Ewá: História, sincretismo, qualidades e muito mais sobre essa Orixá!

Ewá é uma Orixá que apresenta grande sensibilidade ao sexto sentido, também chamada de Yewá, ela é considerada a Orixá da vidência.

Por ser filha de Oxalufã e Nanã, ela é irmã de Ossaim, Omulú-Obaluaiê e Oxumaré. Os cinco compõem a família sagrada de Yewá.

Quer aprender mais sobre essa Orixá? Então acompanhe este post até o final para entender um pouco mais da história dessa entidade e todas as suas características!

Conheça Obatalá

ewá
Ewá: conheça a Orixá da pureza e da vidência

A história de Ewá Orixá

A Orixá Ewá é reconhecida por sua pureza, sensibilidade e dom da vidência. Contudo, essas não são suas únicas características. A sua aparência bastante exótica chama a atenção de todos, pois ela também é símbolo da sensualidade e da beleza. 

Embora a Orixa Ewa seja lembrada por sua beleza, ela se manteve casta. Por isso, ela também é protetora de todas as coisas consideradas puras e virgens, incluindo humanos, rios e florestas. Mas isso não significa que a Orixá é ingênua, na verdade, ela é bastante astuta, por isso, ninguém deve despertar sua ira. 

A Orixá é facilmente confundida com Oxumaré, seu irmão. Sendo assim, ela é comumente cultuada com esse outro Ser de Luz, já que ambos simbolizam a energia proporcionada pelo arco-íris. Assim como Oxumaré, ela também possui como símbolo a serpente. 

A Orixá Yewá é cultuada na Umbanda e no Candomblé, sendo mais comum no Candomblé. A força principal dessa Orixá está presente na Nigéria, sendo que nesse país há até mesmo um rio chamado Yewá. 

Há muitas histórias sobre Yewá, a mais famosa delas é que a Orixá já enganou a morte diversas vezes, por isso, ela não teme à morte. Essa história com o fato dela ser regente de nevoeiros e neblina, faz com que algumas pessoas acreditem que a Orixá habita cemitérios, já que esses locais são recobertos por paz e afastam Xangô e Ifá. 

A Orixá também é vista como uma mulher guerreira que possui grande sabedoria. Tradicionalmente, ela costuma subir apenas na cabeça das mulheres, sendo assim, ela se manifesta apenas em filhos de santos do sexo feminino. Entre os símbolos que destacam essa Orixá estão: o arpão, o Ofá, a lira e a cobra. 

Yewá e a morte

Há uma lenda de Ewá conta que a Orixá estava lavando roupas na beira do rio e notou um homem correndo desesperado. No mesmo momento, ela jogou as roupas de sua gamela gigante (igba) e escondeu o homem dentro. Ikú (a morte) apareceu em seguida e perguntou para Ewá se ela viu um homem correndo, foi então que ela respondeu calmamente que o sujeito havia descido pelo rio. Assim, Ikú foi atrás da pista falsa da Orixá e o homem pôde sair do igba. 

Quando saiu do esconderijo, o homem disse que se chamava Ifá e desde então se apaixonou por Ewá. Depois desse ocorrido, Ifá teria levado a Orixá para para se casar com ela, mas ela não quis, pois queria se manter pura. Dizem que a Yewá aprendeu o dom da vidência com Ifá. 

Ewá e Oxumaré

Há várias lendas sobre Ewa e Oxumare, sendo que uma delas conta que Oxumaré ajudou a irmã a se livrar do matrimônio. A lenda diz que sua mãe Nanã ansiava que a filha casasse, porém, a Orixá queria se concentrar em proteger a pureza. Foi então que Oxumaré levou Yewá no final do arco-íris, onde juntos viveram por muito tempo. 

Por causa dessa história, Ewá e Oxumaré são considerados a energia do arco-íris. A Orixá também passou a ser chamada de Ewá Fagemy, que é o mesmo que “Senhora do arco-íris“. 

ewá e oxumaré arco-íris
Ewá e Oxumaré: a energia do arco-íris

Ewá na Umbanda

Como já mencionado, a Orixá é cultuada na Umbanda, mas é tradicional do Candomblé. Ewá sincretiza Santa Luzia, que é cultuada no catolicismo. Isso porque o dom da Orixá é justamente a vidência, enquanto Santa Luzia era a padroeira das pessoas com problemas de visão. Ambas também escolheram não seguir matrimônio e são capazes de enxergar os diferentes caminhos para a alma. 

Ewá Orixá Candomblé

Na realidade, Ewá é mais tradicional no Candomblé do que na Umbanda. Na Nigéria, existe um rio com o seu nome onde vem sua força.

Veja a seguir algumas das principais características da Orixá:

Orixá Ewá qualidades

As qualidades da Orixá são descritas da seguinte forma:

  • Ewá Fagemy – Senhora dos arco-íris (ligada a Oxalá e Oxun).
  • Qualidade Ewá Bamio – Dona das pedras preciosas (ligada a Ossayn).
  • Ewá Salamim – Senhora das matas e guerreira (ligada a Odé e Yemanjá).
  • Ewá Gebeuyin – Torna-se uma serpente azulada nas tempestades (ligada a Oya, Omulu e Oxum).
  • Qualidade Ewá Awo – Senhora dos jogos de Búzios (ligada a Ossayn, Oya e Oxossi).
  • Ewá Gyran – Senhora dos raios solares (ligada a Oxum, Omulu e Oxossi).

Como cultuar Ewá?

Há várias formas de cultuar essa Orixá, sendo que algumas delas podem ser feitas por oferendas ou pela oração. Veja a seguir ambas as formas de como cultuarYewa. 

Comida de Ewa

A Orixá Yewá não aceita oferendas com galinha. Para fazer uma oferenda a ela, é preciso preparar a comida de Ewa, que é composta pelos seguintes ingredientes, materiais e montagem.

1. Ingredientes

Feijão preto refogado, feijão fradinho refogado, batata doce cozida e picada, milho cozido, camarão seco, coco cozido em cubos e banana da terra picada.

2. Materiais

Vela branca e alguidar.

3. Montagem

Coloque os ingredientes no alguidar em pequenas porções. Misture tudo, coloque a vela branca ao lado e faça as saudações à Orixá. 

Oração de Ewá

A oração de Yewá traz paz e energias positivas. Para estar em contato com esse Espírito de Luz, é importante orar e saudá-la corretamente. Veja a seguir a oração desse Ser de Luz!

ewá oração
Oração a Ewá

Características do culto a Yewá

O culto a Ewá é realizado no dia 13 de dezembro. A simbologia desse culto é marcada pela presenta da cor rosa, coral e vermelho, por elementos como lagoas, céu rosado, astros, florestas, rios e estrelas e por símbolos como cobra, arpão e ofá. 

Celebrado na terça-feira, o culto a esse Espírito de Luz enaltece aspectos da criatividade, beleza e vidência. Para realização do culto é preciso saudar Yewá com sua Saudação: Ri Ro Ewá.

Se você está passando por alguma dificuldade ou precisa de um Guia Espiritual para tomar boas decisões?

Marque agora mesmo uma Consulta Espiritual com Maicon Paiva para receber auxílio e conhecimento dos Seres de Luz. 

 

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Você está com sorte hoje
Send this to a friend