Relacionamento em Crise? Dicas para a Reconexão!

Um relacionamento em crise é aquele que está passando por dificuldades, conflitos, desgastes ou insatisfações. Muitas vezes, os casais não sabem como lidar com esses problemas e acabam se afastando, perdendo a confiança, o respeito e o amor. Mas isso não significa que o relacionamento está fadado ao fracasso. 

É possível superar as crises e reconstruir a conexão com a pessoa amada. Neste artigo, você vai ver quais são as principais causas de crises no relacionamento, como identificar os sinais de uma crise na relação e 13 dicas de como lidar com a crise para criar uma reconexão com a pessoa amada. Continue lendo e descubra como salvar o seu relacionamento!

Como Lidar Com A Crise
Veja 13 dicas de como lidar com a crise no relacionamento!

Quais são as principais causas de crises no relacionamento?

As crises no relacionamento podem ter diversas origens, como as populares crises dos 5 e 7 anos, por exemplo. Mas algumas das causas mais comuns são:

Problemas de comunicação

A comunicação é essencial para qualquer relacionamento, pois permite que o casal expresse seus sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. Quando a comunicação é deficiente, o casal pode se sentir incompreendido, frustrado e magoado.

Falta de intimidade

A intimidade é a forma de demonstrar afeto, carinho e desejo pelo parceiro. Se a intimidade é perdida no relacionamento, ambos podem se sentir distantes, carentes e insatisfeitos com a relação.

Desrespeito

Já o respeito é a base de qualquer relacionamento, pois implica em reconhecer o valor, a dignidade e a individualidade do outro. Mas se há desrespeito entre o casal, não há harmonia e nem reconhecimento um pelo outro.

Conheça a orientação espiritual para casais em crise!

Falta de confiança

A confiança é outro pilar que sustenta um relacionamento, pois permite que os casais se sintam seguros, tranquilos e apoiados. Se ela é abalada, os casais podem se sentir inseguros, ansiosos e desconfiados.

Rotina

Outra causa é a rotina, que dá estabilidade e previsibilidade a um relacionamento, mas também pode torná-lo monótono e sem graça. Quando a rotina é excessiva e não existem mais novidades na relação, o casal fica entediado, desmotivado e sem novidades.

Diferenças

As diferenças são o que tornam um relacionamento rico e diverso, mas também podem gerar conflitos e divergências, se tornando mais uma causa das crises. Quando as diferenças são incompatíveis, pode ser que o casal se sinta incomodado, irritado e insatisfeito.

6 meses de casados: supere essa crise!

Como identificar os sinais de uma crise na relação?

Uma crise na relação nem sempre é evidente ou fácil de ser identificada. Muitas vezes, ela se manifesta por meio de sinais sutis ou indiretos que indicam que algo não vai bem. Veja 5 sinais de uma crise na relação:

  1. Diminuição da frequência e da qualidade das conversas;
  2. Diminuição da frequência e da qualidade do sexo;
  3. Aumento das brigas e das indiferenças entre o casal;
  4. Aumento da distância e da frieza;
  5. Aumento da insatisfação e da infelicidade sobre o relacionamento.

A verdade é que é preciso estar atento aos sinais de que a relação não vai bem, para poder identificar a crise logo no início e agir rapidamente para evitar problemas ainda maiores, como o distanciamento, a perda da intimidade e até a separação do casal. 

Casamento em crise, o que fazer? 6 conselhos!

13 dicas de como lidar com a crise

Lidar com a crise no relacionamento não é fácil, mas é possível. Para isso, é preciso ter disposição, paciência e comprometimento. Veja essas 13 dicas de como lidar com a crise no relacionamento:

1. Reconheça a crise

O primeiro passo é reconhecer que o relacionamento está em crise e que é preciso fazer algo para mudar essa situação. Não negue, ignore ou minimize o problema. Seja honesto consigo mesmo e com o seu parceiro.

2. Dialogue com o parceiro

Também é preciso dialogar com o seu parceiro sobre a crise. Expresse seus sentimentos, pensamentos e necessidades. Escute os sentimentos, pensamentos e necessidades do seu parceiro. Seja claro, respeitoso e empático. Evite acusações, críticas ou julgamentos.

