Você sabe quanto tempo dura a dor do término?

Terminar um relacionamento pode ser uma das experiências mais dolorosas da vida. Afinal, você investiu tempo, energia e emoções em uma pessoa que agora não faz mais parte da sua vida. Mas quanto tempo dura a dor do término? A verdade é que o tempo que leva para se recuperar da dor é relativo e depende da perspectiva de cada um.

Se você terminou um relacionamento e está sofrendo com essa separação, saiba que o Espaço Recomeçar pode te ajudar com Trabalhos Espirituais específicos para superar a dor e seguir em frente. 

Veja neste artigo tudo que você precisa saber sobre a dor de um término e acompanhe as nossas dicas para superar!

o que fazer quando bate a saudade da ex
Veja o que fazer quando bate a saudade da ex e como superar o término!

Quanto tempo dura a dor do término?

Não há uma resposta única para essa pergunta, pois cada pessoa reage de uma forma diferente ao término de um relacionamento. Mas existem alguns fatores que podem influenciar o tempo de recuperação, sendo eles: 

  1. A duração e a qualidade do relacionamento;
  2. O motivo e a forma do término; 
  3. O apoio social e emocional que a pessoa recebe;
  4. A personalidade e a autoestima da pessoa.

No entanto, alguns estudos tentaram estimar o tempo médio que as pessoas levam para se recuperar de um término. Um deles, realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, entrevistou 210 pessoas que haviam terminado um relacionamento nos últimos seis meses. Os pesquisadores descobriram que, em média, as pessoas levaram 11 semanas para se sentirem melhor após o término.

Outro estudo, realizado pela Universidade de Binghamton, também nos Estados Unidos, entrevistou 155 jovens que haviam terminado um relacionamento nos últimos três meses. Os pesquisadores descobriram que, em média, as pessoas levaram 10 semanas para deixar de ter sentimentos românticos pelo ex-parceiro.

Portanto, podemos concluir que, em média, as pessoas levam cerca de dois a três meses para se recuperarem de um término. No entanto, isso não significa que esse seja o tempo ideal ou que todas as pessoas se recuperam nesse período. Cada caso é um caso, e o importante é respeitar o seu próprio ritmo e processo de cura.

O que é dor de amor, sintomas, como curar e mais!

O que fazer quando bate a saudade da ex?

A saudade é um sentimento natural e inevitável após o fim de um relacionamento. Afinal, você conviveu com uma pessoa por um tempo e compartilhou momentos bons e ruins com ela. É normal sentir falta de quem foi importante para você.

No entanto, a saudade pode se tornar um problema quando ela impede você de seguir em frente e de se abrir para novas possibilidades. Nesse caso, é preciso tomar algumas atitudes para lidar com a saudade de forma saudável e produtiva. Veja essas dicas:

  • Evite o contato com a ex, se possível, bloqueie ou exclua as redes sociais, o número de telefone e o e-mail da ex;
  • Desapegue dos objetos que lembram a ex, como fotos, presentes, cartas ou qualquer outro objeto que lembre a ex;
  • Invista em si mesmo, aproveite o tempo livre que você tem para se dedicar a atividades que você gosta e que te fazem bem;
  • Busque apoio de pessoas queridas, não se isole nem se feche para o mundo;
  • Seja paciente e otimista, não se cobre e nem se culpe pelo término. 

Superar uma separação é sempre um desafio, mas você não está sozinho nessa. Conte com o Espaço Recomeçar, nós podemos te ajudar a eliminar as energias negativas dessa separação e a desbloquear as energias da sua vida amorosa. Faça uma Consulta Espiritual e saiba mais!

É normal sentir saudade do ex depois de anos?

Sim, é normal sentir saudade do ex depois de anos. A saudade não tem prazo de validade, e pode surgir em momentos inesperados, como quando você ouve uma música, vê um filme, visita um lugar ou encontra uma pessoa que te lembra o ex.

No entanto, sentir saudade do ex depois de anos não significa que você ainda está apaixonado por ele ou que você quer voltar com ele. Significa apenas que você tem boas lembranças do que vocês viveram juntos e que você reconhece o valor que ele teve na sua vida.

Sentir saudade do ex depois de anos também não significa que você não está feliz com o seu atual parceiro ou que você não superou o término. Significa apenas que você é capaz de sentir gratidão e respeito pelo ex, sem deixar que isso afete o seu presente ou o seu futuro.

Portanto, não se preocupe nem se sinta culpado se você sentir saudade do ex depois de anos. Isso é normal e humano. O que você deve fazer é aceitar esse sentimento, sem se apegar a ele ou deixar que ele te impeça de ser feliz com quem você está agora.

Quanto tempo dura a dor de uma separação?

O que fazer para superar o fim de um relacionamento?

Superar o fim de um relacionamento não é fácil, mas é possível. Para isso, você precisa de tempo, paciência, força de vontade e algumas atitudes que podem te ajudar nesse processo. Veja essas 10 dicas para superar o fim de um relacionamento:

  1. Aceite o término, entenda que o relacionamento acabou e que não há volta;
  2. Expresse os seus sentimentos, não guarde a tristeza, a raiva, a frustração, a mágoa ou qualquer outro sentimento que o término te causou;
  3. Faça uma terapia, se você acha que precisa de ajuda profissional para superar o fim de um relacionamento;
  4. Cuide da sua saúde física e mental, não descuide da sua alimentação, do seu sono, da sua higiene, da sua aparência e da sua saúde;
  5. Mude a sua rotina, não fique preso à mesma rotina que você tinha quando estava com o ex. Mude os seus hábitos, os seus horários e se surpreenda com novas possibilidades;
  6. Faça uma limpeza emocional, livre-se de tudo o que te lembra o ex e que te faz mal;
  7. Amplie o seu círculo social, não se isole nem se feche para o mundo;
  8. Perdoe o ex e a si mesmo, não guarde rancor, mágoa, ressentimento ou ódio pelo ex
  9. Aprenda com a experiência, não veja o fim do relacionamento como um fracasso, mas como uma oportunidade de aprendizado;
  10. Abra-se para o amor novamente, você merece amar e ser amado, e há alguém no mundo que está esperando por você. 

Portanto, dê um passo de cada vez e conte com o Espaço Recomeçar para superar esse término e ser feliz novamente. Nós podemos te ajudar, entre em contato pelo WhatsApp!

Se gostou deste conteúdo, veja mais artigos como esse aqui no site. Aproveite para se inscrever em nosso canal no YouTube. Conheça nosso podcast, curta nosso Facebook e siga nosso Instagram.

Deixe o seu Voto
logo recomecar azul 2tgRFQ 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1