Preto Velho: Tudo sobre esse Espírito de Luz da Umbanda

Conhecido por sua inteligência de vida, o Preto Velho é uma Entidade que faz parte dos Guias da Umbanda.

O termo Preto Velho, na verdade, designa a linha de trabalho que é composta por vários Espíritos de Luz.

Todas essas Entidades chamadas de Preto Velho, correspondem às pessoas que viveram na época da escravidão como escravos ou ainda aos ancestrais africanos. Por isso, a imagem desses Seres de Luz é representada por pessoas negras e velhas. 

Quer saber mais sobre essas Entidades e suas funções nos Trabalhos Espirituais? Então continue lendo até o final para descobrir tudo sobre esses Seres de Luz.

preto velho
Conheça mais o Preto Velho

Quem é Preto Velho?

São Entidades Espirituais de grande conhecimento e Iluminação que realizam trabalhos na Umbanda voltados para o aconselhamento e orientação para quem a eles recorrem. O sofrimento vivido em vidas passadas, assim como todas as experiências de vida, proporcionaram aos Pretos Velhos grande conhecimento sobre o mundo, assim como sua energia positiva para lidar com desafios e superar obstáculos. 

Quem foi Preto Velho?

A história do Preto Velho começa com a escravidão. Trazidos da África para o Brasil, os negros foram escravizados e tiveram uma vida de muito sofrimento. Na crença da Umbanda, essas pessoas sofreram tanto que após desencarnar se tornaram Espíritos Evoluídos, com grande Iluminação. 

A maioria das Entidades que atuam como Preto Velho foram escravos em vida e morreram no tronco. Já os ancestrais africanos que não tiveram essa má sorte, morreram de velhice. De qualquer forma, todos passaram por algum tipo de sofrimento, sendo no caso dos escravos as dificuldades das senzalas. Mesmo com uma vida tão sofrida, essas Entidades adoram contar histórias sobre como era no cativeiro, nas senzalas e as coisas que viveram. 

De aparência idosa e fragilizada, esses Seres não devem ser julgados, pois, possuem uma energia interior capaz de movê-los a pontos inimagináveis. É essa energia positiva que faz com que os espíritos da linha Preto Velho sejam tão procurados para abrir caminhos, pedir orientação e receber toda a sabedoria necessária para lidar com determinadas situações.

preto velho
Preto Velho: ícone

Preto Velho na Umbanda

Esses Seres de Luz são chamados por muitos nomes diferentes, sendo alguns deles: Preto, Preto Velho, Preto Veio, Preta Velha e Pretos Velhos. Independente do nome, o termo está relacionado com a linha de trabalho desempenhada por esses Espíritos de Luz.

Na Umbanda, essa linha de espíritos é responsável por cuidar da evolução dos seres, contribuindo com ensinamentos, orientações, direcionamento, entre outras formas de auxiliar na evolução dos seres terrenos. 

Também é comum associar esses Espíritos à regência de Obaluaiê, pois eles são hábeis com a utilização de ervas, fazem as melhores receitas para banhos e ainda trabalham a magia Divina ao realizar o passe. Os Pretos e Pretas Velhas são vistos pela Umbanda como seres atrelados à natureza, que além de conhecimento oferecem energia positiva para abrir caminho e encontrar a felicidade através da compreensão. 

Qual a função do Preto Velho?

A principal função desses Espíritos é contribuir para a evolução dos seres terrenos, oferecendo sabedoria, conselhos, orientação e abrindo caminhos para a felicidade. Todos os ensinamentos adquiridos por eles enquanto encarnados são usados para ensinar e orientar aqueles que precisam. 

Características e culto desse Espírito de Luz

Esses Seres são representados por pessoas idosas, de pele cor escura e com dores pelo corpo. Dessa forma, quando incorporados, eles apresentam quase sempre costas arqueadas, andar vagaroso, fala tremida e linguajar antigo e simples. Essas são as características apresentadas pelos Pretos Velhos através de uma Gira. 

Pessoas humildes é a maior definição para esses Seres. Toda essa humildade de espírito é observada pela forma de falar, orientar, compreender e auxiliar quem precisa encontrar caminhos para a felicidade. 

Mesmo os espíritos que não vivenciaram a escravidão, eles carregam consigo a calma, paciência e determinação de que haverá um amanhã. Principalmente os que viveram como escravos, essa paciência os tornaram mais fortes e determinados. 

Outro aspecto muito característico dessas Entidades é o cachimbo. O Preto Velho é sempre retratado como pessoas negras e idosas sentadas em banquinhos enquanto fumam cachimbos. 

Culto e rituais

Se comemora o dia do Preto Velho em 13 de maio, justamente no dia em que foi abolida a escravidão no Brasil. Por outro lado, já o dia da semana dedicado a esses espíritos é a segunda-feira. 

As comemorações dessas Entidades são realizadas ao som dos pontos, que são cânticos, com decoração na cor branca. As roupas e os demais itens usados nesses eventos são em tons de branco, pois é a cor que melhor representa esses Seres de Luz. 

No caso das oferendas, os Pretos Velhos gostam de café sem açúcar, arroz doce, aguardente, bolo de fubá, pipoca sem sal e canjica. As celebrações contam ainda com

Veja a seguir um exemplo de oração ao Preto Velho.

oração preto velho
Oração a Preto Velho

Nomes mais comuns dessa Entidade

Há muitos espíritos que atuam como Guias seguindo a linha de Pretos Velhos. Por isso, é comum que os nomes variem dentre os diversos terreiros que existem. Entre os nomes mais comuns já relatados estão:

  • Pai Joaquim de Aruanda: regido pela energia de Oxalá..
  • Antônio da Mata: regido pela energia de Oxóssi.
  • Pai Joaquim das Almas: regido pela energia de Obaluaê.
  • Joaquim do Congo: regido pela energia de Iansã.
  • Pai Francisco D’Angola: regido pela energia de Ogum.

O sobrenome utilizado pelos Espíritos ao se referirem ao próprio nome especificam a que linha pertencem em relação ao poder dos Orixás. Por exemplo, nomes terminados em Aruanda seguem a regência da linha de Oxalá, assim como sobrenome D’Angola, segue regência da linha de Ogum, e assim por diante. 

Gostou de conhecer a história do Preto Velho? Veja também a história de outras Entidades aqui no Espaço Recomeçar. Você também pode agendar sua Consulta Espiritual e pedir orientação a esses Seres de Luz.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes de falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Você está com sorte hoje
× Como posso te ajudar?