Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Sequestros mentais: Entenda o que são eles!

sequestros mentais

Você provavelmente já passou por alguma situação em sua vida em que teve uma reação exagerada ou que foi tomado por uma emoção que fugiu do seu controle. Chamado de sequestros mentais, esses episódios mostram que manter o equilíbrio mental é algo muito difícil e que qualquer pessoa pode ter desequilíbrios.

A verdade é que viver ponderando todas as decisões, comportamentos e pensamentos para que não tenhamos arrependimentos nem sempre é possível e chega a ser quase que imaginário. Mas é importante compreender que muitas das situações que nos fogem do controle ocorrem por que nossa mente não está no momento presente, mas sim em devaneios do passado ou em ansiedades sobre o futuro.

Dito tudo isso, é fundamental entender mais sobre o que são os sequestros mentais para viver em equilíbrio sempre que possível. Por isso, neste artigo nós explicaremos tudo sobre esses eventos que podem ocorrer com qualquer pessoa e como eles podem interferir nos relacionamentos. Confira!

o que são sequestros mentais
Saiba o que são sequestros mentais e como fugir deles!

O que são sequestros mentais?

Sequestros mentais, sequestros emocionais ou sequestros da amígdala, são episódios de completa irracionalidade, onde podemos perder até mesmo a lucidez. É aquele momento que nos deixamos tomar pelas emoções e isso influencia em nossos pensamentos. Nesses episódios, ficamos mais suscetíveis a agir de forma agressiva, a sermos prudentes, a dizer coisas grosseiras e a fazer coisas irracionais. 

Geralmente, os sequestros mentais ocorrem rapidamente, em frações de segundos, e logo a pessoa percebe todas as coisas ruins que fez ou que disse nesse momento de irracionalidade.

Esse é um conceito criado pelo psicólogo e jornalista científico do The New York Times, Daniel Goleman, que visa descrever o processo em que perdemos a racionalidade por um curto período e somos tomados pelas emoções. Esse mesmo conceito foi identificado pela primeira vez em 1993 pelo neurocientista Joseph E. LeDoux, que na época chamou esse evento de sequestro neural. 

Em todo caso, a definição dada pelos estudiosos é de que o sequestro mental é um evento onde a pessoa pode ter comportamentos inapropriados, sendo que o indivíduo poderá se arrepender posteriormente ao recuperar o pensamento racional. 

Limpeza Espiritual para que serve? Saiba agora!

Como o sequestro mental interfere nas relações amorosas?

Em um relacionamento amoroso compartilhamos tudo, inclusive nosso estado emocional e mental. Querendo ou não, quando a pessoa está tendo um evento de sequestro mental é comum que isso interfira em seu relacionamento de forma negativa. Afinal de contas, é nesse breve período que a pessoa pode dizer coisas ruins, fazer coisas que irá se arrepender depois e se tornar mais agressiva. 

Durante esses episódios, a pessoa simplesmente se desliga de seu pensamento racional e lógico. Geralmente ela fica presa mentalmente em problemas do passado ou é tomada pela ansiedade de algo que irá acontecer no futuro. Sendo assim, ela deixa de viver o momento presente de forma integral.

Portanto, em frações de segundos a pessoa pode perder a racionalidade e dizer coisas que não deveria para o seu parceiro ou parceira. Ou então pode ficar em devaneios sem dar a atenção que o outro precisa de verdade, pois está em um processo de sequestro mental. 

Como lidar com esses episódios?

Se eles ocorrem com frequência em sua rotina é porque alguma área da sua vida merece uma atenção especial. Às vezes você está passando por muito estresse, tem uma rotina muito agitada, passou por alguma situação que te marcou de forma negativa, está com problemas que precisam ser resolvidos, está passando por um momento de ansiedade, entre outras hipóteses.

O mais importante é que você investigue o que pode estar gerando esse comportamento cada vez mais frequente. Você pode inclusive procurar por ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para entender melhor o que está acontecendo com você. 

Como manter um relacionamento saudável? Veja 13 dicas!

Em todo caso, trouxemos algumas dicas que poderão te ajudar a ter mais lucidez e a fugir desses eventos de sequestros mentais que podem interferir no seu relacionamento. Confira quais são elas!

1. Fuja dos gatilhos que geram esses episódios

Cada pessoa possui um gatilho diferente para que ocorra esse breve momento de sequestro mental. Por isso, identifique quais são os seus gatilhos para então evitá-los. Os gatilhos mais comuns são a falta de respeito, traição, medo ou raiva, agressão física ou verbal e a injustiça. Tudo isso pode fazer com que você perca a racionalidade e se deixe levar pelas emoções. Então tenha cautela ao se deparar com esses gatilhos em seu dia a dia.

2. Entenda quando um comportamento é desproporcional

Você também pode aprender a identificar quando um comportamento é desproporcional à realidade que você está vivendo. Por exemplo, se o seu parceiro ou parceira faz uma crítica para você e a sua reação é ter um surto de raiva porque acredita que ele ou ela não reconhece os seus esforços, podemos notar que esse não é um comportamento proporcional. 

Mas sabemos que é muito mais difícil identificar esses comportamentos quando estamos em uma situação de sequestro mental. Por isso, pratique constantemente a análise de comportamento para entender melhor a proporcionalidade de cada reação diante de uma situação.

3. Aprenda sobre inteligência emocional

Algo muito importante para o convívio social é o desenvolvimento da inteligência emocional. É ela que permite conviver em sociedade com mais harmonia, respeito e controle das emoções. Portanto, se você quer evitar os temidos sequestros mentais, que podem destruir seu relacionamento e afastar as pessoas que você ama, então aprenda sobre inteligência emocional e coloque em prática esses ensinamentos.

4. Tenha sempre uma válvula de escape

Por fim, é muito importante que você tenha uma válvula de escape para não fazer ou dizer coisas que você irá se arrepender em um momento de sequestro mental. Ou seja, quando você identificar que está propenso a ter um comportamento desproporcional, saia para caminhar, se afaste para não brigar, isole-se até toda a emoção passar ou faça qualquer coisa que permita escapar desse episódio de pico emocional. A ideia é se acalmar para que você volte a racionalizar.

E para encerrar, não poderíamos deixar de lembrar que os episódios de sequestros mentais também podem ser influenciados por energias negativas, espíritos obsessores e até a presença de pessoas maldosas em sua vida. Por isso, é importante também se blindar através da Limpeza Espiritual e com a ajuda de um Espiritualista confiável como Maicon Paiva

Faça agora uma Consulta Espiritual para descobrir se existe uma influência espiritual afetando a sua racionalidade e aumentando os episódios de sequestro mental em seu dia a dia. E descubra também como blindar sua vida contra essas influências.

Se gostou deste conteúdo, deixe seu comentário aqui embaixo. Conheça também nosso perfil no Facebook e no Instagram.

5/5 - (15 votes)

Compartilhe:

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de novos posts

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!