Iansã: Histórias, Oração e muito mais sobre a Orixá dos fenômenos climáticos!

Conhecida por seu poder na natureza, Iansã, Oyá ou ainda Yansã, é a Orixá que representa os fenômenos climáticos.

Com a força dos ventos, Oyá sempre está presente quando água e ventania se precipitam no céu. Ela também é sinônimo de garra, força feminina e independência. 

Iansã é o símbolo da mulher guerreira, com características que a destacam para batalhas. Por isso, é comum ouvir histórias de batalhas sobre essa Orixá, já que ela acompanha os mais fortes nas guerras. Ou seja, ela não nasceu para ser “do lar“. 

Essa Orixá quebra todos os padrões de mulher frágil e mostra o quanto as mulheres podem ser independentes e guerreiras. Há ainda inúmeras características sobre Oyá que falaremos a seguir. Continue a leitura para descobrir tudo sobre essa Orixá. 

iansã
Iansã a Orixá Guerreira

Quem é Iansã?

Iansã significa “mãe do entardecer” e é o nome dado por Xangô à Orixá que representa os fenômenos climáticos. Ela tem a força dos ventos, a garra de grandes guerreiros e é o símbolo da independência feminina.

Oyá não nasceu para cuidar da casa, por isso, ela sempre esteve presente nas grandes batalhas ao lado de outros guerreiros. Por todas essas características, a Orixá representa a força feminina e a garra das mulheres. 

Não é à toa que Iansã é representada pela figura de uma grande guerreira. Ela é o estereótipo ideal de uma mulher que muda e se arrisca sem medo, além de enfrentar seus problemas e que, de fato, não tem receio de lutar em suas batalhas diárias.

Oyá está sempre pronta para ajudar aqueles que a recorrem com bom coração. Quem recorre a essa Orixá recebe em troca muita coragem e garra para lidar com os obstáculos da vida e alcançar diversos objetivos. 

Também é importante lembrar que Iansã apaixona-se frequentemente. Sempre que se vê perdida em um novo amor, ela se entrega completamente, sendo uma companheira fiel em todos seus relacionamentos. Ela inclusive foi apaixonada por Xangô, o Orixá que é considerado a verdadeira paixão de Oyá. 

História da Orixá

Iansã possui várias histórias curiosas e interessantes, mas a que mais se destaca é quando ela conheceu Xangô. Veja a seguir um resumo dessa história tão incrível!

Iansã e Xangô

A história diz que a Orixá ajudava Ogum a forjar metais e outros objetos utilizados como ferramentas de trabalho. Algumas vezes, a Orixá também forjava armas para guerrear junto a Ogum, e assim viviam os dois apaixonados pela manipulação de armas e combate. Juntos, Oyá e Ogum tinham até mesmo adotado Logunedé, que era um filho perdido de Oxum. 

Até que um dia Xangô apareceu para visitar Ogum, que é seu irmão. No momento em que encomendava novas armas, Iansã avistou Xangô e foi amor à primeira vista. Ela abandonou Ogum e Logunedé e passou a ser uma das esposas de Xangô. 

Depois desse ocorrido, a Orixá também passou a coordenar lutas ao lado de Xangô. Ela se tornou a responsável por limpar o mundo utilizando sua força do vento. Outro marco peculiar sobre essa união é que Oyá se tornou encarregada pelo vento que anuncia a chegada de Xangô, junto aos trovões e raios. 

Lembra que Iansã se apaixonava frequentemente? Pois é, Xangô não foi seu único amor. Ela também viveu com Exu, Oxaguian, Obaluayê, Oxóssi.

 

Iansã guerreira com raios
Iansã: Orixá Guerreira dos fenômenos climáticos

Iansã no Catolicismo – Santa Bárbara

A Orixá é representada no Catolicismo por Santa Bárbara. No Catolicismo, Santa Bárbara é conhecida pelo enorme ciúmes que seu pai Dióscoro tinha. Com a intenção de resguardar a filha de todos os pretendentes que apareciam, Dióscoro trancou Santa Bárbara em uma torre. 

Na torre em que ela estava trancada, havia duas janelas. Foi então que Santa Bárbara pediu para construírem uma terceira janela e assim representar a Santíssima Trindade. Durante a cerimônia de batismo de Santa Bárbara, ela conseguiu fugir de seu pai, mas foi capturada posteriormente por um pastor que a levou ao tribunal sem nenhuma vestimenta. Foi quando o milagre aconteceu: sob a pele nua apareceu milagrosamente um manto suntuoso. 

Mesmo após o milagre, o pai de Santa Bárbara a matou e teve como castigo uma morte imediata causada por um raio logo após o assassinato de sua filha. A morte do pai através do raio é o que sincretiza Santa Bárbara em Iansã, já que a Orixá é o símbolo dos fenômenos climáticos. 

Iansã na Umbanda e Candomblé

A Orixá é cultuada na Umbanda e no Candomblé e possui várias características em relação a seu culto. Veja a seguir algumas informações interessantes sobre ela dentro dessas duas religiões!

Filhos de Iansã

Aqueles que são considerados filhos desta Orixá apresentam personalidade guerreira, comportamento livre, gostam de viajar e amam a natureza. Além disso, são extrovertidos, adoram se divertir e estar em contato com outras pessoas.

Mas, também podem ser autoritários, audaciosos e muito poderosos em algumas circunstâncias. Dessa forma, geralmente, não sabem lidar com afrontas, com rivais e podem apresentar comportamento vingativo quando contrariados ou em situações de ciúmes. 

Culto à Orixá

Iansã é celebrada no dia 4 de dezembro, sendo que seu dia da semana é quarta-feira. Em suas celebrações, é utilizado elementos nas cores vermelho e amarelo. Há ainda as oferendas à Orixá, que podem ser feitas em suas comidas preferidas: acarajé e abará. 

A saudação mais conhecida da Orixá é Eparrey Iansã, que é o mesmo que “olá” com grande admiração. A expressão também pode aparecer em alguns casos como “Eparrêi”.

Oração para Iansã

Outra forma de cultuar a Orixá é através da oração. Há inúmeras formas de orar para Oyá, sendo que cada uma delas variam de acordo com as intenções de quem recorre à Orixá. Veja a seguir um exemplo de oração que pode ser feita à Iansã!

iansã oração
Oração a Iansã

Gostou de conhecer mais sobre Iansã? Aproveite para conhecer outros Orixás aqui no blog do Espaço Recomeçar:

Você também pode receber orientações e intercessão dos Orixás através da Consulta Espiritual. Agende agora mesmo a sua consulta e descubra o melhor Trabalho Espiritual para você!

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Você está com sorte hoje
× Como posso te ajudar?
Send this to a friend