Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Como lidar com a desconfiança no relacionamento? 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
desconfiança no relacionamento

A desconfiança no relacionamento pode surgir por causa de diferentes situações. Mas em todos os casos, ela leva a sério problemas na relação, como brigas frequentes, desgaste do relacionamento, dificuldade em confiar e pode evoluir para uma crise

Não devemos nos sentir culpados por desconfiar da pessoa que está ao nosso lado, mas é importante saber lidar com esse sentimento e entender a fundo o que o motiva. Por isso, reunimos neste conteúdo tudo que você precisa saber sobre a desconfiança no relacionamento. Entenda porque ela surge, o que diz a psicologia sobre isso e como a espiritualidade pode te ajudar a lidar com esse problema.

como lidar com a desconfiança
Saiba agora como lidar com a desconfiança no relacionamento!

O que é desconfiança?

Primeiro, é importante saber o que é desconfiança. Em uma definição simples, a desconfiança é a falta de confiança. É quando você não consegue confiar em alguém, independentemente do motivo. 

A desconfiança, segundo a psicologia, é um reflexo do medo de perder, de viver frustrações, de ser julgado e da dificuldade em lidar com o sofrimento ao longo da vida. Ou seja, por causa desse medo excessivo a pessoa não consegue confiar em outras pessoas.

Portanto, podemos resumir que a desconfiança é uma imaturidade emocional que precisa ser trabalhada por cada pessoa e que na maioria das vezes, a desconfiança não é causada por atitudes do parceiro ou parceira, mas sim por um problema interno de cada um.

O que pode gerar desconfiança no relacionamento?

Sabemos que a desconfiança no relacionamento surge a partir de uma imaturidade emocional. Ou seja, quando a pessoa tem medo de confiar na outra porque não sabe lidar com as frustrações da vida. Mas há algumas situações que podem corroborar para que esse sentimento surja com maior intensidade, sendo eles:

  • Infidelidade no relacionamento
  • Falta de honestidade
  • Mentiras no relacionamento
  • Falta de transparência
  • Problemas de comunicação
  • Falta de afeto e dedicação
  • Instabilidade emocional
  • Imprevisibilidade no comportamento

Lembrando que a desconfiança surge por uma dificuldade pessoal onde a pessoa se agarra ao medo de lidar com as frustrações e não consegue confiar na outra. Mas todas essas situações acima podem trazer essa dificuldade à tona e intensificar a desconfiança que a pessoa sente. 

Como saber se ele é a pessoa certa? Saiba agora!

O que acontece quando há muita desconfiança no relacionamento?

Às vezes a desconfiança é inofensiva, ela gera apenas um desconforto para quem a sente, mas em muitos casos ela pode desencadear muitos problemas no relacionamento. Isso porque toda relação precisa ser baseada na confiança. Se o casal não consegue confiar um no outro, isso significa que a relação não vai bem. 

O que a desconfiança pode causar?

A desconfiança no casamento quase sempre leva a brigas constantes, à dificuldade em lidar com situações onde a pessoa precisa confiar na outra, ao desgaste do relacionamento e à insegurança com a relação. 

Esse é um problema muito sério que pode comprometer o relacionamento e também a saúde emocional da pessoa que desconfia. Portanto, essa insegurança precisa ser combatida para que o relacionamento não chegue ao fim e ambos possam viver a relação de forma saudável, sem paranoias e felizes. 

Por que sentimos desconfiança no relacionamento?

Para finalizar sobre as causas da desconfiança, é importante dizer que sentimos desconfiança quando há uma situação que nos remete ao medo de lidar com as frustrações. Essa situação pode ser extrema, como uma traição, ou até mesmo mais simples, como a dificuldade em se comunicar, por exemplo.

A pessoa que tem uma imaturidade emocional pode sentir a desconfiança em diferentes situações. Sempre que ela sente que poderá ter que lidar com frustrações como uma separação, traição, brigas, ciúmes, entre outras situações, ela passa a não confiar na pessoa. 

Ela tem medo de se envolver comigo, o que eu faço?

Qual é a diferença entre ciúmes e desconfiança?

Também é importante dizer que ciúmes não é a mesma coisa que desconfiança. O ciúmes é um sentimento que surge por causa do medo de perder alguém que amamos para outra pessoa. Já a desconfiança ocorre pelo medo de lidar com frustrações de diferentes aspectos.

A pessoa que sente ciúmes pode confiar na outra, mas nem por isso deixa de sentir esse medo ou receio de perdê-la. No caso da pessoa que desconfia não há confiança, pois o medo que ela sente é tão grande que a impede de confiar. 

Como lidar com a desconfiança?

Agora que você já sabe que a desconfiança pode levar a sérios problemas em seu relacionamento e que você precisa trabalhar isso internamente para ter um casamento saudável, veja essas dicas que separamos para você aprender a lidar com a desconfiança.

