Saiba tudo sobre o que é ebó e como fazer o seu!

Você sabe o que é um ebó e qual é a sua finalidade? Esse termo muito utilizado por praticantes de religiões afrodescendentes tem um significado muito importante para a realização de Trabalhos Espirituais e também para aqueles que gostam de realizar oferendas para as Entidades Espirituais. 

Se você ainda não conhece esse termo e qual o seu significado, veja esse conteúdo completo sobre o assunto e entenda tudo que você precisa saber sobre ebó. Acompanhe!

o que é ebó
Saiba o que é ebó e como fazer uma oferenda para o amor!

Ebó, o que é?

Ebó, Ebo ou Ebô é uma palavra originária do idioma yorùbá que significa oferenda, troca de elementos e sacrifício. Por isso, o termo é usado nas religiões de origem africanas para designar as oferendas realizadas como troca e devoção às Entidades Espirituais, como Orixás, Exus, Pombas-Giras e outras. 

Portanto, tudo que é realizado como trabalho, oferenda ou sacrifício à uma Entidade Espiritual, é chamado de ebó pelos yorubás e praticantes de religiões com descendência africana, como é o caso da Umbanda, do Candomblé, do Batuque, da Cabula, entre outras.

Como fazer um feitiço para atrair uma pessoa? Descubra agora!

O que é ebó na Umbanda?

Na Umbanda o termo ebó é usado para designar as oferendas realizadas para diferentes Entidades Espirituais. Em sua maioria, as oferendas são feitas com ingredientes variados, que incluem milho branco, quiabo, pipoca, mel, flores, bebidas alcóolicas, frango e outros itens.

O que é ebó Candomblé?

Já no Candomblé, ebó também é usado para designar as oferendas realizadas. Algumas oferendas realizadas pelos praticantes do Candomblé incluem ingredientes usados também pela Umbanda, como frutas, vegetais, bebidas alcoólicas, entre outros.

O que é ebó para Orixá?

O ebó para Orixá é justamente a oferenda realizada para um Orixá. Nesse caso, a oferenda pode ser feita para auxiliar em algum problema amoroso, nas finanças, na saúde ou na abertura de caminhos. Os principais Orixás são: 

  • Exu
  • Ogum
  • Oxossi
  • Ossain
  • Omulu (Obaluaiê)
  • Oxumaré
  • Ewá
  • Xangô
  • Oxum
  • Yansã (Oyá)
  • Logunedé
  • Obá
  • Iemanjá
  • Nanã
  • Ibéjis
  • Oxaguiã
  • Oxalá (Oxalufã)

O que é ebó de Exu?

Outro ebó muito comum que é realizado por praticantes de religiões afrodescendentes é o ebó de Exu. Trata-se de uma oferenda realizada para o Orixá Exu ou para Exus, que na Umbanda são Entidades Espirituais que auxiliam em Trabalhos Espirituais. Nesse caso, também é comum o uso do termo despacho.

Amarração para o amor funciona mesmo? Descubra!

Qual a finalidade de um ebó?

O principal objetivo de um ebó é fazer uma troca com as Entidades Espirituais. Através da oferenda, é feita a troca com o solicitante, que pode ser uma ajuda em alguma área da vida. Além disso, o ebó também serve para agradecer por uma grande conquista. Portanto, para você que quer saber para que serve o ebó, saiba que ele é feito em agradecimento e a pedido de algo

Quem pode fazer ebó?

Ebó de limpeza? O ebó deve ser feito por um dirigente espiritual, que já possui conhecimento e as firmezas necessárias para lidar com esse tipo de trabalho. Esse é o caso do Espiritualista Maicon Paiva, que é um médium com experiência de mais de 20 anos e faz diversos Trabalhos Espirituais, como ebó para o amor, ebó para limpeza espiritual e ebó para abertura de caminhos.

Quais são os tipos de ebós?

