Separar vs manter casado: O que fazer?

Muitos casais enfrentam a difícil decisão de se separar ou manter o casamento. Separar vs manter casado tem seus prós e contras, por isso, é preciso analisar cada situação e buscar pela melhor solução para ambos. 

Entenda que essa escolha pode afetar não só a vida dos cônjuges, mas também dos filhos, familiares e amigos. Mas como saber o que é melhor para cada situação? Neste artigo, vamos abordar alguns aspectos que podem ajudar a esclarecer essa dúvida.

O Espaço Recomeçar também pode te ajudar a tomar essa decisão ou a salvar seu relacionamento, se essa for a sua vontade. A Amarração Amorosa, por exemplo, pode te ajudar a equilibrar seu relacionamento, devolvendo o amor, a paz, a felicidade e a paixão para o casal. Saiba mais a seguir!

como salvar o casamento a tempo
Veja essas dicas de como salvar o casamento a tempo!

Separar ou ficar junto?

Mas afinal, eu devo me separar ou ficar junto? Essa é uma questão complexa, pois envolve vários fatores que podem influenciar na sua decisão e é preciso considerar a história, os problemas e os sentimentos do casal. 

Veja a seguir alguns fatores que influenciam nessa decisão e que você deve considerar para escolher se deve separar ou manter a sua relação:

  1. O grau de insatisfação e infelicidade no relacionamento;
  2. A existência de violência, abuso, traição ou desrespeito;
  3. A disposição de ambos para tentar resolver os conflitos;
  4. A compatibilidade de valores, objetivos e expectativas;
  5. O impacto da separação nos filhos e em outras pessoas envolvidas.

A separação pode ser uma opção quando o casamento se torna uma fonte de sofrimento, angústia e frustração, e quando não há mais esperança de mudança ou reconciliação. 

Nesse caso, a separação pode ser vista como uma forma de preservar a dignidade, a saúde e a felicidade dos cônjuges. E é importante ter em mente que é muito mais saudável um lar onde os pais estão separados, mas em harmonia, do que um lar onde os pais estão juntos, mas em conflito.

Por outro lado, o casamento pode ser mantido quando ainda há amor, respeito e compromisso entre os cônjuges, e quando ambos estão dispostos a investir na relação, buscando superar as dificuldades e fortalecer os laços. 

Nesse caso, o casamento pode ser visto como uma oportunidade de crescimento, aprendizado e realização conjunta. E vale lembrar que fortalecer a relação, reconstruir o relacionamento e salvar esse vínculo é mais do que manter o casamento, mas também manter uma família unida.

Minha esposa insiste em separar toda vez que brigamos

Como salvar o casamento a tempo?

Se você e seu cônjuge decidiram dar uma nova chance ao casamento, é importante que vocês tomem algumas atitudes para reverter a situação e evitar uma futura separação. Veja essas dicas do Espaço Recomeçar para salvar a sua relação enquanto é tempo:

1. Conversem com honestidade e respeito

Expressem seus sentimentos, necessidades, desejos e insatisfações, sem acusações, críticas ou ofensas. Ouçam com atenção e empatia o que o outro tem a dizer, sem interromper, julgar ou desqualificar. Busquem entender o ponto de vista do outro, mesmo que não concordem com ele.

2. Reconheçam seus erros e peçam desculpas

Admitam suas falhas, defeitos e responsabilidades nos problemas do casamento. Peçam perdão pelos danos causados, e perdoem o outro pelos seus. Demonstrem arrependimento e vontade de mudar. Evitem repetir os mesmos erros e comportamentos nocivos.

3. Busquem ajuda profissional

Procurem um terapeuta de casal, um conselheiro matrimonial ou um mediador familiar, que possa orientá-los e auxiliá-los no processo de recuperação do casamento. Um Espiritualista também pode ajudar a identificar influências espirituais negativas na vida do casal.

4. Dediquem tempo e atenção ao casamento

Reservem momentos para estarem juntos, conversarem, se divertirem, se abraçarem, se beijarem e fazerem amor. Demonstrem interesse, carinho, admiração e gratidão pelo outro. Surpreendam-se com gestos de gentileza, elogios e presentes. Façam planos e projetos em comum. Compartilhem sonhos e esperanças.

5. Respeitem a individualidade e a liberdade do outro

Reconheçam que cada um tem sua própria personalidade, opinião, gosto e preferência. Aceitem as diferenças e valorizem as semelhanças. Deixem que o outro tenha seu próprio espaço, tempo e atividade. Não tentem controlar, manipular ou mudar o outro. Apoiem-se nas decisões e nos desafios.

Não sou mais feliz no casamento, mas não consigo separar!

Como fortalecer o amor no casamento antes que acabe?

Se você e seu cônjuge ainda se amam, mas sentem que o casamento está esfriando ou se desgastando, é preciso que vocês tomem algumas medidas para reacender a chama e preservar o amor. Nesse caso, veja algumas dicas interessantes:

  1. Expressem o amor de forma verbal e não verbal;
  2. Cultivem a admiração e o respeito mútuo;
  3. Mantenham a cumplicidade e a parceria;
  4. Inovem e criem novas experiências;
  5. Cuidem da saúde física e mental. 

Além dessas dicas, você pode buscar Ajuda Espiritual para salvar seu casamento. O Espaço Recomeçar realiza Trabalhos Espirituais que podem fortalecer um relacionamento, como a Amarração Amorosa de Maicon Paiva, que é muito poderosa e eficaz.

Se você quer saber como redescobrir o amor e se manter casado é possível, faça uma Amarração Amorosa com quem entende do assunto e pode te ajudar de verdade. Agende a sua Consulta Espiritual pelo WhatsApp.

Como enfrentar o julgamento dos outros?

Uma das dificuldades que muitos casais enfrentam é o julgamento dos outros, seja para se separar ou para manter o casamento. Muitas vezes, familiares, amigos, colegas ou conhecidos podem opinar, criticar, interferir ou condenar as escolhas dos cônjuges, causando constrangimento, culpa ou pressão. Como lidar com isso?

A primeira coisa a fazer é ter clareza sobre o que você e seu cônjuge querem e precisam, e não se deixar influenciar pela opinião alheia. Lembre-se de que a decisão é de vocês, e que só vocês sabem o que é melhor para o seu casamento. 

A segunda coisa a fazer é manter o respeito e a educação com os outros, mas também impor limites e defender sua posição. Agradeça a preocupação e o interesse dos outros, mas deixe claro que você e seu cônjuge são os únicos responsáveis pelo seu casamento. Peça que os outros respeitem sua escolha e não interfiram na sua vida. 

A terceira coisa a fazer é buscar apoio e compreensão de pessoas que possam ajudar e entender você e seu cônjuge. Procure pessoas que sejam confiáveis, amigas, solidárias e imparciais. Compartilhe seus sentimentos, dúvidas e dificuldades. Peça ajuda, orientação e consolo. Receba elogios, incentivos e reconhecimentos.

Entenda que manter casado vale a pena quando há sentimentos e disposição em reconciliar. Também há como evitar os erros comuns na relação e salvar o relacionamento. Mas se essa não for a decisão de vocês, é possível seguir em frente com respeito, compreensão e empatia. Em todo caso, conte com o Espaço Recomeçar!

Veja mais conteúdos como esse em nosso blog. Siga nosso Instagram, curta o Facebook, ouça nossos podcasts e veja os vídeos no YouTube.

Deixe o seu Voto
logo recomecar azul 2tgRFQ 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1