Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Significado da Lua e de suas 4 fases em uma visão Espiritual

O significado da lua varia de acordo com cada cultura, mas é tido como universal que a lua representa a feminilidade, fertilidade, renovação e periodicidade. Isso porque o satélite natural da Terra está sempre em movimento e em um ciclo crescente nas quatro fases da lua que são visíveis na Terra, sendo elas: Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante. 

Significado da lua e suas fases
Conheça mais sobre a influência e o significado da lua e de suas fases na sua vida

Mas você sabia que há uma grande influência das fases da lua na vida terrestre? Além disso, que há diferentes significados da lua na Espiritualidade, mapa astral e na Astrologia? Então veja neste artigo o significado das fases da lua, o que é lua de sangue, Superlua e muitas outras curiosidades sobre esse satélite. 

Significado das fases da Lua: Nova, Crescente, Cheia e Minguante

A lua é um satélite natural que gira em torno da Terra, por isso, vemos apenas uma de suas faces ao longo de todo o ciclo lunar. Essa rotação leva em torno de 29,5 dias, sendo que neste período vemos as 4 fases principais que podem ainda ser divididas ao todo em 8. As 4 fases principais ocorrem dentro de 7,4 dias, aproximadamente, sendo que cada uma delas possui um significado espiritual associado a diferentes crenças, fé e até mesmo podem ser explicadas pela ciência. 

Sendo assim, veja a seguir o que significa cada uma das fases da lua.

Qual é o significado da Lua Nova?

Como o próprio nome da fase já diz, a Lua Nova representa o recomeço. É a partir desta fase que o ciclo da lua se inicia e sua influência na vida terrena dá início a diversos ciclos. 

Na Espiritualidade, o significado da Lua Nova é de recomeço e início de um novo ciclo. Portanto, é o momento de renovação das energias, iniciar projetos e desapegar de coisas que não permitem o crescimento. 

Qual é o significado da Lua Crescente?

A Lua Crescente é dividida em três fases, sendo que cada uma delas representa a continuidade dos projetos iniciados na Lua Nova. Portanto, o significado da Lua Crescente é de projeção, ação e reavaliação. 

As fases são: Lua Crescente, que é quando apenas um pequeno pedaço da lua fica iluminada pelo Sol, Lua Quarto Crescente, que é quando metade da lua é preenchida dentro de um ciclo, e Lua Gibosa, que é quando a lua já está próxima de se tornar Lua Cheia. 

Na Espiritualidade, as três fases indicam que é o momento de solidificar as bases e aproveitar as energias para tornar reais todos os projetos iniciados. 

Qual é o significado da Lua Cheia?

O principal significado da Lua Cheia é reconhecer. Essa fase tem como característica o ápice da luminosidade e tamanho, quando olhados a lua aqui da Terra. Por isso, ela representa a colheita e a fertilidade. 

Na Espiritualidade, esse é o momento para reconhecer todos os esforços para chegar até agora. Portanto, é o momento para observar os resultados obtidos a partir de todo o planejamento. 

Qual é o significado da Lua Minguante?

A Lua Minguante também é dividida em três fases, sendo elas: Gibosa, Quarto Minguante e Minguante. O significado da Lua Minguante é de agradecimento, liberdade e relaxamento. Afinal, todo ciclo tem um começo, meio e fim e esse é o último estágio do ciclo lunar. 

Na fase Minguante Gibosa, a lua começa a ficar menos iluminada. Na Quarto Minguante, metade da lua já está sem a luz do Sol e na Lua Minguante, menos da metade da lua está iluminada. 

Esse último estágio do ciclo lunar representa para a Espiritualidade o momento de agradecer, aproveitar as energias libertadoras, colocar um ponto final em tudo que está atrapalhando nossos projetos e aguardar pelo recomeço.

A relação entre a mulher e a lua 

As mulheres, assim como a lua, são cíclicas, femininas e doadoras de vida. Por isso, é tão única essa relação entre a mulher e a lua. Em inúmeras culturas a lua é representada pelo feminino e sua influência nas mulheres vai além das crenças. 