Existem diversos tipos de ebós e eles variam entre as religiões afro-brasileiras. Mas os ebós mais comuns e seus significados são:

  • Ebó Eutu – sacrifício expiatório, que tenta compensar os malfeitos e pacificar a ira dos deuses
  • Ebó Ayepinnu – sacrifício substitutivo
  • Ebó Ipile – sacrifício para fortalecer as fundações
  • Ebó Ojukoribi – sacrifício para prevenir doenças, males e energias negativas
  • Ebó Etutu – sacrifício para propiciar algum feito
  • Ebó Eje – oferenda votiva aos deuses
  • Ebó Ope ati Idapo – oferenda de comunhão e agradecimento pelas conquistas

Ebó funciona mesmo?

Sim, esse é um Trabalho Espiritual realizado por Espiritualistas, Pais de Santo e Mães de Santo com experiência para auxiliar uma pessoa ou agradecer por algo. É uma forma de trocar elementos com as Entidades Espirituais muito poderosa, podendo auxiliar em diversas situações como problemas no amor, problemas na vida financeira, na tomada de decisões, entre outras.

Quanto tempo leva para um ebó fazer efeito?

Quanto tempo um ebó demora para fazer efeito? Uma pergunta muito frequente de quem solicitou um ebó é: quanto tempo leva para saber o resultado de um ebó? Ou então, quanto tempo leva para um ebó fazer efeito? A verdade é que não existe um prazo em específico, pois cada Trabalho Espiritual e oferenda é feito para uma situação diferente. Por isso, o ideal é consultar o Espiritualista que realizou o trabalho para saber se a oferenda está funcionando. 

Amarração Amorosa com Oxum: Saiba como fazer!

O que acontece depois de um ebó?

Após um ebó, é esperado que o resultado pretendido se concretize. Por exemplo, se você fez um ebó para trazer o amor de volta, é esperado que essa pessoa que você ama, volte para você. 

O que não pode fazer depois de um ebó?

Por ser um Trabalho Espiritual, que é feito com energias e práticas espirituais, é fundamental que a pessoa se abstenha de algumas coisas, como álcool, bebidas escuras, sexo, cigarro e outras substâncias que causem vício. 

Nesse sentido, é importante frisar que cada caso é um caso e se houver alguma orientação específica, será informada na Consulta Espiritual. 

Como saber se um ebó foi aceito?

Se você solicitou um ebó para um Espiritualista, Pai de Santo ou Mãe de Santo, mas não tem certeza se ele foi realizado mesmo, consulte alguém de confiança para fazer a confirmação. Sempre lembramos aqui no Espaço Recomeçar da importância de realizar trabalhos com uma pessoa confiável. Por isso, se precisar de uma Consulta Espiritual, entre em contato pelo WhatsApp

Fiz um ebó e agora?

Agora que você já fez o seu ebó, siga as orientações dadas pelo Espiritualista e aguarde pelos resultados. É muito importante evitar os itens que já mencionamos e controlar a ansiedade nesse período. Se precisar de ajuda para controlar a ansiedade, veja esse conteúdo completo sobre o assunto! 

Como fazer ebó para o amor?

Muitas pessoas procuram por ebó porque querem Ajuda Espiritual para a vida amorosa. O ebó para o amor pode ser feito através de diversos Trabalhos Espirituais, como a Amarração Amorosa, o Casamento Espiritual, a União Amorosa, o Adoçamento Amoroso, entre outros. Aqui no Espaço Recomeçar temos muitos conteúdos sobre todos esses trabalhos. 

Mas saiba que para realizar o seu ebó para o amor é essencial solicitar o trabalho para um Espiritualista de confiança e ter a certeza de que há passagem das Entidades para a realização deste ritual. Nesse caso, é preciso fazer uma Consulta Espiritual antes de qualquer coisa!

Viu só quantas curiosidades interessantes sobre ebó? Agora que você já sabe tudo sobre esse tema, continue conferindo outros conteúdos aqui no blog. E conheça também nossos perfis nas redes sociais, como o YouTube, Facebook e Instagram.

5/5 - (8 votes)
logo recomecar azul 2tgRFQ 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1