Veja 10 sinais de falta de diálogo no casamento!

A falta de diálogo no casamento está entre as principais causas de divórcio. Além disso, é uma das principais queixas de casais que estão em crise. Mas afinal de contas, por que os casais têm tanta dificuldade em se comunicar? E por que a falta de comunicação é tão prejudicial para um relacionamento amoroso? Essas e outras dúvidas responderemos neste artigo!

Veja a seguir como a falta de diálogo pode afundar um relacionamento, podendo levar até mesmo ao término. Confira também as principais causas da falta de comunicação e os sinais de que seu relacionamento está sofrendo com esse problema. 

falta de comunicação no casamento
Saiba quais são os efeitos da falta de comunicação no casamento!

Qual a importância do diálogo entre casal?

O diálogo é importante não somente para relacionamentos amorosos, mas para todos os nossos relacionamentos. Afinal de contas, os humanos são seres sociáveis, que precisam conversar e estar em contato com outros humanos. E isso também ocorre em nossos relacionamentos, é importante que haja uma comunicação de qualidade para manter a relação de forma saudável.

A importância do diálogo entre casal é dada pela necessidade em se comunicar claramente, em saber o que o outro quer, em descobrir se a pessoa que está com você está realmente feliz ou se precisa de algo, enfim, é importante para que ambos estejam satisfeitos com a relação.

Veja as dicas de como lidar com pessoa indecisa no relacionamento!

O que causa a falta de comunicação no casamento?

Existem muitos problemas que podem levar à falta de comunicação. O mais simples deles é a dificuldade em se comunicar causada por uma imaturidade ou insegurança em dizer aquilo que sente. Algumas pessoas possuem essa dificuldade porque não tiveram uma boa comunicação na infância e acabam não conseguindo expressar aquilo que realmente estão sentindo.

Mas há casos também onde as brigas frequentes e outras influências acabam afetando a comunicação do casal. Aqueles que só sabem apontar defeitos e fazer críticas ao outro, costuma ter maior dificuldade em se comunicar no relacionamento. Os casais que brigam muito também podem ter dificuldade em conversar no dia a dia. 

Além disso, não há como não mencionar que a modernidade tem dificultado mais a comunicação no dia a dia. Hoje em dia é muito mais fácil mandar mensagem e ficar horas entretido nas telas do que se relacionar na vida real, cuidar do relacionamento e fortalecer a comunicação no dia a dia. Portanto, essa também é uma das causas da falta de comunicação.

O celular acaba com o relacionamento?

Bom, se a modernidade tem dificultado essa comunicação real, que ocorre no dia a dia, será que o celular acaba com o casamento? A relação entre casal e celular é cada vez mais mencionada como um problema nos relacionamentos amorosos. Há até mesmo quem diga que celular afasta casal ou causa a separação.

A verdade é que tudo em excesso faz mal! Se o casal se dedica mais às telas, passa horas no celular e não tem tempo para curtir juntos, a relação realmente chega ao fim. Mas o celular não é o vilão, ele é apenas um aparelho em que as pessoas estão mais dispostas a se dedicar do que ao próprio relacionamento.

Então, não é o celular que acaba com o relacionamento, mas sim as pessoas que deixam de lado as suas relações amorosas para perder horas e horas no celular. Também é importante lembrar que algumas pessoas fazem isso porque possuem problemas no relacionamento com os quais não querem lidar e aí param de se importar com o que o outro quer, sente ou precisa. 

Portanto, celular não acaba com o casamento, mas as pessoas precisam equilibrar o tempo gasto nessas telas com a vivência real dentro do relacionamento.

Saiba como lidar com marido nervoso com essas 7 dicas poderosas!

Sinais da falta de diálogo no casamento

Sabendo da importância do diálogo em um relacionamento amoroso, você precisa avaliar se o seu casamento está sofrendo com esse problema para que a relação não chegue ao fim. Confira a seguir quais são os 10 sinais da falta de diálogo no casamento:

1. Sempre há alguém que se acha certo o tempo todo

Você ou seu parceiro ou parceira sempre se acha certo o tempo todo? Esse é um sinal da falta de diálogo no casamento. Quando a pessoa acredita que está sempre certa, é porque não tem capacidade de admitir os próprios erros e de se desculpar. Saiba que ninguém nunca está certo o tempo todo. 

