O que é permitido fazer após o período do preceito?

O período do preceito é conhecido em religiões como a Umbanda como um momento de privações que antecede a gira, que é a sessão, o culto e o encontro de Umbanda. Mas você sabe o que é permitido fazer após o período do preceito

Se você pretende participar de uma gira, realizar Trabalhos Espirituais, mas não sabe como funciona o período de preceito, veja neste conteúdo todos os detalhes de como agir, o que não pode fazer durante e após, entre outras curiosidades sobre o tema!

o que acontece quando quebra o preceito
Saiba o que acontece quando quebra o preceito e todos os detalhes desse período!

Quais são os dias de preceito?

A primeira grande dúvida sobre esse período é saber quais são os dias de preceito. Na Umbanda, o período de preceito corresponde a 24 horas que antecedem a gira. Nesse período, que é de apenas um dia, os participantes devem se abster do consumo de carne vermelha, de álcool e de atos sexuais. 

Mas é importante deixar claro que cada terreiro possui suas regras. Há terreiros de Umbanda que utilizam o período de doze ou de oito horas, por exemplo. Assim como há terreiros mais exigentes que utilizam um período de três meses para o preceito.

No caso de Trabalhos Espirituais, caso esse seja o seu foco, o Espiritualista que for preparar o ritual informará todos os detalhes sobre o que deve ser feito em cada caso, assim como se é necessário se abster de alguma coisa ao longo do Trabalho.

Saiba tudo sobre o Pai de Santo Umbanda!

Como funciona o preceito?

Entender como funciona o preceito é bastante simples, nesse período a pessoa deve se abster dos prazeres carnais. Por isso, quem participa do preceito porque está fazendo um Trabalho Espiritual ou porque está iniciando na Umbanda, precisa ficar esse período sem ter atos sexuais, sem consumir carne vermelha e sem beber nenhum tipo de bebida alcoólica. 

O período de preceito existe para eliminar as energias que são liberadas através do consumo de carne, bebida alcoólica e do ato sexual. Segundo os ensinamentos da Umbanda, cada um desses atos reflete em um campo vibracional diferente da nossa energia. 

Sendo assim, com o período de abstinência todas essas energias que tendem a ser baixas e pesadas são eliminadas, restando apenas a nossa energia original que é essencial para ter contato com a nossa espiritualidade.

Portanto, o preceito funciona como uma purificação de energias e limpeza de todos os resíduos energéticos que ficam quando se consome álcool, se come carne vermelha e se tem atos sexuais. E podemos responder o que significa guardar preceito como o período de limpeza e purificação. 

Saiba o que é quebra de demanda na Umbanda!

O que não pode fazer quando está de preceito?

O que não pode fazer no preceito Umbanda? Agora vamos falar em mais detalhes o que não pode fazer quanto está de preceito. A verdade é que o preceito pode ser diferente para cada pessoa ou terreiro. O senso comum é a abstenção de carne vermelha, álcool e atos sexuais. Mas há pessoas que não consomem nenhum tipo de carne ou alimento de origem animal, tem pessoas que não fumam durante esse período, entre outras atitudes. 

O que não fazer nesse período depende muito do terreiro que a pessoa participa, do tipo de iniciação que ela tem na Umbanda, se o preceito é para a realização de um Trabalho Espiritual, se o preceito é para auxiliar em uma gira e das próprias convicções de cada um. 

Também é importante lembrar que o Candomblé possui um período de preceitos, mas que possui uma dinâmica um pouco diferente da Umbanda. Nesta outra religião, o preceito se configura como um conjunto de regras para as comidas e oferendas dadas aos Orixás, considerando as preferências de cada um e os alimentos que são proibidos a cada Entidade Espiritual.

Por isso é muito importante entender quais são os tipos de preceitos que existem e como eles funcionam em cada situação.

O que é Umbanda? Entenda tudo sobre essa religião!

Pode fumar durante o preceito?

Quem fuma socialmente ou diariamente precisa ficar atento ao período de preceito adotado por cada terreiro e situação. Em alguns casos, pode ser que o ideal seja se abster do cigarro durante esse período para que a sua energia original não sofra interferência com a energia do tabagismo. 

Mas há situações e locais que não exigem essa abstenção. Por isso, a melhor forma de seguir todas as orientações corretamente e cumprir com o período de preceito é conhecendo as particularidades do preceito do terreiro que você frequenta ou se informando com o Espiritualista que está preparando o seu Trabalho Espiritual.

O que acontece quando quebra o preceito?

Mas o que acontece quando quebra o preceito? Será que você tem alguma consequência negativa nisso tudo?

O que acontece se quebrar o preceito na Umbanda? Se o preceito é para uma iniciação na Umbanda ou em outras religiões, quando o período é quebrado a pessoa demonstra que não tem forças e nem vontade suficiente para alcançar o seu objetivo. Embora ela possa retomar os processos de iniciação, fica difícil ela seguir com esse objetivo se não consegue se abster durante o período de preceito.

Já no caso dos Trabalhos Espirituais, se for solicitado para que a pessoa faça um período de preceito antes ou após o ritual, se o preceito for quebrado pode ser que o Trabalho Espiritual não dê certo. Afinal de contas, toda a intenção que a pessoa coloca no Trabalho é essencial para que o resultado seja alcançado. Mas se a pessoa não consegue se abster de algumas coisas para ter algo que ela deseja, isso mostra que a intenção não é tão profunda.

Conheça a poderosa Pomba Gira do amor!

Quanto tempo demora o preceito?

Nós já comentamos quais são os dias do preceito, mas é importante dizer quanto tempo demora o preceito em diferentes situações. 

Para giras e iniciações em religiões afro-brasileiras, o preceito pode ser de 24, 12 ou 8 horas antes do culto. Em Trabalhos Espirituais, o preceito pode ser de 3 a 1 mês, podendo ser antes, durante e após o ritual.

Por isso muitas pessoas perguntam o que é permitido fazer após o período de preceito, já que algumas situações exigem um preceito diferente, com maior duração e abstinência. Mas se essa é a sua dúvida, saiba que após o período de preceito a pessoa não precisa mais se abster, na maioria dos casos. 

Viu só quantas informações legais sobre esse tema? Aprenda mais com os conteúdos do Espaço Recomeçar aqui no blog. Acompanhe também as nossas redes sociais. Curta nossa fanpage, siga no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

5/5 - (7 votes)
logo recomecar azul 2tgRFQ 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1