Por que eu me apego demais às pessoas? 6 motivos!

O apego excessivo é o apego quando passa dos limites. Por que eu me apego demais nas pessoas? O motivo que te leva a se apegar às pessoas pode estar relacionado a diversos fatores da sua vida, como familiar, profissional e também amoroso. 

Tudo que é em excesso faz mal para o outro, no apego não é diferente. Para que possamos nos relacionar é preciso se apegar ao outro, criar uma ligação carinhosa e amorosa, porém, esse apego deve ter limite. 

O Espaço Recomeçar pode te ajudar a entender porque você se apega demais às pessoas. Confira este artigo a seguir!

como lidar com apego excessivo
Saiba como lidar com apego excessivo com essas dicas!

Não sei porque eu me apego demais às pessoas: Veja 6 principais motivos!

O apego não é algo ruim, todos nós nos apegamos em quem amamos. É a necessidade de atenção, de carinho, de cuidados, de se sentir cuidada e amada, de amar e cuidar o tempo todo. Quando esses sentimentos passam do limite, ocorre o excesso de apego, que pode virar possessividade e controle. Dessa forma, o apego se torna algo ruim. 

Imagine viver com alguém que não sabe fazer nada sem você do lado, que não toma nenhuma decisão sozinho e que tem medo de te perder o tempo todo. A pessoa que é apegada aos outros costuma sempre estar mendigando companhia e atenção. 

A falta de amor, de carinho e de atenção pode levar uma pessoa a se tornar apegada aos outros. Isso acontece porque ela nunca teve tudo isso, e de repente, está cheia de carinho e atenção. Ao mesmo tempo que faz com que ela se sinta amada, faz com que ela exagere nos cuidados e controle. 

Confira esses 6 motivos pelos quais você se apega às pessoas:

1. Necessidade de companhia

Se você é uma pessoa muito solitária que tem a vida muito corrida e não tem tempo para socializar e se distrair, quando recebe um pouco de atenção e companhia pode se apegar rapidamente. Essa necessidade de companhia é natural do ser humano, não se sinta diferente.

2. Falta de liberdade e momentos de lazer

Tudo aquilo que foge da rotina, de uma vida pesada com obrigações e muita responsabilidade, vai te parecer mágico. Sendo assim, pode se apegar facilmente às pessoas que te fazem sair um pouco da sua rotina. 

3. Medo da solidão

É cientificamente comprovado que o ser humano não nasceu para viver e morrer sozinho. E com o passar do tempo, a necessidade de ter alguém ao lado aumenta cada vez mais. Dessa forma, o medo da solidão faz com que você se torne uma pessoa apegada a qualquer gesto de carinho e atenção.

4. Dependência emocional

Quando há a necessidade de ter alguém, o apego é direcionado a uma única pessoa de maneira excessiva e preocupante, você está partindo para a dependência emocional. E precisa de ajuda nesse caso, pois a dependência vem junto com muitos outros problemas emocionais e espirituais.

5. Excesso de cuidados

A pessoa que é apegada demais às pessoas se torna cuidadosa demais e isso pode causar incômodo. Quer sempre estar servindo, ajudando, sendo útil e esse exagero de cuidados é para preencher o apego que ela mesma criou. 

6. Sentimento de possessividade

Esse sem dúvidas é o grau do apego mais preocupante, quando parte de apego carinhoso e cuidadoso para possessividade e controle. A possessividade é algo mais agressivo e não tem a ver com cuidados, mas sim com ordens e controle da situação. Tome cuidado com os excessos de apego e se cuide. 

Amor-próprio: o segredo para atrair relacionamentos saudáveis

Apego demais destrói relacionamentos!

Como já sabemos, tudo que é demais faz mal, tudo deve ter um equilíbrio até mesmo nas coisas boas. Uma pessoa apegada demais se torna dependente da outra, não sabe viver sem a outra, quer estar sempre colada e isso com toda certeza pode destruir um relacionamento. 

É preciso controlar e equilibrar os sentimentos. Com um Trabalho Espiritual realizado com Maicon Paiva você pode ter esse equilíbrio no relacionamento. Aos primeiros sinais de que você está se apegando exageradamente a uma pessoa, se afaste, distraia sua mente e ocupe sua vida com coisas boas para você. 

Encontre a ajuda especializada em relacionamentos na Casa de Apoio Espiritual Espaço Recomeçar, agende sua Consulta através do WhatsApp agora mesmo. 

Um casal não precisa ser apegado demais para ser feliz, ter atividades longe do parceiro e atividades individuais fazem bem para o relacionamento. Portanto, apegar demais pode sim destruir seu relacionamento e torná-lo sufocante e desagradável.

Como lidar com apego excessivo? 10 dicas!

Se você sente que está precisando de ajuda e está apegado demais às pessoas, não demore a buscar ajuda especializada. Se cuidar e se conhecer melhor é um bom começo para refletir sobre seus comportamentos. 

O autoconhecimento pode te ajudar a identificar suas falhas e onde deve investir para aprender mais e corrigir. Um passo de cada vez, você é uma pessoa completa e não precisa de ninguém para ser feliz, a felicidade está dentro de você, você apenas deve compartilhar a felicidade e amor com alguém. 

Nunca dependa de outra pessoa para ser feliz, seja feliz, se ame e se cuide. Arrume alguém para compartilhar a vida de maneira leve, sem apego exagerado e dependência emocional. Veja 10 dicas de como lidar com o apego excessivo:

  1. Aprenda mais sobre você, pratique o autoconhecimento;
  2. Não espere muito das pessoas;
  3. Não confunda atenção com sentimento;
  4. Tenha amor-próprio;
  5. Ocupe sua vida com coisas boas e que te fazem bem;
  6. Reconheça que exagera muitas vezes no apego;
  7. Não culpe as pessoas por não corresponder suas expectativas;
  8. Não guarde mágoas;
  9. Deixe o passado no passado, se permita viver coisas novas;
  10. Não implore por afeto de quem não tem nada para oferecer a você. 

Meu relacionamento está me fazendo ter traumas

Quando a pessoa é muito apegada ao relacionamento?

Todo apego em excesso só pode fazer mal para a pessoa, e também para o relacionamento. É preciso saber administrar a vida quando se entra em um relacionamento. Se tornar dependente, viver em função do relacionamento e ser apegado demais pode fazer muito mal para sua saúde mental. 

Cuide da sua saúde emocional e também espiritual. Viva de maneira mais leve e desapegada. Isso pode evitar muitos outros problemas, e principalmente decepções. 

Confira outros conteúdos nas redes sociais do Espaço Recomeçar. Curtindo a página do Facebook, seguindo o Instagram e se inscrevendo no canal do YouTube, e encontre a ajuda que você precisa nesse momento.

Deixe o seu Voto
logo recomecar azul 2tgRFQ 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1