Como é o comportamento após separação?

A separação é uma situação difícil que muitos precisam aprender a lidar em suas vidas. Seja porque o amor acabou ou porque aconteceu algo na relação, um relacionamento pode acabar em separação. Por isso, é importante saber como é o comportamento após separação para que você saiba se está no caminho certo!

A seguir explicaremos quanto tempo dura o luto da separação, quais são os sinais de depressão após separação que você deve ficar de olho e como se comportar depois que o relacionamento chegou ao fim. Acompanhe!

Como Se Comportar Após Separação
Saiba como se comportar após separação e veja dicas para superar o fim da relação!

Quanto tempo dura o luto da separação?

É muito difícil dizer quanto tempo dura o luto da separação, pois vivenciar o fim do relacionamento é uma experiência única para cada pessoa e para cada relação. O luto de uma separação pode durar algumas semanas, meses ou até anos, dependendo de como esse relacionamento terminou e do amor que existia entre esse casal.

Há pessoas que se separam e sentem a dor da separação por anos, décadas e ainda desejam reatar o antigo relacionamento. Enquanto outras entendem a importância de seguir em frente, encontrar a própria felicidade em outros relacionamentos e continuar vivendo.

A verdade é que nunca podemos dizer o que se passa no coração de uma pessoa, pois os sentimentos são individuais. Cada um sente as emoções e os sentimentos de forma única e não podemos dizer que é fácil superar uma separação, ainda mais no caso de relacionamentos longos, com vários anos ou décadas, por exemplo. 

Como restaurar casamento após separação? Veja!

A dor da separação passa

Mas podemos dizer que a dor da separação passa. É como diz aquele ditado popular, “depois da tempestade, vem a bonança“. Podemos dizer também que depois de toda tempestade, vem o arco-íris. 

Por isso, não acredite que essa dor irá durar para sempre, que nunca irá passar e que ela não tem fim. Todo sofrimento tem fim, toda dor é passageira. Está doendo agora, mas a dor da separação passa e você poderá seguir em frente quando conseguir superar essa separação. 

Muitas das vezes, quando estamos passando por uma situação difícil, não conseguimos enxergar a luz no fim do túnel, tudo fica escuro e parece que a dor jamais vai passar. Mas isso não é verdade, esse é apenas um momento difícil onde o desespero está tomando conta dos seus pensamentos. A dor irá passar sim e você não deve deixar que sua vida acabe apenas porque seu relacionamento chegou ao fim.

Você ainda tem muito a viver, você pode encontrar um novo amor, dar um novo sentido para sua vida e encontrar sua felicidade novamente. Assim como pode reatar o seu relacionamento. Não é porque vocês se separaram que a relação realmente chegou ao fim, vocês ainda podem dar certo novamente. Conte com o Espaço Recomeçar para te ajudar a trazer seu amor de volta ou para encontrar um novo amor!

10 razões comuns da separação de casais!

Sintomas de depressão após separação

Com o fim do relacionamento, também é importante que você tenha o cuidado para reconhecer os sintomas de depressão após separação. O término de um relacionamento pode fazer com que sentimentos adormecidos venham à tona e essa situação pode propiciar o surgimento de uma depressão, que é um dos problemas emocionais que mais acomete a sociedade atual. 

Ter o relacionamento abalado, encarar o divórcio e filhos, lidar com o término da relação, tudo isso pode ser muito difícil e acabar resultando em pensamentos negativos. Por isso, a depressão pós separação conjugal é cada vez mais comum e um problema a ser enfrentado. 

Nesse caso, é importante saber quais são os sinais de depressão e ficar de olho nos sintomas para que você possa reconhecer caso esteja passando por esse problema emocional. Acompanhe a seguir os principais sintomas:

Falta de interesse ou prazer

O primeiro sintoma que você pode identificar é a falta de interesse ou prazer pelas coisas que antes eram emocionantes para você. Nada te desperta interesse, tudo parece sem graça, você não sente vontade de fazer nada e não tem mais prazer por nada. 

Humor deprimido

Outro sinal é o humor deprimido constante, acompanhado daquela sensação de vazio interno, de tristeza que não passa e da sensação de desesperança, como se nada fosse dar certo em sua vida. 

Como superar a separação quando ainda existe amor? Confira!

Pouco ou muito sono

O sono também é um indicador de depressão. Ter muito sono ou vontade de ficar na cama, mostra que você não se interessa por nada lá fora. E ter pouco sono, ou insônia, demonstra que você está com alterações metabólicas e isso pode ser um sinal de depressão.

Cansaço ou perda de energia

Sentir que você não tem energia para fazer nada é outro indicador de depressão. A pessoa deprimida quase sempre se sente cansada, lenta, quieta e sem energia para viver. 

Sentimento de inutilidade

A pessoa com depressão também pode ter o sentimento de inutilidade, como se a sua vida fosse inútil e não pudesse fazer nada de bom para ninguém e nem para si mesmo. 

Pensamentos sobre morte e suicídio

Outro sintoma de depressão são os pensamentos sobre morte e suicídio que podem surgir após a separação. Isso pode vir acompanhado de culpa excessiva, do sentimento de inutilidade, do humor deprimido e da sensação de vazio constante. 

Ao identificar esses sinais e sintomas, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Além disso, conte com o Espaço Recomeçar para te ajudar a equilibrar suas energias e ter paz de espírito nesse momento de dificuldade.

10 dicas de como superar a dor da separação!

Como se comportar após uma separação?

Para finalizar, vamos te contar como você deve se comportar após uma separação, para que você possa comparar e ter uma ideia de como é o comportamento após separação. 

Quando o relacionamento chega ao fim, é comum que você passe dias ou semanas com muita tristeza, sensação de vazio, dificuldade em se acostumar com a nova rotina, raiva e falta de interesse pelas coisas que você gostava.

Mas conforme o tempo vai passando, você deve focar em coisas que levam a sua vida para frente, como no trabalho, nos estudos e em outras atividades do seu dia a dia. Também é importante ter o cuidado para não ficar correndo atrás do ex ou da ex, se humilhando e implorando para voltar. 

Se você quiser voltar, você deve procurar Ajuda Espiritual para trazer seu amor de volta. Mas se deseja seguir em frente, aceite o fim e dê a volta por cima. Você pode contar com a nossa ajuda seja qual decisão você tome em sua vida. Agende sua Consulta Espiritual no Espaço Recomeçar através do WhatsApp e saiba como podemos te ajudar.

Continue aprendendo com os conteúdos do Espaço Recomeçar aqui no blog e conheça também nossas redes sociais. Siga o Espaço Recomeçar no Instagram, acompanhe nossa fanpage e veja os vídeos no YouTube

5/5 - (5 votes)
Logo Recomecar Azul 2Tgrfq 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1