3. Identifique as causas da crise

O próximo passo é identificar as causas da crise. Procure entender o que está gerando os conflitos, os desgastes ou as insatisfações no relacionamento. Seja objetivo, realista e honesto.

4. Busque soluções conjuntas

Vocês também devem buscar soluções conjuntas para os problemas identificados. Procure chegar a um consenso sobre o que pode ser feito para melhorar o relacionamento. Seja flexível, criativo e colabore para o bem do seu relacionamento.

5. Comprometa-se com as mudanças

Não adianta nada buscar soluções se não houver comprometimento. Por isso, é preciso comprometer-se com as mudanças que forem combinadas entre vocês. Coloque em prática as soluções encontradas e avalie os resultados. 

6. Invista na comunicação

A comunicação é muito importante, por isso, é preciso investir em um bom diálogo no relacionamento. Converse mais e melhor com o seu parceiro. Compartilhe seus sentimentos, pensamentos e planos. Escute com atenção e interesse o que o seu parceiro tem a dizer. 

5 formas de agir na crise dos 7 anos de casamento!

7. Recupere a intimidade

Recuperar a intimidade no relacionamento é fundamental para superar qualquer crise. Demonstre mais afeto, carinho e desejo pelo seu parceiro. Beije, abrace e faça sexo com mais frequência e qualidade. Seja romântico, sensual e surpreendente.

8. Priorize o respeito

Ser respeitado e respeitar o outro é essencial para um relacionamento. Sendo assim, reconheça o valor, a dignidade e a individualidade do seu parceiro. Trate essa pessoa com educação, cortesia e consideração. Evite ofensas, agressões e desrespeitos de todas as formas.

9. Melhore a confiança

Também é necessário melhorar a confiança, principalmente se ela foi abalada por uma traição ou outra situação que gerou insegurança. Transmita segurança, tranquilidade e apoio ao seu parceiro. Cumpra suas promessas, honre seus compromissos e respeite seus limites. Além disso, evite mentiras, traições e desconfianças.

10. Tenha uma rotina

Todos precisam de rotina, inclusive os relacionamentos. Dê estabilidade e previsibilidade ao seu relacionamento. Estabeleça hábitos, regras e acordos que favoreçam a convivência harmoniosa. No entanto, não sejam escravos da rotina e não deixe que a relação se torne monótona e chata por conta dela.

11. Lide com as diferenças

Se vocês possuem diferenças, é preciso lidar com essas questões para ter uma relação feliz e harmoniosa. Valorize a diversidade e a riqueza do seu relacionamento. Aprenda com as diferenças do seu parceiro e ensine as suas diferenças ao outro também. Mas evite comparações, imposições e intolerâncias.

12. Tenha tempo de qualidade

Investir em tempo de qualidade também é fundamental. Dedique mais tempo de qualidade ao seu relacionamento. Faça atividades prazerosas, divertidas e interessantes juntos. Se permita viver e ser feliz com quem você ama.

13. Invista em si mesmo

Você também deve investir em si mesmo. Cuide da sua saúde física, mental e emocional. Desenvolva seus talentos, interesses e projetos pessoais. Lembre-se que você precisa ter seu momento para cuidar de si, assim como o outro também precisa desse espaço. 

Além dessas dicas incríveis, você pode recorrer à Ajuda Espiritual para salvar o seu relacionamento em crise. Entre em contato conosco através do WhatsApp e agende a sua Consulta Espiritual com Maicon Paiva.

Se gostou do conteúdo, veja mais artigos aqui no blog e siga nossas redes sociais. Nos acompanhe no Facebook, siga nosso Instagram, se inscreva no canal no YouTube e ouça nossos podcasts.

5/5 - (2 votes)
Logo Recomecar Azul 2Tgrfq 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

Posts Relacionados

Relacionamento
O casamento acabou bem mas moramos juntos! Veja o que fazer.
Relacionamento
Tenho bloqueio emocional: Descubra como superar!
Relacionamento
Conheça os sinais que ela esconde algo no celular e como