Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

O que é relacionamento aberto?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
o-que-e-relacionamento-aberto

O que é relacionamento aberto, pode ser uma dúvida sua, por isso, queremos esclarecer que é uma relação onde duas pessoas decidem por livre e espontânea vontade não serem exclusivos um do outro. Isso significa que ambos podem ter relações amorosas com outras pessoas, desde que os dois respeitem os limites e regras impostas na relação. 

Pode parecer confuso, mas essa é uma relação como qualquer outra, a única diferença é que as pessoas não são exclusivas uma da outra. Em todo caso, se você está em uma situação em que precisa decidir se topa vivenciar um relacionamento aberto, veja a seguir tudo que você precisa saber sobre esse tipo de relação. 

o-que-e-um-relacionamento-aberto
Entenda o que é relacionamento aberto e como funciona!

O que é Relacionamento aberto? Entenda mais!

É fácil entender o que é um relacionamento aberto. Em um relacionamento comum, as pessoas mantêm a exclusividade ao se relacionar, isso significa que elas tem relações amorosas apenas com uma pessoa. Já no relacionamento aberto, ambos podem ter relações com outras pessoas sem que a relação seja prejudicada. 

Mas isso não seria traição? Calma, que você vai entender melhor. Em um relacionamento aberto não é traição beijar ou ter relações sexuais com outra pessoa, porque isso foi combinado entre as duas pessoas. A traição ocorre quando a pessoa faz ou diz algo que não foi combinado sem que o outro saiba. Por isso que em um relacionamento comum ter relações com outras pessoas é traição, pois ambos desejam exclusividade na relação.

O significado de relacionamento aberto é uma relação amorosa onde não há exclusividade em nenhuma das partes. Essa relação também é baseada no amor, na cumplicidade, no companheirismo, na confiança e em todos os pilares que constituem uma relação saudável. 

Leia também: Cinco coisas que homem que trai costuma fazer

Qual a diferença entre um relacionamento sério e um relacionamento aberto?

Primeiro é importante definir que um relacionamento aberto é um relacionamento sério também. Inclusive, há casais que são casados e possuem relacionamento aberto. Em todo caso, há uma grande diferença entre o relacionamento aberto e o relacionamento exclusivo. 

No relacionamento aberto, ambos podem ter relações amorosas com outras pessoas. Já no relacionamento exclusivo, ambos devem viver uma relação de exclusividade. Essa é a principal diferença.

Mas se compararmos os dois tipos de relacionamento, perceberemos que são muito parecidos. As duas relações possuem regras, limites, precisam de bastante conversa para dar certo, devem ser baseadas no amor e na confiança, entre outras coisas. 

Leia também: Como deixar de amar alguém que só te faz sofrer?

Quais as vantagens do relacionamento aberto?

Se você está pensando em ter esse tipo de relacionamento, saiba que é preciso considerar muito mais do que apenas vantagens. O relacionamento aberto é para quem tem uma mente desconstruída, que gosta de viver sua liberdade, mas ao mesmo tempo quer estar com alguém para construir algo sério. 

As vantagens de ter esse tipo de relacionamento incluem:

  • Você pode se envolver com outras pessoas sem sentir culpa
  • Não há traição nesse tipo de relacionamento, então você não será traído também
  • O relacionamento não esfria ou cai na rotina, pois ambos estarão vivendo sua liberdade como quiserem
  • Há menos brigas em relacionamentos abertos do que em um relacionamento exclusivo
  • Há muito mais confiança em um relacionamento aberto
  • O relacionamento se torna um grande amadurecimento na vida de ambos

Mas não se engane, para viver esse tipo de relacionamento é preciso ter muita maturidade, inteligência emocional, honestidade e confiança. Ambos devem ser muito maduros e honestos um com o outro para que a relação dê certo. 

Leia também: Conselhos sobre amor e relacionamento 

Como ter um relacionamento aberto?

Para ter um relacionamento aberto você precisa encontrar alguém que esteja disposto a vivenciar isso com você. Se você já tem um parceiro ou parceira e deseja que a relação tome esse rumo, o ideal é conversar com a pessoa, explicar o que é relacionamento aberto e propor uma experiência para saber se ambos topariam viver essa relação.

Contudo, saiba que pode ser muito difícil convencer alguém que já está há um tempo com você a ter um relacionamento sem exclusividade. Por isso, se você ainda não tem um relacionamento e deseja viver essa experiência, você pode deixar isso bem claro desde o início, assim será muito mais fácil encontrar alguém disposto a viver esse tipo de relacionamento com você. 

Além de encontrar alguém que queira dividir essa experiência com você e claro, que seja um parceiro ou parceira que você ama, é preciso ter alguns cuidados ao ter essa relação. O primeiro deles é ter regras e limites. Mas esse relacionamento não é livre, leve e solto? Calma, que não é bem assim. 

O relacionamento aberto precisa de regras e limites para funcionar e os dois devem estar de acordo com isso. As regras definem o que o casal pode ou não fazer, assim como estabelece quais são as situações aceitáveis, os limites de cada situação, entre outras coisas. 

Por exemplo, há casais que vivem o relacionamento aberto apenas na vida sexual, mas não aceitam que o outro tenha uma relação de amor com outra pessoa. Há casais que não se importam com isso, desde que a própria relação tenha os cuidados necessários como atenção, carinho, respeito, amor e cumplicidade. 

São inúmeras possibilidades, mas em todo caso é preciso que o casal esteja disposto a viver tudo isso e a relação seja encarada com muita maturidade. 

Como lidar com um relacionamento aberto?

Se você está vivendo um relacionamento aberto e não sabe como lidar com essa situação, a primeira coisa a se fazer é perguntar se isso é mesmo o que você quer. Às vezes você está em um relacionamento aberto porque seu parceiro ou parceira sugeriu e diz que só estará com você se for dessa forma. Mas no fundo você sabe que não é isso que você deseja. Se esse é o seu caso, então esse não é o relacionamento ideal para você.

Nesse caso, pare de sofrer por amor. Aqui no Espaço Recomeçar podemos te ajudar com seu problema amoroso. Agende sua Consulta Espiritual e descubra como ser feliz no amor novamente. 

Agora se você decidiu entrar nesse tipo de relacionamento e deseja aprender a lidar com essa situação de forma madura, você precisa desenvolver controle e inteligência emocional. Além disso, é preciso ter muita segurança, confiança e honestidade com a pessoa que você ama. Assim você conseguirá ter uma relação de cumplicidade. 

Ficou alguma dúvida sobre o que é relacionamento aberto? Deixe seu comentário e siga o Espaço no Instagram e no Facebook

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Veja mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!