1. Use a razão

A desconfiança é uma consequência emocional, por isso, para combatê-la é necessário utilizar a razão. Quando você está desconfiado de algo, essa coisa fica “martelando” em sua cabeça e provavelmente te impede de fazer as coisas no seu dia a dia, não é mesmo? Isso é a emoção falando mais alto!

Portanto, faça ao contrário, deixe que a razão guie você nesse momento de desespero. Foque nos seguintes argumentos para convencer a si mesmo:

  • Eu não estou em perigo;
  • Meu relacionamento não está em perigo;
  • Eu estou seguro e confiante.

2. Não faça suposições

A pior coisa para quem tem essa dificuldade emocional para lidar com a desconfiança é fazer suposições. Você já está desconfiado de algo e de repente começa a “encaixar as peças” que só levam a mais desconfiança. Pare com isso! Você não é um ótimo investigador e sua intuição pode ser só um artifício do seu cérebro para evitar as frustrações.

Sendo assim, evite fazer suposições sobre o que ele ou ela fez ou deixou de fazer. Nada e nem ninguém deve roubar a sua paz!

Dúvidas no relacionamento é normal? Saiba agora!

3. Melhore a comunicação

Muitas pessoas têm dificuldade em confiar porque não sabem se comunicar corretamente. Aliás, esse é um problema em diversos relacionamentos, a falta de comunicação. Aprenda a estabelecer um diálogo direto, objetivo e claro com seu parceiro ou parceira. E claro, aprenda a ouvir também. Isso te ajudará a lidar com a desconfiança de uma forma mais fácil.

4. Trabalhe sua autoconfiança

Algo primordial para que você se livre dessa desconfiança no relacionamento é trabalhar sua autoconfiança. Toda desconfiança tem relação com a insegurança de cada um. Por isso, se você quer eliminar esse sentimento da sua vida, é fundamental que você se sinta mais confiante, seguro e capaz. 

Trabalhe sua autoconfiança diariamente como um tipo de exercício. Algumas formas de fazer isso são cuidando da sua aparência, investindo em sua capacitação profissional, melhorando sua autoestima, aprendendo sobre inteligência emocional, adquirindo um novo hobby e valorizando a si mesmo.

5. Procure ajuda profissional

Nem sempre conseguimos resolver todos os problemas internos sozinhos, sem um olhar ou orientação externa. Se a desconfiança que você sente domina a sua mente, atrapalha seu relacionamento e não é motivada por nenhuma situação em seu relacionamento, então você pode precisar de ajuda profissional para superar isso.

Procure ajuda de um psicólogo, psicanalista, terapeuta holístico ou espiritualista. Todos esses profissionais podem te ajudar a entender melhor porque você se sente assim e auxiliará nos caminhos que você deve seguir para lidar com a desconfiança.

Você pode conseguir a paz de espírito que tanto deseja com a ajuda de nosso Espiritualista Maicon Paiva. Através da Consulta Espiritual, você poderá descobrir se existe um fator espiritual interferindo em seu relacionamento. Em alguns casos, a desconfiança pode surgir por causa da presença de um obsessor, por exemplo. 

Como fortalecer a confiança entre casal?

Além das dicas que já trouxemos para que você possa lidar com a desconfiança, coloque em prática essas dicas para fortalecer a confiança entre o casal a partir de agora!

  • Enfrente o medo de perder e aceite que lidar com as frustrações é possível;
  • Trabalhe a honestidade e a sinceridade no relacionamento;
  • Estabeleça uma boa comunicação com seu parceiro ou parceira;
  • Não tenha vergonha de falar sobre suas inseguranças com seu amor;
  • Faça exercícios de confiança para se livrar desse medo.

Como ter um relacionamento sem desconfiança?

Por fim, para ter um relacionamento sem desconfiança também é preciso cuidar da parte espiritual do casal. Muitas pessoas se esquecem que a Espiritualidade está em tudo e que existem diversos fatores espirituais que podem interferir na vida do casal.

Fatores como a inveja de pessoas próximas, excesso de energias negativas acumuladas, ação de trabalhos de magia negativa contra o casal, presença de espíritos obsessores que influenciam nas atitudes das pessoas, entre outras influências. 

Tudo isso pode impactar na saúde do namoro ou casamento, fazendo com que a pessoa tenha medo de confiar e de se entregar ao outro. Para impedir que isso ocorra, é importante proteger o relacionamento com Trabalhos Espirituais Poderosos

Aqui no Espaço Recomeçar realizamos diversos trabalhos para ajudar casais que estão com alguma dificuldade no relacionamento. Trabalhos como a Amarração Amorosa possibilitam blindar a relação contra influências negativas. 

Você poderá ter um relacionamento sem desconfiança realizando uma Proteção Espiritual com nosso Espiritualista. Faça agora sua Consulta Espiritual para descobrir se há algo afetando seu relacionamento espiritualmente e como blindar sua relação contra essas influências. 

Se gostou deste conteúdo, deixe seu comentário e confira outros posts aqui no site. Aproveite para curtir e seguir a gente lá no Facebook e no Instagram.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!