Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Oxumaré: Tudo sobre o Orixá da abundância e riqueza!

Saiba tudo sobre o Orixá Guerreiro Oxumaré, suas características, saudação e muito mais…

Oxumaré, ou ainda Oxumarê, é um Orixá cultuado em religiões africanas como a Umbanda e o Candomblé. Esse Ser de Luz tem como símbolo a cobra arco-íris, que representa características peculiares sobre esse Orixá como a agilidade, mobilidade e destreza. As histórias sobre o Orixá dizem que ele mora no céu e que usa o arco-íris para viajar até à Terra. 

Conhecido como o Orixá que abre caminhos para a felicidade, Oxumaré também é símbolo da abundância, fortuna, riqueza e prosperidade. Por isso, quem o procura recebe as instruções necessárias para abrir caminhos de felicidade, prosperidade e abundância. 

Quer conhecer mais sobre quem é esse Orixá e todas as suas histórias? Continue lendo até o final para descobrir todas as peculiaridades de Oxumaré.

oxumaré
Oxumaré com arco-íris e serpente

Quem é Oxumaré?

Oxumaré é conhecido por suas diversas características. A quem diga que ele é o Orixá do arco-íris, enquanto outros apontam que seu símbolo verdadeiro é a cobra arco-íris. 

Além disso, esse Ser de Luz representa o caminho da felicidade, que para algumas pessoas é representado por abundância. No entanto, em se tratando de felicidade Oxumaré pode ajudar a quem precisa de várias formas, além da prosperidade. 

A figura de Oxumaré cultuada no Brasil é representada por um homem. Contudo, algumas pessoas relacionam esse Orixá a Oxum. Na verdade, isso trata-se de uma grande confusão, pois a conexão desse Orixá ocorre com Ewá, que é sua irmã. Juntos, os dois Seres de Luz representam a energia do arco-íris. Outro aspecto interessante sobre ambos é que eles têm como símbolo a serpente. 

Não é atoa que Oxumaré é confundido com o símbolo feminino e masculino, afinal, ele representa justamente essa junção entre ambos os gêneros. A união desses gêneros que possibilitou a existência da vida é uma das representatividades desse Orixá, assim como a mortalidade e imortalidade, a água e a terra, e os demais elementos que apresentam duplicidade, oposição e ambiguidade de forma que se completam. 

Histórias sobre o Orixá

Esse Orixá possui várias histórias interessantes. São tantas histórias que há duas versões de seu nascimento. A seguir falaremos a respeito dessas histórias!

O nascimento (1º versão)

Oxalá e Nanã ainda sofrendo pelo abandono de Omulu, que é um de seus filhos, teve outro filho que passou a se chamar Oxumaré. Devido a uma praga lançada em Nanã, o filho nasceu com diversos problemas de formação, o que fez parecer uma serpente sem braços ou pernas. Dessa forma, ele se rastejava no chão como se fosse um réptil, mesmo sua forma sendo humana. Decepcionada com o filho, Nanã o abandonou.

Diferente de Omulu, o Orixá não contou com a ajuda de ninguém. Sábio e muito ágil, ele aprendeu a sobreviver sozinho nadando, caçando e subindo em árvores, mesmo com sua anatomia dificultosa. Certo dia, o Orixá da profecia chamado de Orunmilá avistou Oxumaré e teve piedade do menino. Foi então que ele fez com que o menino se tornasse um dos mais belos Orixás, dando a ele a responsabilidade de trazer chuvas para o palácio de Xangô.

O nascimento (2º versão)

Quando Nanã engravidou de Oxumaré, o Orixá Orunmilá disse a Nanã que ela não teria que se preocupar com seu filho, pois ele seria um dos mais belos Orixás. Na verdade, ao dizer isso Orunmilá lançou um castigo em Nanã por ter abandonado Omulu. O castigo foi nunca conseguir viver perto de Oxumaré, já que ele era muito ativo e não tinha apego por ninguém. 

Oxumaré Sincretismo

São Bartolomeu é o santo respectivo a Oxumaré. Isso acontece já que eles possuem características similares, incluindo o dia de comemoração de ambos que é 24 de agosto. 

Oxumaré na Umbanda

Na Umbanda ele é um Orixá com todas as características mencionadas anteriormente. Esse Orixá é cultuado por busca pela felicidade, prosperidade, abundância, riqueza e fortuna. 

Filhos de Oxumaré

Os filhos desse Orixá não têm medo de mudar, pelo contrário, eles estão sempre em busca de coisas novas, mudanças na carreira, novas amizades e moradias. A coragem de arriscar, principalmente, com coisas incertas é uma das características dos filhos desse Orixá. Na vida, eles sempre se sacrificam para ter mudanças, iniciar novos ciclos e estar sempre em transformação. São essas características que mantêm a felicidade e a motivação dos filhos de Oxumaré. 

Essas pessoas ainda são caracterizadas com a dificuldade em engordar, por isso, são na maioria magras. Agitadas o tempo inteiro, essas pessoas tem várias similaridade ás cobras, como a dificuldade em “ver” o verdadeiro valor agregado às coisas. Dessa forma, são muito apegados a bens materiais, deixando a riqueza, paixão e abundância falar mais alto em quase todos os momentos da vida. 

Eles também são vistos como guerreiros esforçados, por isso, não fogem de nenhuma luta quando o traçam um objetivo. Mesmo agitados, essas pessoas possuem grande paciência e sabem esperar pelas melhores oportunidades.

Qualidades de Oxumaré

Oxumaré possui várias qualidades, entre eles estão: Vodun Azaunodor, Dan, Vodun Frekuen, Vodun Dangbé e Vodun Bessen. Cada uma representa diferentes características, tais como: um príncipe branco que representa o passado, a cobra que fez parte da criação da humanidade, a serpente venenosa como símbolo do feminino, Orixá velho que governa o movimento dos Astros e um guerreiro ambicioso representado por uma espada. 

Culto a Oxumaré

O culto a essa Divindade requer diversas peculiaridades, como o dia de Oxumare, por exemplo, oração específica ao Ser de Luz, cores e muito mais. Veja a seguir algumas das peculiaridades ligadas ao culto desse Orixá!

oxumaré oração
Oração a Oxumaré

O dia desse Orixá é 24 de agosto, porém, ele pode ser celebrado às terças-feira. Para realizar seu culto, é importante ter objetivos definidos para que a solicitação ao Orixá seja concretizada. Em relação às cores, o Orixá se apresenta com cores atribuídas ao arco-íris, principalmente com o verde e amarelo. Já a oração do Orixá e a saudação podem ser feitas da seguinte forma:

Saudação a Oxumarê

Arroboboi Oxumarê! (Salve o Senhor do Arco-Íris).

O que você achou da história e todas as peculiaridades de Oxumaré?

Conte nos comentários e aproveite para conhecer outros Orixás. Você também pode receber ajuda desses Seres de Luz através da Consulta Espiritual. Agende agora mesmo!

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Send this to a friend