Veja 5 dicas de como lidar com esposa bipolar!

O transtorno bipolar atinge cerca de 140 milhões de pessoas no mundo e é bastante conhecido. Mas o que muitas pessoas não falam é que esse transtorno pode impactar no convívio dentro do relacionamento. As buscas por dicas de como lidar com esposa bipolar, por exemplo, são cada vez mais comuns entre os homens.

Pensando nessa necessidade, trouxemos um conteúdo completo com todas as informações de como ter um convívio saudável com uma pessoa que tem o transtorno de bipolaridade. Acompanhe também 5 dicas para lidar com uma esposa bipolar!

Transtorno Bipolar No Relacionamento
Saiba como lidar com o transtorno bipolar no relacionamento!

Como conviver com uma esposa bipolar?

O convívio com uma pessoa que tem bipolaridade, muitas vezes chamada de pessoa confusa, é um grande desafio. Na mesma hora que a pessoa está feliz, de repente está brava, e em outro tempo já está alegre novamente. É uma verdadeira montanha-russa de emoções e sentimentos, o que pode gerar muitos atritos na relação. 

Mas é importante saber lidar com essa situação, pois bipolaridade não é frescura, não é brincadeira e nem implicância, é um transtorno que precisa ser tratado corretamente para que a pessoa possa ter uma vida equilibrada e saudável.

Veja essas 5 dicas para lidar com essa situação no seu relacionamento e tornar o convívio mais equilibrado entre vocês dois:

1. Evite discussões

A primeira dica de como lidar com esposa bipolar é evitar discussões e situações que podem gerar irritação nela. É importante compreender que certos gatilhos podem desencadear uma crise na pessoa, como é o caso de uma discussão.

Essa dica também é importante para que a relação não se desgaste, já que as discussões, brigas e outros desentendimentos podem fazer com que o casal fique em constante atrito.

2. Seja positivo

Ao conversar ou avaliar uma situação seja positivo, pois a pessoa que tem bipolaridade tem uma forte tendência a ser alguém bastante negativo devido as suas variações de emoções.

Mostrar positividade em uma conversa ou situação delicada pode melhorar o ânimo da sua esposa e melhorar o convívio em seu relacionamento.

Quando a esposa não procura mais o marido: 10 sinais!

3. Não exalte a voz

Outra dica importante é não exaltar a voz para ela em nenhuma situação, principalmente quando estiverem brigando. A pessoa com transtorno de bipolaridade pode sentir suas emoções com mais intensidade. Por isso, ao gritar com sua esposa ela pode ter uma reação mais intensa.

Além disso, gritar ou falar alto em uma discussão é uma forma de impor autoritarismo e você jamais deve fazer isso em um relacionamento amoroso, pois o amor deve ser baseado no respeito. 

4. Não faça julgamentos

Durante uma briga ou em momentos de raiva é comum que você faça julgamentos sobre a sua esposa e até diga isso para ela. Mas é importante não julgá-la, pois a bipolaridade é uma condição séria e não cabe a ninguém julgar o que o outro sente. 

Portanto, evite fazer suposições inadequadas sobre o quadro da sua esposa, evite julgar o que ela sente e não faça comparações, pois isso só vai tornar as coisas mais difíceis entre vocês.

5. Escute ela

Para finalizar, é importante escutar a pessoa que tem bipolaridade, pois ela costuma ser muito impulsiva. Se a pessoa bipolar diz que fará algo, é porque ela vai fazer mesmo. E isso acende um alerta para tendências suicidas, que é um traço marcante para quem tem bipolaridade.

Fique de olho, escute com atenção o que a sua esposa diz e jamais duvide de suas ações, pois a impulsividade é um traço da bipolaridade. 

Como reconquistar a esposa vivendo junto?

Minha esposa é bipolar

Se esse diagnóstico é algo novo para você, é importante buscar informações sobre o assunto, entender a bipolaridade, se colocar no lugar da sua esposa e optar por formas de tornar a vida de vocês mais equilibrada. 

Não se assuste com o diagnóstico, pois com o tratamento adequado e toda a sua cooperação, vocês poderão ser muito felizes juntos. A bipolaridade pode ter níveis diferentes e estar presente na vida de muitas pessoas, mesmo sem elas saberem disso. Por isso, saiba que a sua esposa pode levar uma vida normal ao seu lado com o acompanhamento médico e seu apoio. 

Para que você conheça um pouco mais desse transtorno, confira a seguir os principais sintomas do transtorno bipolar e como eles se manifestam:

  • Irritabilidade;
  • Esquecimentos;
  • Culpa excessiva;
  • Ideias suicidas;
  • Autoestima elevada;
  • Fala compulsiva;
  • Ganho de peso;
  • Delírios e alucinações;
  • Aumento da libído;
  • Ideias descoordenadas;
  • Agitação psicomotora;
  • Falta de interesse pela vida;
  • Problemas com dinheiro;
  • Falta de foco e de atenção;
  • Frustração e sentimento de inutilidade.

Lembrando que apenas os profissionais de saúde podem diagnosticar e orientar sobre formas de tratamento para uma pessoa com transtorno bipolar. 

Transtorno bipolar no relacionamento

Vimos até aqui que lidar com uma esposa bipolar é algo desafiador, pois isso causa confusões, acaba atrapalhando o relacionamento e gerando desordens. Mas, tudo tem solução e é possível manter uma relação feliz e saudável com uma pessoa que sofre com o transtorno bipolar. 

O mais importante ao lidar com o transtorno bipolar no relacionamento é contar com o acompanhamento psicológico para entender melhor cada situação do dia a dia, como agir, o que evitar, como se comunicar com essa pessoa e como tornar o convívio mais saudável. 

Aqui no Espaço Recomeçar você também encontra o Acompanhamento Espiritual para auxiliar em um bom convívio no seu relacionamento. Nós podemos te ajudar com Trabalhos Espirituais que vão tornar a relação de vocês muito mais forte, como a Amarração Amorosa, o Adoçamento Amoroso e o Casamento Espiritual

Em alguns casos, você também pode realizar uma Limpeza Espiritual para afastar toda negatividade da vida de vocês, com o intuito de garantir uma maior positividade entre o casal. 

Mas para realizar um Trabalho Espiritual, é fundamental buscar orientações e respostas através da Consulta Espiritual. Esse é o atendimento inicial realizado em nossa Casa de Apoio Espiritual para descobrir a melhor forma de ajudar cada pessoa em seu problema amoroso ou espiritual.

Agende agora a sua Consulta Espiritual no Espaço Recomeçar pelo nosso WhatsApp!

Depois de todas essas dicas de como lidar com esposa bipolar, confira mais conteúdos aqui no blog. Siga o Espaço Recomeçar no Instagram, curta nossa página no Facebook e veja os vídeos no YouTube.

Logo Recomecar Azul 2Tgrfq 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

Posts Relacionados

Assuntos relevantes e relacionados aos pilares da vida, são exemplos sobre o que perguntar para

Consultor Espiritual é um profissional que utiliza a tradição religiosa para auxiliar aqueles que o

Codependência emocional é um estado em que uma pessoa se torna excessivamente dependente de outra