Como se livrar da codependência conjugal no casamento?

Você sabe o que é e como se livrar da codependência conjugal no casamento? A codependência conjugal no casamento é um padrão de relacionamento em que um dos cônjuges se torna excessivamente dependente do outro para suprir suas necessidades emocionais, psicológicas e materiais. 

Esse tipo de dependência pode prejudicar a saúde, a autonomia e a felicidade dos envolvidos, além de gerar conflitos, ressentimentos e frustrações. Neste artigo, vamos explicar o que é a codependência conjugal, como identificá-la e como se livrar dela.

Saiba também que Maicon Paiva, nosso Espiritualista, pode te ajudar a encontrar o equilíbrio e a felicidade no seu casamento. Veja mais detalhes a seguir! 

quais os comportamentos de um codependente
Saiba quais os comportamentos de um codependente!

O que é codependência conjugal no casamento?

A codependência conjugal no casamento é uma forma de dependência emocional que se caracteriza por uma relação desequilibrada, em que um dos cônjuges assume o papel de cuidador, protetor ou salvador do outro, que por sua vez assume o papel de vítima, necessitado ou incapaz. 

O codependente se sente responsável pelo bem-estar, pela felicidade e pelo sucesso do outro, e se sacrifica para atender às suas demandas, muitas vezes negligenciando as suas próprias necessidades.

O dependente, por sua vez, se sente incapaz de lidar com os seus problemas, e espera que o outro resolva tudo por ele, muitas vezes, o manipulando ou o chantageando emocionalmente. Ambos têm medo de perder o outro, e se apegam de forma doentia, criando uma relação de dependência mútua.

Se você vive uma codependência em seu casamento, busque ajuda o quanto antes, pois isso pode ter diversos impactos negativos no seu relacionamento e na saúde emocional de ambos. 

No Espaço Recomeçar, você pode realizar Trabalhos Espirituais que vão trazer harmonia, felicidade, paz de espírito e equilíbrio para seu casamento. Esses Trabalhos também são capazes de proporcionar a melhora da autoestima, da confiança e da segurança em relação ao outro e ao relacionamento. 

Agende a sua Consulta Espiritual pelo nosso WhatsApp e descubra qual é o Trabalho Espiritual mais indicado para te ajudar nessa situação. 

Meu casamento é codependente conjugal?

Para saber se o seu casamento é codependente conjugal, é preciso observar os sinais que indicam esse tipo de relacionamento. Confira a seguir alguns sinais que indicam isso:

  1. Você se sente culpado ou ansioso quando não consegue satisfazer as expectativas ou as necessidades do seu cônjuge;
  2. Você deixa de lado os seus interesses, os seus projetos e os seus valores para se adaptar aos do seu cônjuge;
  3. Você tem dificuldade de expressar os seus sentimentos, as suas opiniões e os seus desejos, com medo de desagradar, de magoar ou de perder o seu cônjuge;
  4. Você se isola dos seus amigos, da sua família e das suas atividades sociais, para se dedicar exclusivamente ao seu cônjuge;
  5. Você tolera comportamentos abusivos, agressivos ou desrespeitosos do seu cônjuge, e justifica ou minimiza esses atos, achando que é culpa sua ou que ele vai mudar.

Esses são 5 sinais que mostram que você é codependente conjugal em seu casamento. Por isso, se você se identificou com essas situações, busque ajuda e cuide do seu relacionamento. 

Só assim você poderá viver uma vida feliz, em harmonia e equilíbrio com quem você ama, sem medos, inseguranças, desconfianças e outros problemas causados pela dependência emocional.

Como lidar com um marido individualista? Confira!

Quais os comportamentos de um codependente?

Um codependente apresenta alguns comportamentos que revelam a sua dependência emocional e a sua falta de autoestima. Por isso, se você desconfia de que você e seu cônjuge estão sendo codependentes um do outro, observe esses comportamentos de um codependente:

  1. Se preocupa excessivamente com o que os outros pensam ou sentem sobre ele, e busca constantemente a aprovação, o reconhecimento e o elogio dos outros;
  2. Tem dificuldade de dizer não, de impor limites e de defender os seus direitos, e se submete às vontades, às exigências e às críticas dos outros;
  3. Se sente inferior, inseguro e incapaz, e se compara negativamente com os outros;
  4. Se culpa por tudo o que dá errado, e se responsabiliza pelos problemas dos outros;
  5. Tem medo de ficar sozinho, de ser abandonado ou rejeitado, e se agarra aos relacionamentos, mesmo que sejam insatisfatórios ou prejudiciais.

Lembre-se, a codependência emocional resulta em vários problemas para o relacionamento e para os dois, que podem desenvolver problemas emocionais em decorrência desse problema. Por isso, não subestime esse problema, busque ajuda.

Como acabar com a chantagem emocional da esposa?

Como se livrar da codependência conjugal?

Para se livrar da codependência conjugal, é preciso romper o ciclo de dependência emocional e buscar um equilíbrio entre o cuidado com o outro e o cuidado consigo mesmo. Veja algumas dicas do Espaço Recomeçar:

  1. Reconheça que você tem um problema de codependência, e que isso está afetando a sua vida e o seu casamento;
  2. Busque ajuda profissional para entender as causas e as consequências da sua codependência;
  3. Fortaleça a sua autoestima, valorizando as suas qualidades, os seus talentos e as suas conquistas;
  4. Aprenda a se comunicar de forma assertiva, expressando os seus sentimentos, as suas opiniões e os seus desejos;
  5. Estabeleça limites saudáveis, dizendo não quando necessário, e respeitando o seu espaço;
  6. Resgate a sua individualidade, retomando os seus interesses, os seus projetos e os seus sonhos;
  7. Amplie o seu círculo social, cultivando amizades, participando de grupos, de atividades e de eventos que lhe proporcionem prazer, diversão e aprendizado;
  8. Cuide da sua saúde física, mental e emocional, praticando exercícios, alimentando-se bem, dormindo bem, relaxando, meditando, e fazendo coisas que te fazem bem;
  9. Respeite o seu cônjuge, o reconhecendo como uma pessoa diferente de você, com seus próprios sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  10. Invista na qualidade do seu casamento, buscando um diálogo aberto, uma intimidade afetiva e sexual e uma parceria de igualdade.

A codependência conjugal no casamento pode ser superada com a ajuda de profissionais, de familiares, de amigos e do próprio cônjuge, mas principalmente com a sua vontade de mudar e de se libertar desse padrão de relacionamento. 

Portanto, busque ajuda agora mesmo para seu relacionamento. Entre em contato com o Espaço Recomeçar e faça sua Consulta Espiritual com nosso Espiritualista.

Veja mais conteúdos como esse em nosso blog. Acompanhe nossos vídeos no YouTube, ouça nosso podcast, siga nosso Instagram e curta nosso Facebook.

Deixe o seu Voto
logo recomecar azul 2tgRFQ 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1