O ciclo menstrual das mulheres, por exemplo, recebe a influência das energias lunares, assim como está conectado às quatro estações. Em culturas mais antigas, a menstruação não era visto como algo que deveria ser escondido. Pelo contrário, era tratado como algo sagrado e que marcava a periodicidade do ciclo. 

Atualmente, a maioria das mulheres não se preocupa com as influências lunares no ciclo menstrual, o que é prejudicial para seu próprio bem-estar e não possibilita aproveitar todo o potencial que as fases lunares podem oferecer para o ciclo feminino.

Mais sobre a Lua e a Mulher

Outra peculiaridade do passado era que os ciclos menstruais ocorriam ao mesmo tempo do ciclo lunar. Isso significa que a menstruação se iniciava na lua nova e todo o ciclo menstrual acontecia dentro de 28 a 29,5 dias, que é aproximadamente o tempo que a lua leva para completar todo seu ciclo. 

Sendo assim, a ovulação que é o ápice da fertilidade feminina, acontecia em conjunto à lua cheia, que é o ápice de toda a ação gerada ao longo do ciclo lunar. Não é difícil perceber o quanto a mulher e a lua estão ligadas em uma relação bastante única.

Contudo, hoje em dia essa relação tem se distanciado devido a utilização frequente de luzes artificiais que impedem a absorção da luz natural da lua. Essa luz filtrada e oferecida pelo satélite natural, é o que faz com que o ritmo biológico feminino ocorra regularmente. 

Significado da lua na Astrologia

A lua tem um papel muito importante para a Astrologia, pois é considerada o segundo astro mais importante após o Sol. O significado da lua na Astrologia está relacionado aos instintos humanos, hábitos, estado de espírito, reações à cada situação, raízes psíquicas, sonhos, passado e até mesmo às memórias. 

A influência da lua no mapa astral determina a capacidade que cada pessoa possui para reagir e lidar com as diferentes emoções. Portanto, a lua exerce o grande poder de injetar emoções, energia protetora, afetividade e cuidado à personalidade de uma pessoa. Sendo assim, o significado da lua no mapa astral está diretamente relacionado ao significado da lua na Astrologia.

Por isso, é importante saber que a posição dos signos do Zodíaco em relação à lua pode dizer muito sobre as reações de uma pessoa em diferentes situações. Logo, a lua no mapa astral indica o que faz cada pessoa feliz, assim como o que as deixam infelizes. 

Influência das fases da lua na Terra

Sabia que há inúmeras influências das fases da lua na Terra? E muitas delas são explicadas até mesmo pela ciência. As marés, por exemplo, ficam altas ou baixas dependendo da força gravitacional exercida pela lua nas massas de água dos oceanos. 

Outra influência bastante notória da lua na Terra ocorre na agricultura. A lua influencia muito no ciclo das plantas, que também seguem o ritmo lunar de plantação, crescimento, colheita e renovação. 

Tudo isso porque a força gravitacional tem o poder de movimentar líquidos presentes em nosso planeta. Logo, plantas, animais, vegetais e até mesmo o corpo humano, são afetados pelo ciclo lunar. Afinal, somos constituídos em 70% de água e já existem estudos que relatam mudanças no líquido linfático e no fluxo sanguíneo de acordo com as fases lunares. 

Saber as influências das fases da Lua ajuda na tomada de decisões

Além dessas influências que são notórias, não podemos deixar de lembrar sobre a influência da lua nas emoções humanas, na Espiritualidade, Astrologia, no ciclo feminino e em tantas outras áreas da vida.

Portanto, saber exatamente essas influências podem auxiliar na tomada de decisões, no início de projetos, na aquisição de um negócio, na fertilidade, prosperidade e em tantas outras coisas. 

Sendo assim, é sempre válido realizar uma Consulta Espiritual para saber o momento certo de tomar uma decisão importante ou para obter autoconhecimento sobre a influência da lua em sua vida. Agende sua Consulta Espiritual aqui no Espaço Recomeçar e saiba como a lua pode estar influenciando na sua vida.

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Send this to a friend