Espiritualista: tudo sobre o que é ser um

Sabia que espiritualista não é o mesmo que espírita? Ou ainda que espiritualismo é diferente de Espiritismo?

Muitas pessoas se confundem com esses termos, mas há uma grande diferença sobre o que é ser um espiritualista e um espírita

Entenda neste artigo a diferença entre esses termos utilizados para se referir ao mundo espiritual, assim como outras características importantes de quem é Espiritualista!

espiritualista vela acesa em mãos
Espiritualista e o imaterial

O que é ser um espiritualista?

Antes de definir o que é um espiritualista, é importante dizer que há duas forças capazes de definir a humanidade, sendo elas: o espiritualismo e o materialismo. Seguindo este conceito, religiões que abordam questões espirituais, ou seja, que vão além da matéria, podem ser consideradas espiritualistas. 

Filosofias, doutrinas, sistemas de pensamento e qualquer coisa que não seja atrelada à matéria, tem sua definição dada na espiritualidade. Por espiritualidade temos a definição do que é místico ou espiritual. Com isso, muitas coisas podem ser consideradas espiritualistas. 

O exemplo mais comum são os espíritas, que acreditam no Espiritismo, uma religião difundida no mundo inteiro. Mas esse não é o único exemplo, católicos, protestantes, umbandistas, hinduístas, budistas, entre tantos outros religiosos, são considerados espiritualistas por acreditar em conceitos que vão além do material. 

Sendo assim, a pergunta “o que é ser um espiritualista?” é respondida facilmente da seguinte forma: é acreditar em algo imaterial, que não pode ser visto ou definido no plano material, por isso, é determinado apenas no plano espiritual. 

Por definição, podemos incluir também profissionais que trabalham com conceitos do espiritualismo para ajudar outras pessoas, como é o caso dos médiuns, dos líderes religiosos e de pessoas que conhecem a fundo algum conhecimento espiritualista. 

O maior exemplo desse tipo de profissional é Maicon Paiva, nosso Espiritualista, responsável pelos Trabalhos Espirituais e fundador do Espaço Recomeçar

Diferença entre espírita e espiritualista

Há uma confusão muito grande sobre o que é ser um espiritualista e espírita, já que ambos os termos são muito parecidos. Além disso, os conceitos abordados em ambos os casos são semelhantes, e isso contribui ainda mais para a confusão dos termos. 

Mas de forma simples, um espírita é uma pessoa que segue uma religião chamada de Espiritismo. Já o espiritualista, é uma pessoa que acredita e se dedica a coisas que não são materiais, e isso inclui: Espíritos, Santos, Deus, Orixás, Deuses, entre outras Divindades. Podemos ainda incluir aqueles que acreditam em influências astrais, espirituais, oráculos, ou qualquer coisa que não seja material. 

espiritualista orando
Há diferenças entre espiritualistas e espíritas

Espiritismo e espiritualismo

Se um espírita é diferente de alguém que é espiritualista, logo o Espiritismo não é a mesma coisa que espiritualismo. O fato é que o Espiritismo é uma religião que busca estudar os espíritos. A origem do Espiritismo é bastante conhecida, já que essa religião foi criada a partir dos estudos realizados por Alan Kardec. 

No caso do espiritualismo, sua origem é distinta, pois, muitas religiões, crenças e cultos existem há muitos séculos. Aliás, o fato de pessoas acreditarem em coisas imateriais em épocas mais antigas já demonstra que o espiritualismo é algo de muito tempo. 

Lembrando que Espiritismo é uma religião e espiritualismo é o conceito atribuído a tudo que é da força espiritual, ou seja, imaterial. 

Também é comum que as pessoas utilizem o termo “doutrinas” para se referir tanto ao Espiritismo quanto às crenças, atividades e conceitos do espiritualismo. O mais correto é utilizar doutrina quando se trata do Espiritismo, já o espiritualismo não segue uma única religião ou crença, por isso não há necessariamente uma doutrina única, visto que ele é um coletivo de várias crenças diferentes que possuem suas próprias doutrinas.

Em que religião o espiritualista acredita?

Há inúmeras religiões consideradas espiritualistas, além de crenças que nem mesmo são chamadas de religiões. Por isso, definir uma única religião atrelada ao espiritualista é errado, visto que cada pessoa individualmente escolhe no que acreditar dentro do movimento religioso de espiritualistas. Veja a seguir alguns exemplos de crenças e religiões:

  • Cristianismo (Catolicismo Romano, Ortodoxa Oriental e Protestantismo): religião monoteísta que acredita em vida após a morte e alma.
  • Espiritismo: religião monoteísta que acredita em vida após a morte, reencarnação, alma e espíritos.
  • Umbanda: religião monoteísta que acredita em vida após a morte, reencarnação, alma, espíritos e outras divindades.
  • Candomblé: religião monoteísta que acredita em vida após a morte, reencarnação, alma, espíritos e outras divindades.
  • Budismo: religião não teísta que acredita em vida após a morte, reencarnação e no mundo espiritual.
  • Hinduísmo: tradição religiosa que diverge entre suas vertentes, podendo ser monoteísta, politeísta, panenteísta, panteísta, ateia e até henoteísta. 
  • Judaísmo: filosofia, estilo de vida e religião dos Judeus, acredita em vida após a morte e alma. 
  • Taoismo: filosofia que acredita na manipulação da energia vital.
  • Tantra: filosofia e estilo de vida adotado por aqueles que negam a realidade para deixar a energia do universo fluir. 
  • Cartomancia: método utilizado para adivinhações que usa um baralho e a orientação espiritual.
  • Buziomancia: método utilizado para orientações que usa búzios e a comunicação espiritual.
  • Quiromancia: método utilizado para adivinhações que utiliza as mãos e complexo conhecimentos. 

Esses são apenas alguns exemplos das religiões e crenças que um espiritualista pode ter. 

Conheça o espiritualista Maicon Paiva!

Lembra que no início mencionamos que alguns profissionais exercem determinada atividade e são considerados espiritualistas por isso? Esse é o caso do Maicon Paiva, o fundador e também Espiritualista do Espaço Recomeçar

Nesse caso, o termo tem relação com o seu método de trabalho, que visa a comunicação com Entidades, Espíritos e Seres de Luz, e também com sua própria crença e estudos. 

Gostou de saber sobre o que é ser um espiritualista? Então agende agora mesmo sua Consulta Espiritual com o Espiritualista Maicon Paiva para realizar trabalhos como a Limpeza Espiritual, Amarração Amorosa e descobrir se há algum trabalho agindo contra você. 

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Send this to a friend