Diferença entre poliamor e relacionamento aberto!

Você já ouviu falar em poliamor? E em relacionamento aberto? Esses e outros termos como a poligamia, relacionamentos geométricos, triângulos amorosos, quartetos, sub-relacionamentos, relações mono-poli e poliofidelidade, estão cada vez mais em alta. Neste conteúdo explicaremos a diferença entre poliamor e relacionamento aberto!

Embora sejam parecidos em alguns aspectos, saiba que essas duas formas de relacionamento amoroso são bem diferentes. Confira a seguir todos os detalhes dessas relações amorosas e suas principais diferenças!

Poliamor E Relacionamento Aberto
Entenda o conceito de poliamor e relacionamento aberto!

Entenda a diferença entre poliamor e relacionamento aberto

No poliamor e no relacionamento aberto, o relacionamento amoroso não se limita a duas pessoas, como ocorre nos relacionamentos monogâmicos. São relações amorosas onde o casal concorda com a inclusão de mais pessoas na relação, seja com apego emocional ou apenas com envolvimento sexual.

No entanto, poliamor e relacionamento aberto não são a mesma coisa. Embora sejam muito parecidos, há diferenças que você precisa conhecer caso queira adotar essa modalidade de relacionamento.

Em um relacionamento aberto, o casal concorda que ambos podem se envolver com terceiros, mas sem que esses tenham um vínculo amoroso. No relacionamento aberto o envolvimento é apenas sexual, não tem sentimentos envolvidos. Portanto, o casal não costuma se envolver com essa terceira pessoa, em alguns casos, eles decidem nem saber sobre esse envolvimento.

Por outro lado, no poliamor, como o próprio nome sugere, o casal se envolve com mais pessoas e esse envolvimento também inclui amor, sentimentos e um relacionamento mais inclusivo com essas outras pessoas.

Por isso, é comum ouvir falar em triângulo amoroso ou quarteto, por exemplo. Nesse caso, não se trata apenas de um casal, mas sim de várias pessoas que se amam e estão em um relacionamento juntas. Em alguns casos, pode ocorrer de existir um casal principal e as demais relações serem “sub-relacionamentos”. 

Sendo assim, a principal diferença entre as duas formas de relacionamento é que no poliamor há sentimentos envolvidos e no relacionamento aberto não há amor.

O que é relacionamento trisal? Saiba tudo!

O que é namoro híbrido?

Outro termo comum é o namoro híbrido. Por ser um conceito novo, muitas pessoas querem saber o que é namoro híbrido e como isso funciona na prática. Diferente das modalidades anteriores, um relacionamento híbrido é composto por uma parte que se sente satisfeita com a monogamia e por uma parte que vive um relacionamento aberto. 

Portanto, um não se importa que o outro tenha mais parceiros e está satisfeito tendo apenas um parceiro, enquanto que o outro mantém relações extraconjugais com outras pessoas. 

Lembrando que em todos esses relacionamentos não há traição, pois esse tipo de relação é combinada entre todos. Ou seja, os dois concordam em incluir mais pessoas, em abrir o relacionamento e não há traição quando tudo é combinado e acordado por todos.

Portanto, um namoro ou casamento híbrido é indicado para aquele casal em que uma das partes não é ciumenta e não se importa que o parceiro tenha outras relações. Sendo assim, o parceiro ou parceira que não se sente bem vivendo um relacionamento monogâmico, tem a liberdade de viver experiências amorosas ou apenas sexuais fora da relação atual. 

Como funciona um relacionamento aberto conceitos

Agora vamos entender o conceito de um relacionamento aberto. Geralmente, um relacionamento aberto é um acordo estabelecido pelo casal que permite o envolvimento de ambos com outras pessoas fora do relacionamento.

Ou seja, os dois podem ter relações extraconjugais e experiências fora da relação amorosa, sendo que não há ciúmes, não há discussões ou traições nessas relações, já que tudo é combinado pelos dois. No entanto, o amor é estabelecido apenas entre o casal, sendo esse o maior vínculo entre os dois.

Nas relações extraconjugais não há envolvimento sentimental, por isso, as pessoas não cultivam amor por suas experiências fora do relacionamento oficial. Caso exista amor, a relação não é mais aberta, mas sim um poliamor. 

Saiba o que é relacionamento aberto em detalhes!

Devo aceitar um relacionamento aberto para não perder meu amor?

Muitas pessoas começam a procurar por informações sobre relacionamento aberto e poliamor depois que se deparam com essa informação trazida pelo parceiro ou parceira dentro do relacionamento. Ou seja, a pessoa diz que deseja experimentar um relacionamento aberto, que ama a pessoa, mas quer viver novas experiências fora da relação amorosa. 

Isso quase sempre desestabiliza a pessoa que não está esperando por isso. É muito comum que a pessoa se sinta traída, como se não fosse o suficiente e injustiçada. Mas a verdade é que algumas pessoas não conseguem se manter em um relacionamento monogâmico e precisam ter essa liberdade.

Se o seu parceiro ou parceira demonstrou esse interesse, saiba que essa pessoa pode não ser monogâmica e pode ter essa necessidade de estar com outras pessoas. Um ponto positivo nisso tudo é que a pessoa não te traiu, mas escolheu conversar com você sobre o assunto.

Mas você não deve aceitar nada que te faça infeliz apenas para manter um relacionamento. Se você pensou a respeito e acredita que esse tipo de relação não é para você, então você deve deixar isso claro para a pessoa amada e dizer que não dá para seguir dessa forma.

Ciúmes no relacionamento: Saiba como controlar!

O que fazer quando a pessoa amada quer abrir a relação?

Bom, se você está com medo de perder seu amor porque ele ou ela quer abrir o relacionamento para viver novas experiências, saiba que você pode aceitar essa situação se for do seu interesse, ou procurar ajuda espiritual para lidar com essa situação.

Há casos em que a pessoa está cansada de viver o mesmo relacionamento porque caiu na rotina, porque o dia a dia acabou sufocando a relação e começa a acreditar que terá coisas novas e boas fora do relacionamento.

Em casos assim, a ajuda espiritual pode ser muito benéfica, pois pode resgatar o amor que existia no início da relação. A paixão pode ser reavivada através da ajuda de um Espiritualista. Então se você está passando por essa situação, não espere as coisas piorarem.

Busque ajuda espiritual no Espaço Recomeçar. Agende sua Consulta Espiritual pelo WhatsApp e saiba o que fazer!

Se gostou deste artigo, veja mais conteúdos aqui no blog e nas redes sociais. Nos acompanhe no Facebook, siga no Instagram e se inscreva no nosso canal no YouTube.

5/5 - (2 votes)
Logo Recomecar Azul 2Tgrfq 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

Posts Relacionados

Relacionamento

O casamento acabou bem mas moramos juntos! Veja o que fazer.

Relacionamento

Tenho bloqueio emocional: Descubra como superar!

Relacionamento

Conheça os sinais que ela esconde algo no celular e como
logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1