Como superar a falta de confiança no parceiro?

A falta de confiança no parceiro pode ser um grande problema em uma relação amorosa. Desde já, podemos afirmar que sem confiança uma relação não vai longe, não chega nem na esquina. A confiança é a base de tudo na vida, pois sem confiar nas pessoas, principalmente as que estão ao nosso redor, a vida se torna um inferno.

Sendo assim, o Espaço Recomeçar trouxe esse conteúdo abordando o problema da falta de confiança na relação. Seja em um namoro ou em um casamento, sem confiança a relação definha em pouco tempo. Mas não se preocupe, pois se você se identifica com esse problema, aqui vamos mostrar como solucionar.

Veja também as dificuldades em lidar com a diferença de idade na relação, como o desrespeito pelos limites e desejos do parceiro podem ser uma pedra na relação e saiba mais sobre a questão da confiança e da lealdade na relação.

Falta De Confiança No Parceiro
Veja essas dicas de como superar a falta de confiança no parceiro!

Como superar a falta de confiança na relação amorosa?

A confiança é um dos pilares fundamentais de uma relação amorosa saudável e feliz. Sem confiança, o casal pode sofrer com ciúmes, insegurança, desconfiança, brigas e afastamento. A falta de confiança pode ter diversas causas, como traumas, medos, traições, mentiras ou falta de comunicação. 

Muitas vezes, a falta de confiança na relação é um reflexo da falta de confiança em si. Por isso, é importante se conhecer melhor, reconhecer seus pontos fortes e fracos, trabalhar sua autoestima e sua autoconfiança. Quanto mais você se valorizar e se respeitar, mais você vai confiar em si e na outra pessoa ao seu lado.

Além disso, como já falamos neste artigo, a comunicação é essencial para construir e manter a confiança na relação. É preciso expressar seus sentimentos, suas necessidades, suas expectativas e seus limites com clareza e respeito. Também é preciso ouvir o que o outro tem a dizer com atenção e empatia. Evite acusações, ironias, sarcasmos ou mentiras.

Também é importante saber administrar suas expectativas em relação ao parceiro e à relação. Não idealize o outro nem espere que ele seja perfeito ou que faça tudo do seu jeito. Aceite o outro como ele é e respeite suas diferenças.

Por fim, invista em momentos a dois, que sejam prazerosos, divertidos e românticos. Surpreenda o outro com gestos de carinho, de atenção e de sedução. Mostre que você se importa e que você confia em quem está com você. Contemplar a alegria na relação é uma forma de fazer a desconfiança ficar em segundo, terceiro, quarto plano, até deixar de existir!

Falta de confiança no relacionamento: o que fazer?

Dificuldades em lidar com a diferença de idade

A diferença de idade no relacionamento pode ser um desafio para muitos casais que se apaixonam por pessoas mais velhas ou mais novas do que eles. Embora o amor não tenha idade e possa vencer as barreiras impostas pela sociedade, nem sempre é fácil lidar com as diferenças que podem surgir em uma relação com grande diferença de idade. 

Muitas vezes, os casais com diferença de idade sofrem preconceito, críticas e rejeição por parte da sociedade e da família, que não aceitam ou não entendem o relacionamento. Eles podem ser alvo de piadas, comentários maldosos, de olhares de desaprovação de pessoas estranhas ou próximas. Isso pode afetar a autoestima e a confiança do casal, que precisa ter firmeza e maturidade para não se deixar abalar por essas opiniões.

Além disso, dependendo da fase da vida em que cada um está, os interesses e as expectativas podem ser muito distintos. Por exemplo, um pode querer se casar e ter filhos e o outro não, um pode querer viajar e conhecer novos lugares e o outro não, um pode ter uma carreira consolidada e o outro estar começando. Essas diferenças podem gerar conflitos, frustrações e insatisfações na relação, que precisam ser resolvidos com diálogo, flexibilidade e compreensão.

Se não bastasse, a diferença de idade também pode implicar em diferenças de estilo de vida e rotina. Por exemplo, um pode ser mais agitado e extrovertido e o outro mais calmo e introvertido, um pode ter uma agenda cheia de compromissos e o outro mais tempo livre, um pode ter uma renda maior e o outro menor. Essas diferenças podem causar desajustes, desequilíbrios ou incompatibilidades na relação, que precisam ser respeitados, compreendidos e adaptados para conviver com as diferenças e aproveitar as semelhanças.

Como lidar com a desconfiança no relacionamento?

Falta de respeito pelos limites e desejos do parceiro

Os limites do parceiro devem ser sempre respeitados, mas para muitas pessoas abusivas e tóxicas, isso não é bem compreendido. Ou seja, uma pessoa com inclinação em abusar das outras pessoas também fará isso no relacionamento. Por isso, você deve prezar por seus direitos e saber se impor se vive isso na sua relação. Um exemplo de desrespeito na relação é ele chegar a hora que quiser em casa e não te dar satisfação alguma de onde esteve.

Se você aceitar isso estará se prejudicando, fazendo com que sua autoestima fique lá no chão de tão baixa e que os dias ao lado desta pessoa se tornem um inferno. Os desejos da outra pessoa, desejos positivos que só fortalecem a relação, devem ser enfatizados por ambos os parceiros. Por exemplo, ele gosta de passear e ir ao cinema. Então, vá com ele, seja parceira nas coisas boas e não alguém que só fique colocando barreiras para este tipo de coisa.

Outro exemplo é se ele gosta de receber amigos e família, de comemorar a vida e é alguém festeiro. Se ele faz isso dentro dos limites e respeita a intimidade de vocês, então você deve apoiar ele neste hábito positivo.

Problemas de confiança e de lealdade, o que fazer?

Para lidar de forma saudável com problemas de confiança e superar isso definitivamente na relação, permita que um Espiritualista preparado para isso te ajude! Saiba que no Espaço Recomeçar essas questões são tratadas com muita atenção pelo Espiritualista Maicon Paiva. Há mais de 20 anos ajudando consulentes com diversos problemas de relacionamento, Maicon Paiva, fundador do Espaço Recomeçar, já ajudou milhares de casais com problemas no relacionamento. 

Veja mais sobre o Espaço Recomeçar e Maicon Paiva aqui no site, nas redes sociais da Casa: Facebook e também no Instagram, e agende uma Consulta Espiritual ainda hoje. Veja também nosso canal na plataforma YouTube e aprenda por meio de vídeos assuntos sobre magia e espiritualidade. 

5/5 - (7 votes)
logo recomecar azul 2tgRFQ 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1