Meu relacionamento está me fazendo ter traumas

Meu relacionamento está me fazendo ter traumas! Se você está passando por isso, a solução é reconhecer que você está sofrendo e que precisa de ajuda.

Um relacionamento amoroso deveria ser uma fonte de apoio, carinho e felicidade. No entanto, nem sempre é assim. Muitas pessoas sofrem em relações tóxicas, abusivas ou violentas, que podem causar danos emocionais e psicológicos profundos. 

Neste artigo, vamos falar sobre como identificar se o seu relacionamento está te fazendo ter traumas, quais são as consequências de uma relação nociva e como lidar com isso.

como fica uma pessoa depois de um relacionamento tóxico
Saiba como fica uma pessoa depois de um relacionamento tóxico!

Meu relacionamento pode estar me fazendo ter traumas?

Um trauma é uma experiência que causa um forte impacto negativo na mente e no corpo de uma pessoa, podendo gerar sintomas como ansiedade, depressão, medo, culpa, raiva, isolamento, entre outros. 

A relação pode ser uma fonte de trauma quando há situações de violência física, verbal, emocional ou sexual, manipulação, humilhação, controle, ciúme excessivo, traição, entre outras formas de agressão.

Confira esses sinais que indicam que o seu relacionamento está te causando traumas:

  1. Se sente constantemente inseguro, tenso e com medo do outro;
  2. Tem dificuldade de confiar em si mesmo e nos outros, e se sente culpado por tudo o que acontece na relação;
  3. Perdeu o interesse pelas coisas que gostava de fazer e se afastou dos seus amigos e familiares;
  4. Tem pesadelos, flashbacks ou lembranças dolorosas do que viveu na relação;
  5. Tem alterações de humor, irritabilidade, tristeza profunda ou pensamentos suicidas;
  6. Tem problemas físicos como dores de cabeça, insônia, falta de apetite ou abuso de álcool ou drogas.

Sabemos que lidar com traumas, principalmente de relacionamentos difíceis, não é nada fácil. Mas você deve dar o primeiro passo, buscar ajuda e sair dessa situação que pode comprometer a sua saúde mental.

O que é ser tóxico em um relacionamento?

Como uma pessoa fica depois de um relacionamento tóxico?

Depois de um relacionamento tóxico, uma pessoa pode ficar com sequelas emocionais e psicológicas que afetam a sua autoestima, a sua confiança e a sua capacidade de se relacionar com outras pessoas. 

Veja quais são as principais consequências de um relacionamento tóxico:

  • Baixa autoestima: a pessoa se sente inferior, incapaz e sem valor, pois foi constantemente criticada, rejeitada ou desrespeitada pelo seu ex;
  • Desconfiança: tem medo de se envolver novamente em uma relação amorosa, pois acha que vai ser traída, enganada ou abandonada como foi antes;
  • Dependência emocional: a pessoa não consegue se desvincular do seu ex, e sente que precisa do outro para ser feliz ou para se sentir completa;
  • Ansiedade: fica nervosa, preocupada e ansiosa diante de situações que lembrem o seu antigo relacionamento ou que possam gerar conflitos ou rejeição;
  • Depressão: fica triste, desanimada e sem esperança, pois perdeu o sentido da sua vida e não vê perspectivas de melhora;
  • Estresse pós-traumático: a pessoa desenvolve um transtorno psicológico que se caracteriza por reviver os momentos traumáticos do seu antigo relacionamento através de lembranças involuntárias, pesadelos ou reações físicas.

Relacionamento tóxico como identificar?

Me sinto desamparada na minha relação

Se você se sente desamparada na sua relação, isso pode ser um sinal de que você está em uma situação de abuso ou violência. Muitas vezes, as vítimas de relacionamentos tóxicos se sentem sozinhas, impotentes e sem saída, pois não conseguem romper o ciclo de agressão e dependência que os seus agressores criam. 

Além disso, elas podem enfrentar dificuldades para pedir ajuda ou denunciar o que estão sofrendo por medo das consequências ou por vergonha da situação.

Se você se identifica com esse sentimento de desamparo na sua relação, é importante que você saiba que você não está sozinha e que você merece ser tratada com respeito e amor. Você tem direito de se proteger e de buscar apoio para sair dessa situação. Conte com a ajuda de pessoas de confiança, como amigos, familiares ou profissionais, que possam te oferecer suporte emocional, orientação jurídica e acompanhamento psicológico. 

Você também pode recorrer a serviços especializados, como delegacias da mulher, centros de referência, entre outros. O importante é dar um basta nessa situação!

Tenho pânico em me relacionar com o meu cônjuge

O pânico em se relacionar com o seu cônjuge pode ser uma consequência de um relacionamento tóxico, que te fez perder a confiança, a segurança e o amor-próprio. 

O pânico é uma reação de medo intenso e desproporcional diante de uma situação que não representa uma ameaça real, mas que é percebida como perigosa ou ameaçadora pela pessoa. 

No caso de um relacionamento tóxico, o pânico pode surgir quando a pessoa tem que interagir com o seu parceiro ou parceira, pois ela associa essa situação a momentos de dor, sofrimento ou violência que viveu na relação.

O pânico em se relacionar com o seu cônjuge pode se manifestar através de sintomas físicos, como taquicardia, sudorese, tremores, falta de ar, náuseas, tonturas ou desmaios. Além de sintomas psicológicos, como sensação de perda de controle, medo de morrer, medo de enlouquecer ou medo de passar vergonha. 

Esses sintomas podem levar a pessoa a evitar o contato com o seu cônjuge ou a desenvolver comportamentos compulsivos ou obsessivos para tentar aliviar a sua ansiedade.

Saúde mental: Encontre a sua paz interior!

Como lidar com isso?

Lidar com o trauma causado por um relacionamento tóxico não é fácil, mas é possível. É preciso ter paciência, coragem e determinação para superar os obstáculos e recuperar a sua saúde emocional e psicológica. Veja algumas dicas!

  1. Reconheça que você está sofrendo e que precisa de ajuda;
  2. Busque apoio profissional para lidar com os problemas emocionais;
  3. Afaste-se do seu agressor ou agressora;
  4. Cuide de si mesma, recupere a sua autoestima e autoconfiança;
  5. Reconecte-se com as pessoas que te amam.

Essa é uma situação difícil, mas que pode ser superada. Por isso, não se contente com migalhas e acredito que você é capaz de ter uma vida amorosa muito mais feliz e saudável com alguém que te valorize e te ame verdadeiramente.

Você também pode contar com o Espaço Recomeçar para limpar suas energias e afastar essa pessoa da sua vida por meio de um Afastamento de Rival. Também podemos te ajudar a abrir os caminhos da sua vida amorosa para que esse relacionamento fique no passado e você seja feliz com alguém especial. 

Entre em contato conosco através do WhatsApp e realize a sua Consulta Espiritual com Maicon Paiva!

Se gostou deste conteúdo, veja mais artigos aqui no blog. Aproveite para se inscrever em nosso canal no YouTube! Siga nosso Instagram, curta nosso Facebook e ouça nossos podcasts.

Deixe o seu Voto
logo recomecar azul 2tgRFQ 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1