Oxóssi, também chamado de Oxossi, é uma Divindade representada pela imagem de um homem com arco e flecha.
Conhecido como Orixá do conhecimento, essa Divindade também é o símbolo das florestas, sendo um de seus principais conceitos a utilização sábia dos recursos naturais.
Chamado também de Orixá da mata, do alimento em fartura, dos animais e até mesmo da caça, Oxóssi tem como responsabilidade proporcionar refeições a todos que o procuram. Dessa forma, por viver na natureza, ele é visto como um guerreiro sábio que está em completa sintonia com o ecossistema, sendo responsável por todo equilíbrio na natureza.
Quer saber mais sobre o poder incrível desse Orixá e todas as suas características? Então acompanhe este artigo até o final para descobrir mais detalhes dessa Divindade!
Leia também: O que são Orixás? – https://espacorecomecar.com.br/o-que-sao-orixas/
Conteúdo
Quem é Oxóssi?
Se a sua pergunta é “Quem é Oxossi?” podemos te responder com um grande orgulho, Oxóssi é o Orixá das florestas e do conhecimento!
Ele pode ser chamado de guerreiro sábio, divindade presente nas religiões Candomblé e Umbanda, é defensor dos que lutam para conseguir o próprio sustento e de sua família.
Essa Divindade tem como representação a figura de um homem com arco e flecha na mão, que caracteriza um guardião das florestas. Ele também é visto nas religiões africanas como um Ser de equilíbrio, que busca na natureza tudo que precisa conforme a sua necessidade.
Por isso, esse Ser de Luz está ligado a todas as coisas consideradas naturais, inclusive as artes como a dança, artes plásticas e canto. Se espelhar nesse Orixá é o mesmo que viver o positivismo e obter o que é necessário de forma natural.
Toda essa contemplação também faz com que Oxossi seja representado pela comodidade e preguiça, uma vez que é preciso relaxamento e paciência para amar todas as coisas naturais que possuímos.
O que significa Oxóssi?
Se você já ouviu em algum momento a expressão “quem manda na mata é Oxossi”, você já está por dentro do que significa Oxossi. Ele é considerado o guerreiro das florestas. Por isso, Oxossi significa, basicamente, a representatividade do sustento, ecossistema, natureza, conhecimento, sustentabilidade, equilíbrio, apreciação da arte, entre outros aspectos positivos.
Por isso é comum encontrar conteúdos sobre os animais de Oxossi, as plantas medicinais, as árvores e todos os demais elementos da mata que representam essa Entidade Espiritual de Luz.
Quem é Oxóssi na Umbanda?
Esse Ser de Luz é visto na Umbanda como um Orixá que representa o conhecimento natural. É visto na Umbanda e no Candomblé como uma Divindade de Luz que protege os animais, as florestas e preserva o ecossistema, oferecendo aos que procuram por esse Orixá apenas o que é necessário.
Quem é Oxóssi na Igreja Católica?
Se você está se perguntando quem é Oxossi no Catolicismo, saiba que esse Orixá representa São Sebastião, que é um Santo visto pela Igreja Católica como motivador da fé cristã entre os prisioneiros torturados na época do Império Romano. Ainda que fizesse parte do Exército Romano, que era comandado pelo Imperador Diocleciano, São Sebastião conseguiu levar ao menos sua bondade aos prisioneiros.
Mas, infelizmente, devido a sua bondade, São Sebastião foi considerado traidor e foi condenado a morte. Após receber diversas flechadas, o Santo não morreu e, por fim, recebeu a condenação de morte por espancamento. Depois de morto, São Sebastião ainda foi descartado no esgoto. Foi Santa Luciana que o encontrou, limpou e o sepultou.
A parte da história que diz que São Sebastião suportou a condenação de morte por flechadas sincretiza a imagem do Orixá Oxóssi, considerando que este possui como símbolo o arco e flecha. Embora na Bahia algumas pessoas considerem que São Jorge seja a representação desse Orixá, o mais aceito é que São Sebastião sincretiza Oxóssi.
