Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Espiritualista: tudo sobre o que é ser um

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
espiritualista orando

Sabia que espiritualista não é o mesmo que espírita? Ou ainda que espiritualismo é diferente de Espiritismo?

Muitas pessoas se confundem com esses termos, mas há uma grande diferença sobre o que é ser um espiritualista e um espírita

Entenda neste artigo a diferença entre esses termos utilizados para se referir ao mundo espiritual, assim como outras características importantes de quem é Espiritualista!

espiritualista-3451045-3592827
Espiritualista e o imaterial

O que é ser um espiritualista?

Antes de definir o que é um espiritualista, é importante dizer que há duas forças capazes de definir a humanidade, sendo elas: o espiritualismo e o materialismo. Seguindo este conceito, religiões que abordam questões espirituais, ou seja, que vão além da matéria, podem ser consideradas espiritualistas. 

Filosofias, doutrinas, sistemas de pensamento e qualquer coisa que não seja atrelada à matéria, tem sua definição dada na espiritualidade. Por espiritualidade temos a definição do que é místico ou espiritual. Com isso, muitas coisas podem ser consideradas espiritualistas. 

O exemplo mais comum são os espíritas, que acreditam no Espiritismo, uma religião difundida no mundo inteiro. Mas esse não é o único exemplo, católicos, protestantes, umbandistas, hinduístas, budistas, entre tantos outros religiosos, são considerados espiritualistas por acreditar em conceitos que vão além do material. 

Sendo assim, a pergunta “o que é ser um espiritualista?” é respondida facilmente da seguinte forma: é acreditar em algo imaterial, que não pode ser visto ou definido no plano material, por isso, é determinado apenas no plano espiritual. 

Por definição, podemos incluir também profissionais que trabalham com conceitos do espiritualismo para ajudar outras pessoas, como é o caso dos médiuns, dos líderes religiosos e de pessoas que conhecem a fundo algum conhecimento espiritualista. 

O maior exemplo desse tipo de profissional é Maicon Paiva, nosso Espiritualista, responsável pelos Trabalhos Espirituais e fundador do Espaço Recomeçar

Diferença entre espírita e espiritualista

Há uma confusão muito grande sobre o que é ser um espiritualista e espírita, já que ambos os termos são muito parecidos. Além disso, os conceitos abordados em ambos os casos são semelhantes, e isso contribui ainda mais para a confusão dos termos. 

Mas de forma simples, um espírita é uma pessoa que segue uma religião chamada de Espiritismo. Já o espiritualista, é uma pessoa que acredita e se dedica a coisas que não são materiais, e isso inclui: Espíritos, Santos, Deus, Orixás, Deuses, entre outras Divindades. Podemos ainda incluir aqueles que acreditam em influências astrais, espirituais, oráculos, ou qualquer coisa que não seja material. 

espiritualista orando
Há diferenças entre espiritualistas e espíritas

Espiritismo e espiritualismo

Se um espírita é diferente de alguém que é espiritualista, logo o Espiritismo não é a mesma coisa que espiritualismo. O fato é que o Espiritismo é uma religião que busca estudar os espíritos. A origem do Espiritismo é bastante conhecida, já que essa religião foi criada a partir dos estudos realizados por Alan Kardec. 

No caso do espiritualismo, sua origem é distinta, pois, muitas religiões, crenças e cultos existem há muitos séculos. Aliás, o fato de pessoas acreditarem em coisas imateriais em épocas mais antigas já demonstra que o espiritualismo é algo de muito tempo. 

Lembrando que Espiritismo é uma religião e espiritualismo é o conceito atribuído a tudo que é da força espiritual, ou seja, imaterial. 

Também é comum que as pessoas utilizem o termo “doutrinas” para se referir tanto ao Espiritismo quanto às crenças, atividades e conceitos do espiritualismo. O mais correto é utilizar doutrina quando se trata do Espiritismo, já o espiritualismo não segue uma única religião ou crença, por isso não há necessariamente uma doutrina única, visto que ele é um coletivo de várias crenças diferentes que possuem suas próprias doutrinas.

Em que religião o espiritualista acredita?

Há inúmeras religiões consideradas espiritualistas, além de crenças que nem mesmo são chamadas de religiões. Por isso, definir uma única religião atrelada ao espiritualista é errado, visto que cada pessoa individualmente escolhe no que acreditar dentro do movimento religioso de espiritualistas. Veja a seguir alguns exemplos de crenças e religiões:

  • Cristianismo (Catolicismo Romano, Ortodoxa Oriental e Protestantismo): religião monoteísta que acredita em vida após a morte e alma.
  • Espiritismo: religião monoteísta que acredita em vida após a morte, reencarnação, alma e espíritos.
  • Umbanda: religião monoteísta que acredita em vida após a morte, reencarnação, alma, espíritos e outras divindades.
  • Candomblé: religião monoteísta que acredita em vida após a morte, reencarnação, alma, espíritos e outras divindades.
  • Budismo: religião não teísta que acredita em vida após a morte, reencarnação e no mundo espiritual.
  • Hinduísmo: tradição religiosa que diverge entre suas vertentes, podendo ser monoteísta, politeísta, panenteísta, panteísta, ateia e até henoteísta. 
  • Judaísmo: filosofia, estilo de vida e religião dos Judeus, acredita em vida após a morte e alma. 
  • Taoismo: filosofia que acredita na manipulação da energia vital.
  • Tantra: filosofia e estilo de vida adotado por aqueles que negam a realidade para deixar a energia do universo fluir. 
  • Cartomancia: método utilizado para adivinhações que usa um baralho e a orientação espiritual.
  • Buziomancia: método utilizado para orientações que usa búzios e a comunicação espiritual.
  • Quiromancia: método utilizado para adivinhações que utiliza as mãos e complexo conhecimentos. 

Esses são apenas alguns exemplos das religiões e crenças que um espiritualista pode ter. 

Conheça o espiritualista Maicon Paiva!

Lembra que no início mencionamos que alguns profissionais exercem determinada atividade e são considerados espiritualistas por isso? Esse é o caso do Maicon Paiva, o fundador e também Espiritualista do Espaço Recomeçar

Nesse caso, o termo tem relação com o seu método de trabalho, que visa a comunicação com Entidades, Espíritos e Seres de Luz, e também com sua própria crença e estudos. 

Gostou de saber sobre o que é ser um espiritualista? Então agende agora mesmo sua Consulta Espiritual com o Espiritualista Maicon Paiva para realizar trabalhos como a Limpeza Espiritual, Amarração Amorosa e descobrir se há algum trabalho agindo contra você. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!