Como lidar com o ciúmes em um relacionamento a três?

Se você não sabe como lidar com o ciúmes em um relacionamento a três, precisa entender o que leva uma pessoa a sentir ciúmes para acabar com esses gatilhos.

O ciúme é uma emoção humana que pode surgir em qualquer tipo de relacionamento, seja ele monogâmico ou não. No entanto, quando se trata de um relacionamento a três, também chamado de trisal, o ciúme pode ser mais intenso e complexo, pois envolve três pessoas que compartilham sentimentos, desejos e expectativas. 

Neste artigo, vamos abordar algumas questões sobre o ciúme no trisal e dar algumas dicas de como lidar com ele de forma saudável e respeitosa. Veja também como o Espaço Recomeçar pode te ajudar a ser feliz em seu relacionamento trisal.

como lidar com o ciúmes no trisal
Saiba como lidar com o ciúmes no trisal e ser feliz a três!

Quando o ciúme pode atrapalhar um relacionamento trisal?

O ciúme pode atrapalhar um relacionamento trisal quando ele se torna excessivo, obsessivo ou possessivo, gerando conflitos, desconfianças e inseguranças entre os parceiros. 

Esse ciúme também pode ser prejudicial quando ele é usado como uma forma de manipulação, chantagem ou controle, violando os limites e a autonomia de cada um. Além disso, o ciúme pode ser um sinal de que há algo errado no relacionamento, como falta de comunicação, de afeto, de atenção ou de acordos claros e consensuais.

Um relacionamento trisal é mais complexo, pois há três pessoas envolvidas que compartilham sentimentos, emoções, vivências e a vida em geral. E não podemos nos esquecer que o ciúme é uma reação natural do ser humano, que pode surgir diante de diversas situações. 

O que é relacionamento trisal? Entenda!

O que leva uma pessoa no trisal a ser ciumenta?

O ciúmes pode ter origens e causas diversas, dependendo da personalidade, da história e das circunstâncias de cada pessoa. Por isso, é difícil saber o que leva uma pessoa no trisal a ser ciumenta. No entanto, alguns fatores podem contribuir para o surgimento do ciúme no trisal, sendo eles:

  1. A insegurança sobre o próprio valor, a autoestima ou a capacidade de satisfazer os parceiros;
  2. O medo de perder o lugar, o espaço ou a importância no relacionamento;
  3. A comparação com os outros parceiros, em termos de beleza, inteligência, habilidade ou desempenho;
  4. A dificuldade de lidar com as diferenças, as preferências ou as necessidades de cada um;
  5. A influência de crenças, valores ou normas sociais que reforçam a monogamia como o único modelo válido de relacionamento.

Essas são 5 situações em que o ciúmes pode surgir em um relacionamento trisal e se tornar um problema na relação. Por isso, é importante que os três estejam envolvidos e dispostos a cuidar um do outro em um relacionamento trisal, pois isso evita que as necessidades, os desejos e as preocupações de um dos parceiros não seja ouvida e atendida. 

Diferença entre poliamor e relacionamento aberto!

Até quando o ciúme é normal no relacionamento a três?

O ciúme é normal no relacionamento a três até o ponto em que ele não interfere na qualidade, na harmonia e na felicidade do trisal. 

Podemos dizer que o ciúme pode ser considerado normal quando ele é moderado, passageiro e expresso de forma honesta, respeitosa e construtiva. Também pode ser normal quando ele é uma fonte de motivação, de cuidado ou de valorização do relacionamento. 

No entanto, o ciúme deixa de ser normal quando ele é frequente, intenso e manifestado de forma agressiva, destrutiva ou invasiva. O ciúme também deixa de ser normal quando ele é uma fonte de sofrimento, de angústia ou de isolamento para o trisal.

É muito importante entender até que ponto ele é aceitável e pode ser superado, para que o ciúme não se torne um verdadeiro problema para o relacionamento. Afinal de contas, uma relação trisal, que foge do convencional, já é motivo de ciúme para muitas pessoas. Mas se todos estão dispostos a viver uma relação a três com entrega, amor e cumplicidade, é importante ter tolerâncias, limites e autoconfiança.

Saiba que o Espaço Recomeçar pode te ajudar a lidar com esse ciúme ou a melhorar esse sentimento em alguém que compõe o seu relacionamento trisal. Há Trabalhos Espirituais que equilibram as energias, que afastam rivais, que atraem a positividade e que melhoram o relacionamento. Faça sua Consulta Espiritual com Maicon Paiva e descubra como podemos te ajudar!

Como lidar com o ciúmes no trisal?

Lidar com o ciúme no trisal pode ser um desafio, mas não é impossível. Saiba que o mais importante é buscar o entendimento, ser paciente, respeitar os envolvidos e resolver os problemas que podem estar gerando esse ciúmes. 

Veja mais dicas do Espaço Recomeçar para lidar com o ciúmes no trisal e ser feliz com as pessoas que você ama:

  1. Reconheça e aceite o ciúme como uma emoção natural e legítima, mas não deixe que ele domine o seu comportamento ou o seu relacionamento;
  2. Busque compreender a origem e a causa do seu ciúme, analisando os seus sentimentos, pensamentos e crenças que o alimentam;
  3. Se comunique com os seus parceiros de forma aberta, sincera e empática, expressando o seu ciúme sem acusações, cobranças ou exigências;
  4. Escute os seus parceiros com atenção, respeito e compreensão, tentando entender o ponto de vista deles e as razões que os levam a agir de determinada forma;
  5. Negocie e estabeleça acordos claros, consensuais e flexíveis com os seus parceiros, definindo os limites, as regras e as expectativas de cada um no relacionamento;
  6. Invista na sua autoestima, no seu autoconhecimento e no seu autocuidado, valorizando as suas qualidades, os seus interesses e os seus projetos pessoais;
  7. Cultive a confiança, o amor e a admiração pelos seus parceiros, reconhecendo as suas diferenças, as suas singularidades e as suas contribuições para o relacionamento.

Ou seja, se você é a pessoa que sente ciúmes nessa relação, cuide mais de você, trabalhe a sua confiança e seja seguro de si. Mas se é outra pessoa que está com ciúmes, seja mais honesto, transparente e confiável, para que a relação tenha equilíbrio e cumplicidade.

Agora que você já conhece as dicas de como lidar com o ciúmes em um relacionamento a três, veja mais conteúdos como esse em nosso blog.

Aproveite para conhecer nosso perfil no Facebook, siga nosso Instagram, ouça nossos podcasts no Spotify e se inscreva em nosso canal no YouTube!

Deixe o seu Voto
logo recomecar azul 2tgRFQ 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1