Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Divórcio aumenta na pandemia: Entenda porque os casais estão se separando!

divórcio aumenta na pandemia
Divórcio aumenta na pandemia e as causas são surpreendentes!

No mundo todo, jornais têm divulgado manchetes como “divórcio aumenta na pandemia“, “casais estão se separando na quarentena“, “divórcio em meio a pandemia bate recorde“, entre outras chamadas. 

A verdade é que a pandemia em si não é o motivo para que casais estejam se separando. Contudo, esse momento difícil para o mundo todo intensificou aquilo que as pessoas já estavam vivendo, ou seja, um relacionamento desgastado, casamento em crise, entre outros problemas. 

Então, se você ficou curioso para saber porque os divórcios têm aumentado durante a pandemia, veja a seguir as principais causas do rompimento e os dados sobre o vínculo do divórcio na pandemia no Brasil.

Índice de divórcio na pandemia no Brasil

Entre o período que vai de maio a junho de 2020, o número de divórcios no Brasil aumentou em 18,7% se comparado ao mesmo período no ano passado. Os dados são de cartórios de todo o país que relatam o aumento dos divórcios consensuais, que é quando ambas as partes optam pela separação. Sendo assim, 

O primeiro relato da associação entre divórcio e pandemia ocorreu na China, onde o número de pedidos de divórcio disparou logo após a implementação do isolamento social. Contudo, quando o isolamento social foi decretado no Brasil, já era esperado que isso fosse refletir na taxa de divórcio. 

Também é importante considerar que os dados apontados no país refletem a um número maior de processo e acordos realizados para rompimento do casamento civil. Além disso, há inúmeros tipos de divórcios, como o divórcio litigioso, consensual, com partilha de bens, entre outros.  

Devemos ressaltar que durante esse período, também foi disponibilizado um serviço online para a realização do divórcio, o que facilitou muito a separação de casais. Logo, o fato do processo ter sido desburocratizado também pode ter contribuído para o aumento de divórcios no Brasil durante a crise sanitária.

Em todo o caso, o número de divórcios na pandemia é alarmante e traz à tona um questionamento muito importante: como estamos cuidando do nosso casamento e da família? Por que casais estão se divorciando? Quais são os motivos que levam à separação do casal? A seguir iremos nos aprofundar mais nesses assuntos.

Por que os divórcios aumentaram na pandemia?

Você pode estar se perguntando: por que tantos divórcios em tempos de coronavírus? Não existe uma única resposta para essa pergunta, mas é correto afirmar que há muitos fatores associados a esse aumento, tais como:

  • Facilidade em realizar o divórcio com o sistema online
  • Mais tempo em casa juntos
  • Preocupações financeiras
  • Intensificação de problemas do casamento
  • Falta de cooperação nos trabalhos domésticos

Divórcio aumenta na pandemia: principais causas

Embora a pandemia tenha causado inúmeros problemas, os números de divórcios são consequências de relacionamentos desestruturados, abalados e que já estavam próximo do fim. A separação de um relacionamento é uma decisão que leva tempo e, na maioria das vezes, só ocorre após o desgaste excessivo do casamento.

Então a explicação mais sensata sobre porque os divórcios aumentaram durante a pandemia é que, nesse período de isolamento social, as pessoas tiveram que conviver mais umas com as outras, tiveram que lidar com inúmeras situações e o casamento foi colocado em prova. 

Mas quando um relacionamento está saudável e feliz, problemas como uma pandemia não são suficientes para causar um divórcio. Pelo contrário, quando o casal está unido, forte e obstinado, os obstáculos tornam a união ainda mais poderosa. 

Qual o real motivo da maioria dos divórcios?

De um modo geral, muitos casamentos chegam ao fim por causa da falta de diálogo, desgaste da relação, imaturidade no relacionamento, ciúmes excessivo e até por problemas pequenos que, quanto mais se acomulam, tornam-se uma bola de neve. 

