Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

O que fazer quando acaba o amor no casamento?

quando acaba o amor no casamento

O amor é um sentimento que precisa ser cultivado todos os dias. Em um relacionamento mais longo como o casamento, é comum que a relação caia na rotina e que o amor deixe de ser cultivado com palavras, atitudes e carinho. É nesse momento que surge a dúvida sobre o que fazer quando acaba o amor no casamento

Mas afinal de contas, o amor acaba? É isso que responderemos nos próximos tópicos. Acompanhe esse conteúdo até o final para descobrir se o amor acaba de fato e o que fazer diante dessa situação. Confira!

por que o amor acaba
Por que o amor acaba? Saiba agora!

O amor acaba?

Primeiro de tudo precisamos dizer que sim, o amor acaba! Todos podem viver diferentes formas de amar e há diversos relacionamentos que chegam ao fim depois de um certo tempo porque o amor acabou. Não há uma explicação simples para isso, há casos em que o relacionamento fica desgastado, enquanto outros o amor dura o tempo que deveria durar. Enfim, são muitas situações diferentes.

Mas há uma situação que é bastante preocupante, que é quando o casal deixa de cultivar o amor e isso vai enfraquecendo o relacionamento. Quando não há mais essa preocupação com a relação, é difícil manter o amor. 

O que fazer quando o amor acaba no casamento?

A primeira coisa a se fazer é ter certeza que o amor acabou. Já falamos aqui no Espaço Recomeçar que é comum ter dúvidas no relacionamento. É normal que você tenha dúvidas se ainda ama ele ou ela, principalmente se a sua relação já passa de alguns anos. Portanto, você precisa identificar se o amor acabou de verdade ou se a relação apenas se desgastou. 

Em todo caso, você tem apenas duas saídas para isso: separar ou recuperar a relação. Essa é uma decisão que deve ser feita por você e por seu parceiro ou parceira. Mas é importante pensar bastante a respeito disso, ok? Ainda assim, trouxemos algumas orientações sobre o que fazer em cada uma dessas duas situações, confira!

Separar

Caso você tenha observado que não ama mais essa pessoa que está ao seu lado e que ambos estão vivendo o casamento apenas por hábito, sem nenhum sentimento, veja essas 6 dicas sobre o que fazer:

  1. Enfrente essa situação e tenha em mente que nem tudo é para sempre.
  2. Seja sincero com você e com seu parceiro ou parceira expondo o que você está sentindo.
  3. Saia da zona de conforto, não tenha medo de se separar porque essa é uma grande mudança.
  4. Dê o primeiro passo, não faz mais sentido estarem juntos se não há mais amor envolvido.
  5. Deixe que o tempo irá cicatrizar todas as feridas, então seja paciente.
  6. Desenvolva a sua inteligência emocional para lidar melhor com essa situação.

Se você precisar de mais dicas para lidar com essa situação, veja esses conteúdos que já publicamos:

Recuperar a relação

Agora, se você optou por recuperar o seu relacionamento e acredita que ainda pode ser feliz no amor com essa pessoa, veja essas dicas de como recuperar o seu casamento e voltar a amar seu companheiro ou companheira:

  1. Resgate lembranças prazerosas do início do relacionamento e tente reviver essas memórias com seu parceiro ou parceira.
  2. Não meça esforços para salvar o seu relacionamento, portanto, seja paciente e persistente.
  3. Deixe o egoísmo de lado para recuperar a sua relação de forma saudável.
  4. Tenha a atitude de dar o primeiro passo para salvar o seu casamento, não fique esperando que o outro faça algo.
  5. Saiba ceder quando for necessário para evitar brigas desnecessárias e discussões que desgastam a relação.
  6. Perdoe os erros e ofensas do passado para finalmente seguir com uma relação mais amorosa e feliz.

Aqui no Espaço Recomeçar temos várias dicas de artigos sobre como recuperar um casamento, confira alguns:

Por que o amor acaba?

Agora que você já sabe que o amor pode acabar e que relacionamentos chegam ao fim, é importante compreender o que pode levar ao fim desse sentimento. 

Há diversas situações que podem contribuir para que esse sentimento acabe. Veja coisas que acabam com o amor em um relacionamento!

Mentiras

Contar mentiras ou descobrir mentiras em um relacionamento é algo muito ruim. Isso leva à desconfiança e faz com que o amor fique enfraquecido. 

Traição

Assim como as mentiras, a traição faz com que a relação fique completamente abalada. É algo que pode acabar de vez com o amor em um casamento. 

Falta de atenção

Não é só as mentiras e a traição que acabam com o amor. A falta de atenção e dedicação um ao outro é também uma das coisas que destroem uma relação amorosa. 

Reclamações constantes

Ter alguém ao seu lado que reclama de tudo o tempo todo é algo muito desgastante. Por isso, muitas pessoas citam as reclamações constantes como um dos fatores que acabam com o amor. 

Ciúme em excesso

Já falamos aqui no Espaço Recomeçar sobre a desconfiança no relacionamento. Ter ciúmes em excesso também é prejudicial para o amor, principalmente quando esse ciúmes acontece sem motivo. 

Falta de carinho

O casal que deixa de ser carinhoso, que não se dedica ao outro e que não se importa mais com carícias, beijos e abraços, está fadado ao término. A falta de carinho também acaba com o amor

Rotina

A rotina é um dos vilões de um relacionamento, sendo responsável por tornar as coisas tão monótonas, sem graça e comuns. Não sair da rotina no relacionamento pode fazer com que o amor acabe.

Como voltar a amar?

Como já mencionado neste artigo, é possível voltar a amar a pessoa que está ao nosso lado, assim como você pode recuperar o seu relacionamento. Nesse caso, você precisará ser persistente, encarar essa realidade de frente e dar o primeiro passo.

Você pode voltar a amar seu parceiro ou parceira com a ajuda da Espiritualidade. Aqui no Espaço Recomeçar você pode realizar um Trabalho Espiritual para o amor, como a Amarração Amorosa

Agende sua Consulta Espiritual para saber se esse ou outro trabalho é indicado para você e seja feliz no amor novamente.

Se essas dicas foram úteis para você, deixe seu comentário e aproveite para conhecer nosso Facebook e Instagram

5/5 - (29 votes)

Compartilhe:

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de novos posts

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!