10 razões mais comuns da separação de casais

O amor, o sonho de um futuro em comum e a vontade de estar perto, são os principais motivos que fazem as pessoas quererem ficar juntas. Mas você sabe quais são as razões mais comuns da separação de casais? Você sabe quais são os motivos que mais levam ao divórcio?

Se você ainda não conhece as principais razões da separação conjugal, veja neste conteúdo os motivos que levam um casal à separação e saiba como evitá-los a partir de agora!

Causas De Divórcio
Conheça as principais causas de divórcio!

Quais são as causas de divórcio?

Entender quais são as causas de divórcio exige uma compreensão sobre como os casais estão lidando com os problemas que surgem no relacionamento. Em todos os casos, os casais se separam pela forma como lidam com os problemas que surgem na relação. 

A lógica é simples, existem casais que passaram por diversas situações juntos e continuam juntos, mesmo com tantos desafios. Enquanto outros passam por pequenos obstáculos e não conseguem continuar juntos. Portanto, a principal causa está na forma como os casais lidam com os problemas. 

Contudo, temos que considerar quais são os principais problemas que surgem em um relacionamento que podem gerar essa dificuldade do casal superar uma crise e seguir em frente. 

Como superar a separação quando ainda existe amor?

Principais motivos de separação

Os principais motivos de separação não se resumem à traição, à falta de amor ou ao desapego do casal, como muitas pessoas imaginam. Existem diversos fatores que contribuem para uma separação. A seguir você entenderá quais são as 10 razões mais comuns da separação de casais:

1. Não investir na relação

Uma das razões mais comuns da separação de casais é não investir na relação. As pessoas se acostumam a viver ao lado de seus parceiros e parceiras e se esquecem que podem perder tudo isso a qualquer momento. Dessa forma, a relação vai ficando cada vez mais “morna” e cai na mesmice. 

Investir no relacionamento é fundamental para ter uma relação feliz. É preciso investir em momentos a dois, é preciso conquistar um ao outro todos os dias, ser romântico, interagir, cuidar e estar ali presente. Isso é cuidar de quem a gente ama.

2. Problemas de comunicação

Outra razão comum da separação de casais são os problemas de comunicação. A falha ou falta de comunicação em um relacionamento faz com que os dois não consigam se entender, conversar, fazer planos para o futuro e isso leva ao divórcio. 

Não saber falar, compartilhar os sentimentos, conversar, resolver problemas e projetar sonhos em comum, faz com que o relacionamento enfraqueça dia após dia. Portanto, é preciso ter uma comunicação mais assertiva para manter um relacionamento.

10 dicas de como superar a dor da traição

3. Momentos de vida diferentes

O casal também pode passar por grandes dificuldades quando cada um está vivendo um momento de vida diferente. Nesse momento surgem queixas como: “ele não me valoriza”, “ela não reconhece o que eu faço”, entre outras. Na verdade, por estarem em momentos de vida diferentes, ambos não conseguem lidar com o estresse na relação devido a essa disparidade. 

Essa situação pode acontecer quando o casal tem o primeiro filho e um precisa ficar em casa enquanto o outro precisa trabalhar fora. Também pode acontecer quando uma das partes apenas estuda e outra parte trabalha. 

Nesse tipo de problema, é fundamental que ambos consigam reconhecer os esforços um do outro para levar esses momentos de vida diferentes com mais leveza e sabedoria. 

4. Falta de concessões

Outro motivo de divórcio é a falta de concessões. Ele ocorre quando nenhuma das partes consegue ceder, tornando o relacionamento completamente inflexível diante de divergências. 

Quando não há flexibilidade, o casal não consegue sair de uma briga de forma amistosa e fica aquela sensação de que estão sendo injustiçados. A briga pelo poder ou pela razão no relacionamento, só leva à separação.

Por isso, é fundamental saber fazer concessões em um relacionamento. O ideal é que os dois consigam chegar a um consenso.

5. Relações externas

Os relacionamentos sociais são muito importantes para todas as pessoas, mas é preciso ter cuidado para que as relações externas não se tornem um problema dentro do relacionamento. 

Por exemplo, o casal precisa se distanciar um pouco de seus familiares de origem para que o pai, a mãe ou outro parente não fique interferindo na relação conjugal. O mesmo vale para amigos que são muito próximos, eles não podem ser um problema para a relação. Da mesma forma, é muito saudável que casais tenham amigos em comum, pois isso cria relações compartilhadas. 

Contudo, o que vemos muito por aí são familiares se intrometendo nos relacionamentos amorosos, amigos dando opiniões sem serem consultados e até ciúmes excessivo de amizades. Tudo isso leva ao divórcio.

Como dar a volta por cima depois de uma separação?

