Ossaim: Quem é, Histórias e Culto do Orixá dos Milagres!

Curandeiro, milagroso e pai das plantas sagradas, assim é conhecido Ossaim nas religiões de origem africana.

Esse importante Orixá possui o dom de curar pessoas através do seu conhecimento sobre plantas milagrosas e sagradas.

Ossaim é capaz de extrair curas para todos os males através de qualquer vegetação. Defensor da saúde, esse Orixá auxilia todos aqueles que querem uma vida mais saudável. São inúmeras as características desse Orixá que o destacam entre os demais, mas as principais são suas curas naturais. 

Quer conhecer mais curiosidades, histórias e informações sobre o culto desse Orixá? Confira o artigo até o final para descobrir tudo sobre o Orixá da cura e dos milagres!

ossaim plantas desenho
Ossaim: Orixá dos milagres e das plantas

Quem é Ossaim?

Chamado de Ossain, Ossaniyn, Ossanha e Ossaim, ele é um Orixá com grande conhecimento sobre plantas e remédios naturais capazes de curar todos os tipos de doenças. Dessa forma, ele é chamado de Orixá dos milagres justamente por auxiliar pessoas na cura de doenças através da sua sabedoria empírica sobre plantas e poderes curativos. 

Além de curandeiro, Ossaim é o Orixá defensor e protetor daqueles que buscam por uma vida mais saudável. O Orixá também auxilia àqueles que recorrem a ele pedindo ajuda para ter uma vida saudável. 

Outra característica interessante sobre Ossaniyn é que ele é responsável pelo alcance de bens materiais, bem como o sucesso. Essa característica do Orixá é uma consequência do seu dom de feitiçaria. Dentre os demais Orixás, Ossaniyn é o único que conhece os poderes medicinais das plantas. Dessa forma, até os Odús o procura com a intenção de alcançar sucesso e viver com saúde. 

Sobre a personalidade de Ossaim, ele é um dos Orixás mais reservados e misteriosos que existem. Por isso, não há muitas informações sobre sua vida, nem mesmo informações sobre relacionamento com outros Orixás. 

Porém, alguns acreditam que ele já se relacionou com Yansã. Mas é unânime que Ossaim tem maior afinidade por Oxóssi. Ambos possuem gostos parecidos e parecem estar na mesma sintonia.  

História do Orixá

A maioria das histórias sobre Ossaim contam sua relação com as plantas. Entre essas histórias, a mais conhecida é como ele descobriu o nome de todas as plantas. A história diz que Ossaim já conhecia algumas plantas e suas propriedades medicinais, pois era estudioso desde muito tempo. 

Um certo dia, ao passar por Àgbàsaláààrin ayé lòrun (que é uma rocha entre o céu e a Terra), Ossaim chamou a atenção de Orunmila por descer do céu com inúmeras folhas. Ao ver o Orixá carregado de folhas Orunmila perguntou para onde ele ia. No mesmo momento, Ossain respondeu que estava procurando por folhas para fazer remédios, pois havia alguns doentes na Terra precisando de tais propriedades medicinais. 

A grande dedicação do Orixá foi o que despertou empatia em Orunmila, que por sua vez descia naquele momento com todas as espécies de plantas. Foi então que ele convidou Ossain para a nomeação dessas espécies, pois assim ele teria conhecimento sobre o nome de todas as plantas. 

Quem é Ossaim no Catolicismo?

A Umbanda e outras religiões de origem africana consideram que os Orixás são representantes de outras Divindades religiosas, como os Santos da Igreja Católica. Isso ocorre inclusive com Ossaim, que representa São Benedito no Catolicismo.

ossaim santo benedito
Ossaim é Santo Benedito no catolicismo

Esse Santo que ficou conhecido por sua proteção aos escravos e afro descendentes, veio ao mundo em uma família de escravos e viveu dessa forma por 17 anos na Itália. Mesmo depois que se tornou um cozinheiro, São Benedito não perdeu sua humildade e dava um jeito de ajudar aqueles que mais precisavam. 

Por todas essas características, Ossaim é sincretizado no Catolicismo por São Benedito. Afinal, ambos ajudavam os mais pobres e necessitados com o que eles mais precisavam, ora comida e ora plantas medicinais. 

Ossaim na Umbanda

Ossain ou Ossaniyn na Umbanda é um Orixá de grande sabedoria, pois é o único que detém as informações sobre os poderes curativos das plantas. Além disso, o Orixá é capaz de realizar feitiços incríveis que possibilitam alcançar bens materiais e obter sucesso. 

Mas essas são apenas algumas características do Orixá na Umbanda. Veja a seguir outras informações interessantes sobre Ossaim, como o culto, oração e muito mais. 

Filhos de Ossaim

Os filhos desse poderoso Orixá são muito reservados. Não gostam de julgar ninguém a primeira vista e entendem a necessidade de conhecer bem uma pessoa para compreendê-la melhor. Da mesma forma, filhos desse Orixá têm o costume de não confiar em alguém rapidamente. 

Curiosos, eles também são muito estudiosos e pesquisadores, por isso, estão sempre por de trás de descobertas e estudos aprofundados. Não são apressados e nem ansiosos, pelo contrário, levam uma vida calma e meticulosa.

São melhores trabalhando sozinhos do que em grupo, já que a interação social dos filhos de Ossaim é muito limitada. Mas isso não significa que eles não demonstram amor ou carinho, nada disso. São pessoas amorosas, porém silenciosas e isoladas.

Oração para Ossaim

Uma forma simples de cultuar esse Orixá é através da oração. Veja a seguir um exemplo de oração para Ossain!

ossaim oração
Oração a Ossaim

Culto ao Orixá

Ossaim é celebrado na Umbanda e no Candomblé no dia 5 de outubro. Já o dia da semana que representa esse importante Orixá é a quinta-feira. Assim, Nas celebrações desse Ser de Luz são utilizadas roupas, adornos e itens decorativos nas cores verde e branco. 

Assim como todos os Orixás, Ossaim também possui sua própria saudação que tem como finalidade agradecer aos Seres de Luz pelas conquistas. No caso desse Orixá, a saudação é feita da seguinte forma: Ewé Ó, que significa “Salve as folhas“.

Outra forma de cultuar esse Orixá é através das oferendas. Aliás, antes de entrar em uma floresta é sempre aconselhável deixar uma oferenda para esse Orixá, assim como para Ogum e Oxóssi, são todos protetores dos conhecimentos das florestas. 

Para as oferendas à Ossaim, são utilizados diferentes materiais que devem ser orientados por pessoas que entendem do assunto, como espiritualistas e praticantes da Umbanda ou Candomblé.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Ossaim? Aproveite para receber orientações dos Orixás através da Consulta Espiritual feita aqui no Espaço Recomeçar.

Conheça outros Orixás:

 

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Send this to a friend