Portanto, essas são algumas razões porque a porcentagem de divórcio é tão alta hoje em dia. Considerando o agravante da pandemia, todos os problemas que os casais já estavam passando foram intensificados ao ponto do relacionamento chegar ao fim.

Divórcio aumenta na pandemia: Por que os casais estão se separando?

Há inúmeros motivos de porque as pessoas estão se separando, principalmente durante a pandemia. Dentre os dados divulgados pelos cartórios em todo o país, as mulheres são as que mais pediram pelo divórcio ao longo da pandemia. Sendo assim, veja a seguir as principais razões para esse aumento:

  • O casal é completamente oposto, não há coisas em comum e ambos não cedem por puro egoísmo para que exista um consenso na relação.
  • Há casos de infidelidade de uma ou ambas as partes no relacionamento, resultando na perda de confiança do outro e em experiências dolorosas.
  • O casal está completamente desapegado um do outro. Muito se fala sobre apego emocional e seus problemas, mas a verdade é que muitos casamentos chegam ao fim pela pouca intimidade, falta de demonstração de afeto e de atenção.
  • As crises financeiras trazem inúmeras preocupações para os casais, o que pode acabar levando a uma complicação no relacionamento e resultando na separação.
  • Ambos ou uma das partes é imatura no relacionamento. Ou seja, age como se ainda estivesse solteiro, não dá a devida importância para a relação, entre outras coisas.
  • Controlar um ao outro também é motivo de separação. Isso se aplica ao ciúmes excessivo, possessividade e carências que se tornam sufocantes.

Leia também: 5 dicas de relacionamento pra ficar tudo às mil maravilhas!  https://espacorecomecar.com.br/dicas-de-relacionamento/

Por que o número de divórcios tem aumentado nos últimos tempos?

Infelizmente, muitos casais iniciam um relacionamento sem ter a devida preocupação em construir uma base sólida, nutrir a relação e cuidar diariamente um do outro. Logo, isso começa a resultar em problemas na estrutura do casamento que posteriormente levam ao divórcio.

Sendo assim, podemos salientar que muitos divórcios estão relacionados a uma imaturidade nas relações e a falta de cuidado um com o outro

Por que as pessoas ainda fazem tanta questão de casar?

Aposto que você já se perguntou: por que as pessoas fazem tanta questão de casar se o número de divórcios só tem aumentado? A verdade é que as pessoas são sociáveis, gostam de ter companhia e encontrar alguém para amar. Todavia, não é fácil manter um relacionamento e esse desafio pode acabar em uma separação.

Entretanto, as pessoas querem casar porque querem ser feliz no amor, dividir problemas, ter momentos incríveis com uma pessoa especial, construir uma família, ter um apoio emocional, entre outras coisas. 

Divórcio aumenta na pandemia: O que deve ser feito para prevenir o aumento da taxa de divórcios?

Quando há evidências de que o casamento vai mal, é preciso agir rapidamente para reverter a situação e recuperar o casamento. Contornar o divórcio não é fácil, por isso, o ideal é que o casal não deixe que a relação chegue a esse estado.

Casamento Espiritual para evitar divórcio na pandemia 

Sendo assim,busque uma reconciliação de casamento, uma vivência com mais companheirismo, fidelidade, dedicação e amor em seu relacionamento. Você pode fazer isso com práticas diárias demonstrando seu amor, dando a devida atenção, sabendo ouvir, expressando-se corretamente e nutrindo a relação.

Contudo, se o seu casamento está em crise e você já não sabe mais o que fazer, peça ajuda. Aqui no Espaço Recomeçar realizamos atendimento especial para casais que estão passando por problemas no relacionamento. 

Um dos Trabalhos Espirituais que realizamos é o Casamento Espiritual, um enlace no Plano Espiritual que irá trazer mais harmonia, amor, fidelidade e companheirismo para o casal! 

Então, marque agora mesmo sua Consulta Espiritual para saber qual o próximo passo para recuperar a sua relação. 

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Send this to a friend