6. Perda de interesse sexual

A perda de interesse sexual é outra razão citada pelos casais que se separam como um motivo para o divórcio. A verdade é que um relacionamento sem interação sexual é o mesmo que uma relação de amizade, onde ambos só querem estar próximos, mas não se amam com a paixão de um casal.

Portanto, para manter um namoro ou casamento é fundamental que os dois estejam envolvidos e interessados em estar um com o outro na cama também, pois isso demonstra o amor e a paixão um pelo outro.

7. Problemas financeiros

Um relacionamento também pode acabar por causa de problemas financeiros. Inclusive, essa é uma das principais razões do divórcio. Embora muitas pessoas passem por problemas financeiros no Brasil e no mundo, manter um relacionamento ao longo de uma crise econômica é um grande desafio.

Nesse caso, o casal precisa cuidar muito bem do relacionamento para que os problemas com as finanças não leve ao divórcio. Ambos precisam estar alinhados ao mesmo objetivo financeiro e contribuir para que possam superar esse problema.

8. Divisão desigual de tarefas

Você sabia que a divisão desigual de tarefas leva ao divórcio também? Pode ser que esse motivo não seja muito citado entre os casais, mas ele está ali, mesmo que imperceptivelmente. 

Quando o casal não divide as tarefas igualmente, uma das partes sempre se sente cansada, desvalorizada e injustiçada. Isso, pouco a pouco, leva ao desinteresse pelo outro. 

As queixas nesse caso podem surgir como: “sou eu que limpo a casa sozinha”, “sou eu que pago as contas”, “sou eu quem sacrifica a vida profissional”, “sou eu quem cuido dos filhos”, “sou eu que pago suas mordomias”, entre outras.

Isso tudo ocorre por causa de uma divisão desigual de tarefas. Uma relação saudável precisa de parceria em todos os sentidos, independentemente se um trabalha fora ou não. Lembre-se, a casa é responsabilidade de ambos, os filhos são responsabilidade dos dois também.

Como salvar o casamento depois de uma separação?

9. Traição

Embora a traição seja citada como um motivo de separação, é importante lembrar que a infidelidade é uma consequência de um relacionamento cheio de problemas. Afinal de contas, se os dois estivessem satisfeitos com a relação não haveria a vontade de trair. 

Mas quando a traição acontece, dificilmente um relacionamento se mantém firme e forte por muito tempo. É por isso que muitas pessoas terminam o relacionamento quando descobrem a traição. 

Para evitar esse problema, o casal precisa cuidar muito bem do relacionamento. Ambos precisam estar alinhados ao mesmo objetivo, precisam cultivar os mesmos sonhos e devem cuidar um do outro, com uma boa comunicação, apoio, atenção e amor.

10. Problemas espirituais

Por último, uma razão comum da separação são os problemas espirituais. Você sabia que um relacionamento pode chegar ao fim por causa de problemas que ocorrem no Plano Espiritual? 

Espíritos obsessores, trabalho de energia negativa, negatividade, presença de pessoas invejosas, entre outras influências espirituais, podem fazer com que um relacionamento acabe de uma hora para a outra.

Nesse caso, é fundamental que o casal esteja protegido contra todas essas influências e consulte um Espiritualista quando houver a suspeita de problemas espirituais na vida do casal.

Trabalho de separação de casais

Além de tudo que já falamos até aqui, você precisa considerar que algumas pessoas fazem trabalho de separação de casais com o objetivo de acabar com namoros ou casamentos. Esse é o caso de pessoas invejosas, que querem aquilo que você tem: um relacionamento feliz. 

Por isso, é muito importante ter um Trabalho Espiritual agindo no seu relacionamento para proteger você dessas pessoas ruins, como é o caso do trabalho de Proteção Espiritual. Agende a sua Consulta Espiritual no Espaço Recomeçar e saiba como você pode realizar esse trabalho.

Afastamento de Rival

E por último, não poderíamos deixar de lembrar que você pode afastar qualquer rival que esteja interferindo no seu relacionamento. Você pode afastar quem quer roubar seu amor de você através do Afastamento de Rival, um trabalho realizado por Maicon Paiva, o Espiritualista do Espaço Recomeçar. 

Agora que você já sabe quais são as razões mais comuns da separação de casais, continue acompanhando as nossas dicas aqui no blog e nas redes sociais (YouTube, Instagram e Facebook) para evitar o temido divórcio!

Logo Recomecar Azul 2Tgrfq 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

Posts Relacionados

Búzios são pequenas conchas de moluscos marinhos usados no Jogo de Búzios como Oráculo na

Assuntos relevantes e relacionados aos pilares da vida, são exemplos sobre o que perguntar para

Consultor Espiritual é um profissional que utiliza a tradição religiosa para auxiliar aqueles que o