2. Uma das partes sente que está falando sozinha

Outro sinal de que está faltando comunicação é que uma das partes sente que está falando sozinha no relacionamento. Ou seja, você ou a outra pessoa parece falar sozinho na relação. 

Esse tipo de sentimento é mais comum nas mulheres, que reclamam com frequência que o marido não conversa. Mas pode ocorrer também com homens! Nos dois casos, indica a falta de empatia de se colocar no lugar do outro.

Confira os 10 sinais que ele quer terminar o relacionamento!

3. Vocês não se aceitam de verdade

É importante considerar que ninguém é igual a ninguém. Todos temos diferenças e saber conviver com essas diversidades é um dos desafios de um relacionamento. Portanto, se vocês não se aceitam de verdade, estão o tempo todo criticando um ao outro e têm dificuldades em lidar com as características de cada um, então esse é outro sinal da falta de comunicação.

4. Vocês não conseguem conversar

Esse pode ser o primeiro sinal que os casais começam a notar sobre a falta de comunicação no casamento. Vocês até tentam, mas não conseguem ingressar em uma conversa. Geralmente, uma conversa não engrena porque uma das partes não dá espaço para o outro falar ou porque uma das partes simplesmente para de falar. 

A dificuldade em estabelecer uma conversa indica que a comunicação não vai bem e isso requer cuidado especial do casal no relacionamento.

5. Falta planos entre vocês

Outro sinal que pode indicar problemas de comunicação é a falta de planos entre o casal. Sabe quando os dois não conseguem mais planejar o que vão fazer no final de semana? Então, isso indica que o casal está sofrendo com a comunicação. Com o tempo, ambos param de se importar em planejar coisas juntos e acabam passando mais tempo sozinhos porque não sabem expressar aquilo que querem para seus parceiros ou parceiras. No fim de tudo isso, o relacionamento acaba.

Saiba o que fazer com homem que trata mal a esposa!

6. Vocês não se olham mais nos olhos

Conversar sem olhar nos olhos um do outro é outro sinal de problemas na comunicação. Quando nos comunicamos com sinceridade, verdade e atenção, nosso olhar vai sempre de encontro ao outro. Mas quando há falta de diálogo, desânimo e incapacidade em manter uma boa comunicação, é comum que ambos deixem de olhar nos olhos um do outro. 

7. Você não consegue expressar suas insatisfações

Um grande problema da falta de comunicação é a incapacidade de expressar as insatisfações dentro do relacionamento. A pessoa começa a se fechar porque não consegue dizer ao outro as suas insatisfações e acredita que nunca poderá ser feliz no relacionamento, já que o outro não a entende. 

Esse é um problema da falta de comunicação. Casais que não se comunicam têm dificuldade em dizer que o sexo não está bom, que a rotina está sendo muito cansativa, que é difícil lidar com determinados defeitos do outro, enfim, são diversas as insatisfações que podem surgir e que devem ser comunicadas.

8. Você aceita situações para manter o casamento

Outro sinal da falta de comunicação é quando a pessoa passa a aceitar situações em seu relacionamento apenas para manter a relação, mesmo que essas situações sejam extremamente prejudiciais. Por exemplo, a pessoa não suporta que o outro chegue tarde em casa, mas aceita essa situação porque não consegue se comunicar adequadamente. 

Casos mais extremos de aceitação de situações muito difíceis são o de traição, brigas constantes no relacionamento, decisões importantes sobre os filhos, entre outros. 

Por que meu marido apaga as mensagens do celular? Saiba agora!

9. Vocês não fazem concessões

Vocês ou a outra parte podem ter muita dificuldade em fazer concessões e esse é outro sinal claro da falta de comunicação. As concessões podem ser simples, como concordar sobre o sabor da pizza, até mais complexas, como escolher o nome dos filhos. 

Casais que têm dificuldade em chegar a um acordo ou de ceder diante de um impasse, demonstram claramente o sinal de individualismo. Portanto, não conseguem comunicar um ao outro os seus desejos e acabam exigindo aquilo que também não oferecem.

