Omulu: Conheça a história, sincretismo e muito mais do Orixá da morte!

Omulu, Omolu, Obaluaiê ou Obaluaê é um Orixá bastante temido na Umbanda e no Candomblé.

Isso porque ele é responsável pelo fogo, pela terra e pela tão temida morte. Esse é um dos Orixás que mais desperta o temor dos seguidores das religiões de origem africana, mas não se engane, ele tem muitas  qualidades.

Esse Orixá é considerado o protetor dos doentes pobres, algo bastante nobre para uma Entidade que desperta tanto medo nos humanos. Ele também está associado ao poder de cura, já que ele auxilia nas enfermidades humanas proporcionando alívio da dor e do sofrimento. 

Quer conhecer um pouco mais sobre a história de Omulu e todas as suas características? Então continue a leitura até o final para descobrir tudo sobre o Orixá da morte

omulu abaixado
Omulu: Orixá da Morte

Quem é Omulu?

Omulu é um Orixá cultuado por religiões de origem africana como a Umbanda e o Candomblé. Dessa maneira, ele representa diversos elementos importantes da vida humana, como o fogo, a terra e a morte. Por todas essas características, Omulu é o Orixá mais temido pelos humanos. 

Esse Orixá possui diversas variações em seu nome, podendo ser Omolu, Obaluaê, Obaluaiê e Omulu. Essas são as variações mais comuns, mas você pode ainda encontrar outros termos para referenciar a Omulu. 

Sinônimo de temor, esse Orixá representa muito mais do que a morte, como é comumente associado. Ele é capaz de ver todos os detalhes da vida de uma pessoa, por isso, ninguém consegue esconder nada de Omulu. 

O Orixá é também uma importante figura para os doentes pobres, que são protegidos por esse Orixá. Omolu representa a cura e o fim do sofrimento, pois ele já sentiu na pele o que é sofrer com uma enfermidade, por isso sempre ajuda aqueles que estão nessa situação de dor. 

Considerando suas características, temos que Omolu possui o grande poder de destruir civilizações com epidemias e outras catástrofes que causem a morte, assim como a habilidade de curar todos os tipos de males. 

Outra peculiaridade desse Orixá é que ele nunca se apresenta sem a palha no corpo, pois seu brilho é tão intenso quanto o Sol. A figura desse Orixá é representada por um Ser que anda curvado e com expressões de sofrimento e dor intensa. 

História do Orixá

Esse importante Orixá possui diversas histórias sobre seus ensinamentos, nascimento e muito mais. Dessa forma, a história que contaremos a seguir é sobre seu nascimento e também abandono. 

Irmão de Oxumaré, Omulu é filho de Oxalá e Nanã. Assim, durante a gravidez, Nanã teve alguns desentendimentos com Oxalá e Omolu nasceu com diversas varíolas. Isso fez com que a Orixá abandonasse seu filho na beira do mar para morrer. 

Depois de algum tempo, Iemanjá encontrou Obaluaiê todo deformado por causa da doença e, porque, os caranguejos estavam comendo ele vivo. Com muita compaixão e piedade, Iemanjá adotou Obaluaiê e o ensinou a superar todos os males e a curar qualquer doença. 

Dessa forma, Omulu cresceu coberto de cicatrizes que o envergonhava, até que decidiu criar sua própria roupa de palha capaz de cobrir todo o seu corpo. Apenas seus braços e pernas ficam de fora do traje. 

Com toda essa história de vida, o Orixá cresceu tímido e retraído. Assim, todo seu questionamento do porquê foi abandonado fez com que o Orixá se tornasse alguém sério, pensativo e muito compenetrado. Isso também o tornou um pouco mal humorado. 

Quem é Omulu na Igreja Católica?

Omulu é sincretizado em duas linhas diferentes. Mas, na verdade, trata-se do mesmo Orixá!

  • Obaluaiê: sincretizado por São Roque, as características que assemelham o Orixá deste Santo é a proteção aos enfermos pobres. Dessa forma,São Roque é o padroeiro dos enfermos no Catolicismo e também é o Santo procurado pelos cirurgiões. Ao lado de Nanã, sua mãe, o Orixá é chamado de Obaluaiê, um ser de característica jovem que auxilia os mortos na transição entre o plano material e espiritual. 
  • Omulu: sincretizado por São Lázaro, o Santo protetor dos mendigos e leprosos. Nesse sincretismo, ambos passaram pelo sofrimento da enfermidade, mas nunca deixaram de ajudar os outros e a ter fé. Ao lado de Iemanjá, sua mãe adotiva, o Orixá é chamado de Omulu, que é a figura de um homem sério que rege a morte, enquanto Iemanjá traz a encarnação. 
omulu sol
Omulu e Obaluaiê sincretizados na Igreja Católica

Omulu na Umbanda e Candomblé

Primeiramente, é importante destacar que esse Orixá possui diversas características interessantes observadas nas religiões de origem africana, tais como o culto, as oferendas, as celebrações, oração e muito mais. Veja a seguir um resumo de como Omulu é visto nessas religiões através de seus filhos e culto ao Orixá!

Filhos de Omulu

As características mais marcantes dos filhos de Omulu é o aspecto depressivo, triste e a forma de vida negativa. Assim, essas pessoas geralmente possuem o semblante triste, gostam de reclamar de dores, saúde e de situações do dia a dia, e apresentam uma teimosia imensa. 

Mesmo sendo ranzinzas, essas pessoas também têm um lado carinhoso e doce. Mas não se engane, o otimismo de qualquer pessoa vai embora após uma conversa com um filho de Omulu. Essas pessoas também têm como características manchas na pele e quase sempre estão com alguma dor pelo corpo. 

Vingativos, ninguém desejaria fazer parte da lista de inimigos dos filhos desse Orixá. Então, entre tantas qualidades negativas, os filhos desse Orixá se destacam pela amizade, confiança, lealdade e o espírito trabalhador. Essas pessoas são extremamente dedicadas e trabalhadoras. 

Culto ao Orixá

Obaluyaê ou Omulu é cultuado através de celebrações e comemorações que ocorrem principalmente no dia 16 de agosto, que é o dia dedicado ao Orixá. O dia da semana que representa esse Orixá é a segunda-feira. 

Em todas as ocasiões de culto ao Orixá, são utilizadas roupas, adornos e decorações nas cores branco, vermelho e preto. Há ainda os cultos feitos através de oferendas, orações e saudações a Omulu. Dessa forma, no caso da saudação, é utilizado o termo “Atotô Obaluaê”, que significa “Silêncio para o grande Rei da Terra”. 

Gostou da história de Omulu e de suas características? Então veja outros Orixás aqui no Espaço Recomeçar

Conheça outros Orixás:

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Você está com sorte hoje
× Como posso te ajudar?
Send this to a friend