Oxóssi na Umbanda: Características
Essa Divindade possui diversas características muito peculiares. Por ser o símbolo das florestas, natureza e das artes, esse Orixá é representado quase sempre por cores da natureza, como o verde, o azul e o azul-turquesa. As cores, por sua vez, representam os rios, mata, floresta e natureza, símbolos desse Orixá.
Além dessa característica, listamos outros aspectos interessantes sobre Oxóssi. Confira!
Filhos de Oxóssi
Os filhos de Oxossi são geralmente pessoas agradáveis e bastante comunicativas. Além disso, quase sempre essas pessoas expressam estar de bom humor e são vistas como boas companhias. Os filhos desse Orixá gostam de sair à noite, assim como ocorre com os caçadores.
A maior fraqueza dessas pessoas é ferir com a palavra quando estão em fúria. Mas eles são obstinados, guerreiros e não descansam enquanto não conseguem o que querem. Eles também não gostam de ser enganados ou traídos, pois isso os deixa furiosos.
Os filhos de Oxóssi são pessoas zelosas e dedicadas no relacionamento. Além disso, eles têm como característica a determinação e foco no trabalho. Por isso, quase sempre são recompensados por seu esforço contínuo.
Dia de Oxóssi
O dia de Oxossi é celebrado no dia 20 de janeiro, sendo amplamente valorizado no Brasil. Ele é muito cultuado no país por causa dos poucos escravos que conseguiram sobreviver em navios negreiros e trazer essa cultura para o Brasil. Dessa maneira, ele também é chamado de Padroeiro dos Caboclos.
Saudação ao Orixá
Esse Orixá tem como saudação a expressão: Òké Aro!!! Arolé! A expressão significa: Salve ao Rei!
Oração a Oxóssi
Para cultuar esse Ser de Luz, é preciso conhecer sua oração. Por isso, veja a seguir a oração completa de Oxóssi.
Oferenda para Oxóssi
Antes de qualquer coisa é importante destacar que as oferendas devem ser orientadas por uma pessoa responsável dentro da Umbanda ou Candomblé, ou seja, alguém que realmente conheça a fundo essa cultura. Isso porque cada um dos Orixás possui suas próprias peculiaridades e elas precisam ser guiadas por pessoas que conhecem essas informações.
As oferendas para esse Orixá devem ser feitas principalmente com alimentos crus, sem origem animal. Sendo assim, elas são chamadas de Axoxô e Melão especial. Veja a seguir os ingredientes, utensílios e modo de preparo.
Axoxô para o Orixá
Ingredientes
- 1 kg de milho vermelho
- 1 coco seco
- Melado de cana
- Vinho branco frutado
Utensílios
- Alguidar
- Quartinha de barro
Modo de preparo
Cozinhe apenas o milho em água. Depois de cozido e já frio, coloque o milho no alguidar e cubra com melado de cana. Por fim, acrescente algumas fatias de coco. Ao lado, deixe o vinho branco frutado como acompanhamento sob a quartinha de barro.
Melão especial para o Orixá
Ingredientes
- 1 melão grande
- 1 coco seco
- Vinho branco frutado
- Melado de cana
Utensílios
- Alguidar
- Quartinha de barro
Modo de preparo
Divida o melão ao meio, coloque-o no alguidar e cubra com melado de cana. Por fim, acrescente fatias de coco seco por cima. Além disso, ao lado, coloque o vinho branco frutado para acompanhamento sob a quartinha de barro.
Quer saber mais sobre Orixás? Acompanhe nosso blog aqui no Espaço Recomeçar.
Leia também sobre a Orixá Ewá: https://espacorecomecar.com.br/ewa/ e sobre Obatalá: https://espacorecomecar.com.br/obatala/
Aproveite também para agendar sua Consulta Espiritual com o espiritualista Maicon Paiva.
O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!