10. Vocês não conversam sobre determinados assuntos

Sabe aquela expressão: “pisar em ovos”? Você sente que não consegue conversar com seu parceiro ou parceira sobre determinados assuntos porque acredita que a pessoa irá explodir a qualquer momento? Ou você tem o comportamento explosivo quando determinado assunto é mencionado?

Ter assuntos proibidos dentro do relacionamento é outro sinal de que a relação não vai bem. Se ambos não conseguem conversar sobre algo que os incomoda, então quer dizer que a comunicação não está nada boa. 

Consequências da falta de comunicação no relacionamento

A falta de comunicação no relacionamento leva ao desgaste da relação. O casal para de se importar com o que o outro pensa ou sente, começa a agir por conta própria, não dá importância para o relacionamento e por fim, o casamento acaba.

Essa é a consequência da falta de comunicação, os relacionamentos chegam ao fim por causa do desgaste, das brigas constantes e da falta de entendimento entre o casal.

Como salvar meu casamento? Veja essas 5 dicas!

Como fortalecer o diálogo entre casais?

Considerando que a falta de comunicação pode fazer com que seu relacionamento chegue ao fim, é primordial fortalecer o diálogo no casamento. Nesse caso, saiba que iniciar uma discussão de relacionamento com seu parceiro para bater esse problema de frente pode ser um grande erro. 

Quando a relação já está abalada pela falta de comunicação, é importante buscar ajuda externamente. Nesse caso, recomendamos que você realize uma Consulta Espiritual com Maicon Paiva para descobrir como agir sem causar ainda mais problemas no relacionamento. Aqui no Espaço Recomeçar você poderá realizar Trabalhos Espirituais para fortalecer o diálogo em seu casamento. 

Dicas para melhorar a comunicação entre casal

Também trouxemos algumas dicas importantes para melhorar a comunicação dentro do relacionamento. Veja a seguir quais são essas dicas que poderão ajudar o seu casamento:

  • Evite conversar ou discutir de cabeça quente
  • Não use argumentos ou situações do passado contra o outro em uma discussão
  • Procure escutar o outro para compreender suas insatisfações
  • Não faça rodeios, diga o que quer de forma direta e clara
  • Mostre para o outro que vocês são uma equipe e não adversários
  • Pare de dar indiretas, utilize uma comunicação objetiva
  • Falem sobre tudo, incluindo opções, preferências, expectativas e muito mais
  • Não tente ficar adivinhando os desejos do outro, pergunte o que o outro quer de forma direta
  • Use palavras mais doces para se comunicar e evite palavras grosseiras
  • Saiba reconhecer os seus erros e peça desculpas quando necessário

Faça uma Amarração Amorosa para salvar o seu casamento!

Por fim, se o seu relacionamento se encontra em crise, vocês têm muita dificuldade em se comunicar e estão o tempo todo brigando, é fundamental agir rapidamente. Em casos assim as dicas passadas anteriormente podem não ser suficientes, já que o relacionamento está bem desgastado e encontra-se em uma situação difícil.

Portanto, é necessário um trabalho mais delicado que consiga agir no plano espiritual. Por isso, recomendamos os Trabalhos Espirituais feitos por nosso Espiritualista Maicon Paiva, como a Amarração Amorosa.

Esse é um trabalho feito para o amor através de energias positivas, boas vibrações e com a ajuda de Entidades de Luz. O trabalho possibilita atrair tudo que é bom para seu relacionamento, incluindo harmonia, comunicação, positividade, esperança, equilíbrio, paz, paciência, calma, companheirismo e muito mais.

Sendo assim, casamentos que estão por um fio de chegarem ao fim precisam de ajuda para afastar todas as influências negativas, atrair coisas boas para o relacionamento, trabalhar a harmonia na relação e restaurar o amor que existia no início. 

Se você está passando por essa situação, agende agora a sua Consulta Espiritual aqui no Espaço Recomeçar e descubra se a Amarração Amorosa é o trabalho indicado para te ajudar com seu problema amoroso. 

Gostou dessas dicas e informações? Então continue aprendendo mais sobre relacionamentos aqui no blog e acompanhe nosso perfil no Facebook e no Instagram

5/5 - (4 votes)
logo recomecar azul 2tgRFQ 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1