Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Solidão: O que fazer para voltar a ser feliz?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
solidão menina sozinha no parque

A solidão é um sentimento que vai muito além da tristeza ou de estar sozinho.

Ela é responsável por nos fazer sentir como se não pertencêssemos ao mundo. Isso significa que a pessoa que sofre com solidão não se identifica com ninguém e nem mesmo consegue estabelecer vínculos com outra pessoa.

Quando não cuidado, esse sentimento pode evoluir para complicações sérias como tristeza profunda, depressão, ansiedade e outros problemas emocionais. Por isso, quem está passando por essa situação precisa encontrar um novo motivo para sorrir, e é sobre isso que falaremos a seguir!

solidão menina sozinha no parque
Solidão: sentimento que envolve tristeza profunda

O que é solidão?

É o mesmo que sentir-se sozinho, mesmo estando cercado por uma multidão. A solidão é vista como um sentimento que toma conta da pessoa e a faz se sentir deprimida, julgada, vazia e diferente de todos a seu redor.

As principais causas para que uma pessoa se sinta sozinha são o medo de ser julgada, dificuldade para se relacionar e o vazio existencial que pode ser gerado por diferentes situações.

Quem passa por essa dor compara o sofrimento a mesma sensação de ser criança e estar perdida em um supermercado, por exemplo. É um sofrimento angustiante, pois traz a tona a vulnerabilidade, desamparo e a ausência de um apoio emocional.

Quando a solidão acontece?

Há várias situações que podem propiciar a sensação de solidão, como por exemplo:

  • a perda de um ente querido
  • isolamento social
  • problema emocional
  • entre outros

Além disso, a solidão costuma aparecer frequentemente em algumas fases da vida. Veja a seguir quais são elas!

Solidão na adolescência

É comum, principalmente, para quem está passando por bullying ou mesmo não se identifica com a escola em que estuda. Outra causa comum é o uso excessivo das redes sociais, que pode proporcionar vários problemas emocionais.

Solidão aos 30 anos

Essa solidão acomete principalmente aqueles que ainda não encontraram um amor. A sensação de não se encaixar ou faltar algo, seja um relacionamento estável ou um trabalho promissor, pode tornar as pessoas introspectivas.

Leia também: Depoimento: Como encontrar um Amor

Solidão depois dos 50 anos

Pessoas com mais de 50 anos de idade que vivem isoladas ou em locais distantes de seus familiares e amigos, podem desencadear o sentimento de solidão. Dessa forma, tome cuidado para não acontecer com você.

Solidão na gravidez

As oscilações hormonais contribuem muito para o sentimento de solidão na gravidez. Mas para quem está encarando uma gravidez sozinha, sem um parceiro, essa sensação pode ser ainda maior.

Quando a solidão se torna um problema?

Sentir-se sozinho pode ser comum em algumas situações ou momentos da nossa vida. Então, nem todos os sentimentos de solidão vão gerar consequências ou evoluir para algo grave. Mas é importante estar ciente sobre quando a solidão pode se tornar um problema.

A indiferença com o sentimento de solidão pode gerar ansiedade, estresse, depressão, baixa imunidade, desequilíbrio hormonal e insônia. Dessa forma, sabemos que cada um desses problemas é responsável por uma série de outras complicações.

Nesse contexto, é importante ficar atento aos sinais que duram por semanas ou até meses, como:

  • falta de apetite
  • falta de interesse em atividades que eram prazerosas
  • mal estar
  • tristeza persistente
  • pensamentos negativos

A solidão é um processo causado principalmente pela dependência emocional atrelada ao outro. Isso significa que ao ficar sozinha, a pessoa se sente mal e não consegue dar sentido à vida. É importante compreender que ser independente emocionalmente nos faz feliz.

O que fazer para voltar a ser feliz?

Quer saber o que fazer para voltar a ser feliz? O que fazer para acabar com a solidão? Ou ainda, o que fazer quando a tristeza toma conta de você? Então veja algumas dicas que separamos para você!

1. Aceitar a mudança

Se há algo de errado, é preciso mudar para ter resultados diferentes. Assim, se você quer voltar a ser feliz terá que aceitar e gerar mudanças em seu dia a dia. Comece identificando os motivos que levaram a sua solidão.

Na maioria dos casos, a timidez e a dificuldade de interagir com outras pessoas são as principais causas. Então, se esse for o seu caso, explore novos ambientes. Encontre um lugar que você se identifica, seja ele qual for.

2. Não se isole

A solidão pode acontecer mesmo cercado de várias pessoas, mas ela tende a ocorrer principalmente se você estiver isolado. Sendo assim, esteja aberto para conversas, abraços, passeios em família, encontros com amigos, entre outras coisas.

O ideal é cercar-se de pessoas com pensamentos positivos, otimistas e alto astral. Assim você já terá motivos de sobra para sorrir todos os dias.

3. Crie novos hábitos ou encontre um hobbie

Mudar de hábitos é a forma mais fácil de sair do sentimento de solidão. Em vez de fazer coisas destrutivas, introspectivas e que só te deixam mal, faça o contrário. Explore atividades que te façam bem e que contribuam para a felicidade de outras pessoas também. A caridade, por exemplo, é uma ótima forma de restaurar a paz interior e ainda ajudar outras pessoas.

O mesmo vale para os hobbies. Aprender a tocar um instrumento, estudar línguas, ler livros, escrever, compor músicas, jogar jogos de tabuleiro, fazer artesanato, cuidar de plantas, são todas atividades prazerosas e recomendadas para quem busca uma vida mais equilibrada emocionalmente.

4. Aprenda coisas novas

Não está satisfeito com seu trabalho? Mude! Então, aprenda algo novo e se dedique. Isso vale para várias coisas, como hobbies, aperfeiçoamento profissional, adquirir novas habilidades, entre outras coisas. Você pode explorar desde um cursinho profissionalizante até uma graduação. O mais importante é que você se identifique com o curso. Dessa forma, você estará entretido e fará contato com outras pessoas também.

5. Procure ajuda

É importante ressaltar que nem sempre conseguimos nos livrar dos problemas sozinho. Então, se esse é o seu caso, não tenha medo de pedir ajuda. Dessa maneira, conte com o apoio de seus familiares, amigos e até mesmo profissional.

Você pode obter também Ajuda Espiritual para sair dessa situação. Há vários Trabalhos Espirituais que podem te ajudar, como a Limpeza Espiritual. Além disso, em uma Consulta Espiritual você pode receber orientações e abrir caminhos para uma vida mais equilibrada.

Conheça mais sobre o Espaço Recomeçar e agende agora mesmo sua Consulta Espiritual pelo nosso WhatsApp.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!