tristeza.

Nesse caso, você pode procurar por um Espiritualista de confiança, como Maicon Paiva, para saber o que é possível fazer no âmbito espiritual para te ajudar a se sentir melhor após uma separação ou para auxiliar em seu relacionamento amoroso.

O Espaço Recomeçar é uma casa de apoio espiritual que presta atendimento desde 2002. Nosso Espiritualista Maicon Paiva é especialista em relacionamentos amorosos e já ajudou milhares de pessoas a encontrar a felicidade no amor.

Então, se você está sofrendo com a depressão em um relacionamento, após uma separação ou por algo que aconteceu na sua relação, procure Ajuda Espiritual para te ajudar a lidar com tudo isso. Aliado ao tratamento médico, a Ajuda Espiritual pode ser transformadora em sua vida. Agende agora pelo WhatsApp!

Gostou dessas dicas sobre como lidar com a depressão por causa de relacionamento? Então continue se informando aqui no nosso blog e nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube

5/5 - (4 votes)
logo recomecar azul 2tgRFQ 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1