Existe privacidade no casamento? Saiba mais!

A privacidade no casamento é um assunto bastante polêmico, pois uns defendem que ambos devem ter a própria privacidade respeitada, enquanto outros acreditam que entre um casal não deve haver segredos. Por isso surge a dúvida: existe privacidade no casamento?

Veja a seguir tudo sobre a privacidade dentro do casamento, como a falta de privacidade pode ser prejudicial e quais são os limites na liberdade dentro do relacionamento. Confira!

Não Existe Privacidade No Casamento
Entenda porque não existe privacidade no casamento!

O que é a falta de privacidade?

Primeiro, é importante compreender o que é a falta de privacidade e o que isso pode causar. A falta de privacidade é a violação daquilo que a constituição define como direito de não ser visto, ouvido, de não ter imagens gravadas, de não ter conversas gravadas e de que esses conteúdos não sejam expostos nos meios de comunicação. 

Ou seja, a privacidade como um direito proíbe que o casal mexa no celular um do outro sem autorização, que baixe fotos ou conversas do outro sem permissão e que divulgue esse material com o intuito de causar danos morais ou materiais.

Quando nada disso é respeitado, surge a falta de privacidade. Um mexe no celular do outro sem consentimento, ambos exigem saber coisas que são íntimas um do outro, não há limite quanto ao que consideram como liberdade na relação, entre outras coisas.

Em um casamento, a insegurança, o medo de perder a pessoa amada e o ciúmes pode fazer com que uma das partes fique tão controladora que a privacidade não exista mais. E mesmo que o casal seja “uma só carne” após o casamento, ainda são duas pessoas distintas vivendo juntas. 

Celular acaba com casamento? Saiba mais!

É possível ter liberdade no relacionamento?

A liberdade no relacionamento é muito possível e necessária para que a relação seja saudável. Afinal de contas, todas as pessoas são livres. Contudo, sabemos que quando estamos em um relacionamento as coisas são diferentes. Nós nos comportamos de forma diferente, damos exclusividade, somos fiéis e tudo isso porque amamos o outro.

Mas isso não significa que você não possa ter a sua liberdade de sair, de trabalhar, de ver seus familiares e amigos e de fazer as coisas que você gosta. Todos nós somos livres, mas cabe a cada um de nós manter o respeito, a cumplicidade, a compreensão e o convívio dentro do relacionamento. É importante que a sua liberdade não prejudique seu relacionamento, assim como a liberdade dada a seu parceiro ou parceira.

É verdade que não existe privacidade no casamento?

Uma falácia muito comum é a de que “não existe privacidade no casamento”. Você acredita que não existe privacidade em um relacionamento tão sério quanto o casamento? Nós acreditamos que o direito à privacidade existe para todas as pessoas e que devemos respeitar isso!

Mas quando se trata de um casamento, a verdade é que a entrega do casal deve ser total, sem pudor e sem limites. Não é o mesmo que não ter privacidade, mas sim escolher se entregar por completo e ser totalmente transparente com o outro.

A transparência dentro do relacionamento é algo muito importante, mas pouco comentado. É a partir da transparência que um casal consegue confiar um no outro com total entrega. E não tem porque agir de outra forma no relacionamento se ambos concordaram em compartilhar a vida juntos!

Legalmente, a privacidade no casamento existe! Se você mexer no celular sem consentimento do outro você está violando o direito à privacidade e pode até mesmo ser preso por isso. Mas o casal que se ama, que valoriza um ao outro e se entrega por completo, não faz questão de ter privacidade e de esconder coisas do outro.

Por que meu marido apaga as mensagens do celular? Entenda!

Não existe privacidade no relacionamento?

Para finalizar, podemos resumir que ter privacidade no relacionamento é o mesmo que ter um quartinho onde você esconde todos os seus segredos mais sombrios ou que não quer que o outro saiba. Só você tem a chave dessa porta, então esse é um lugar seguro. Mas será que a pessoa que está com você ainda estaria se soubesse o que tem aí dentro? Será que você faria ou veria essas coisas na frente de quem você ama?

Se você não tem coragem de expor a sua intimidade para quem você ama, é porque tem algo que você está escondendo dessa pessoa que você sabe que acabaria com o relacionamento. 

Por isso, a questão de ter privacidade no relacionamento é uma reflexão de cada pessoa. Até onde a privacidade é boa? Qual é o limite? Tudo isso é muito subjetivo e varia de casal para casal. 

Por que é preciso respeitar a privacidade do outro?

Agora vamos explicar porque é preciso respeitar a privacidade do outro. Embora a privacidade seja uma porta de entrada para que o casal esconda coisas um do outro, é muito importante respeitar a privacidade de cada um. 

Exigir que o outro exponha a sua intimidade não é certo, pois isso viola o direito à privacidade e se torna uma exigência. Essa entrega e total transparência deve ocorrer de forma natural e com espontaneidade.

Traição: Saiba como lidar com esse problema!

A importância da individualidade no relacionamento

E por último, não poderíamos deixar de falar da individualidade, que em alguns relacionamentos ela é esquecida completamente e em outros, ela é cultivada em excesso. A individualidade é algo que pertence a todos nós, pois mesmo sendo um casal, somos individuais como pessoas.

Em um relacionamento, a individualidade deve existir. Cada um precisa ter seu momento sozinho para pensar, para praticar um hobby e para curtir a própria companhia. Mas esses momentos de individualidade devem ser dosados para que não haja o afastamento do casal. É preciso ter momentos de individualidade, com respeito e consideração ao parceiro ou parceira, mas também ter tempo de qualidade juntos. 

Se você está passando por problemas de privacidade e individualidade no seu relacionamento, converse com nosso Espiritualista e saiba qual é a melhor forma de solucionar esse problema amoroso. Agende agora a sua Consulta Espiritual pelo WhatsApp!

E se você gostou desse conteúdo, confira mais artigos aqui no blog e outros conteúdos no canal no YouTube, em nossa página no Facebook e no perfil no Instagram

5/5 - (6 votes)
Logo Recomecar Azul 2Tgrfq 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1