O que fazer quando a pessoa mente e você sabe a verdade?

Mentir é um comportamento humano que pode ter diversas motivações, desde a proteção de si mesmo ou de alguém, até a manipulação. Mas o que fazer quando a pessoa mente e você sabe a verdade? Uma das dicas é decidir se vale a pena ou não confrontar o mentiroso.

Se você está passando por isso em seu relacionamento, saiba que o Espaço Recomeçar pode te ajudar a acabar com as mentiras e a fortalecer a relação. Veja a seguir mais informações.

como desmascarar um mentiroso
Veja dicas de como desmascarar um mentiroso e revelar a verdade!

O que fazer quando você já sabe que a pessoa está mentindo?

Se você tem certeza de que alguém está mentindo para você, seja por ter provas, testemunhas ou evidências, o primeiro passo é decidir se vale a pena confrontar o mentiroso ou não

Nem toda mentira merece uma reação, pois algumas podem ser inofensivas, irrelevantes ou até mesmo benéficas. Por exemplo, se alguém mente sobre o seu peso, o seu gosto musical ou o seu presente de aniversário, talvez não seja necessário expor a mentira, pois ela não afeta a sua relação com a pessoa ou a sua confiança nela.

No entanto, se a mentira for grave, prejudicial ou recorrente, é importante que você tome uma atitude para evitar que ela se repita ou se agrave. Nesse caso, veja estas dicas:

  1. Escolha um momento e um local adequados para o confronto;
  2. Seja direto e objetivo, não rodeie o assunto ou faça joguinhos;
  3. Ouça o que o mentiroso tem a dizer;
  4. Expresse os seus sentimentos e as suas expectativas;
  5. Defina os limites e as consequências da mentira na relação. 

Além dessas dicas, faça um Trabalho Espiritual para o amor, como a Amarração Amorosa ou o Adoçamento Amoroso, ambos são realizados no Espaço Recomeçar. Esses Trabalhos vão te ajudar a fortalecer seu casamento, resolvendo problemas como esse, que é a mentira.

Meu marido é machista comigo: Saiba o que fazer!

O mentiroso compulsivo é um psicopata?

Não necessariamente. O mentiroso compulsivo é aquele que mente de forma frequente, exagerada e sem motivo aparente. 

Ele inventa histórias, cria personagens, falsifica dados e engana as pessoas por prazer, por vaidade ou por insegurança. Não se importa com as consequências da sua mentira e não sente culpa ou remorso. Pode até acreditar nas suas próprias mentiras e perder a noção da realidade.

Por outro lado, o mentiroso compulsivo pode ter um transtorno de personalidade, como o transtorno de personalidade antissocial, o transtorno de personalidade narcisista ou o transtorno de personalidade histriônica. Esses transtornos se caracterizam por um padrão de comportamento desviante, manipulador, egocêntrico e irresponsável, que viola as normas sociais e os direitos dos outros. 

O psicopata é um exemplo de pessoa com transtorno de personalidade antissocial, que apresenta uma falta de empatia, de consciência e de moralidade.

No entanto, nem todo mentiroso compulsivo tem um transtorno de personalidade, e nem todo psicopata é um mentiroso compulsivo. 

A mentira compulsiva pode ser um sintoma de outros problemas psicológicos, como a ansiedade, a depressão, o estresse, o trauma, a baixa autoestima ou a fobia social. Nesses casos, a mentira pode ser uma forma de escapar, de se proteger ou de se valorizar. A mentira compulsiva também pode ser um hábito adquirido na infância ou na adolescência, por influência do ambiente familiar, escolar ou social.

Portanto, não se pode afirmar que todo mentiroso compulsivo é um psicopata, pois existem diferentes causas e graus de mentira. O que se pode fazer é buscar ajuda profissional, tanto para o mentiroso quanto para as pessoas afetadas pela sua mentira, para diagnosticar, tratar e prevenir esse problema.

Como reconquistar a minha esposa? 5 dicas infalíveis!

Homem mentiroso: sinais de que ele está mentindo!

Muitas mulheres se perguntam como saber se o seu parceiro está mentindo, seja sobre o seu passado, o seu trabalho, os seus sentimentos ou a sua fidelidade. Embora não exista uma fórmula mágica ou infalível para detectar a mentira, existem alguns sinais que podem indicar que ele não está sendo sincero. 

Veja a seguir quais são esses sinais:

  1. Evita o contato visual piscando os olhos com frequência e desviando o olhar para outras coisas;
  2. Muda o tom de voz., como falar mais alto, mais baixo, mais rápido, mais devagar, mais agudo ou mais grave;
  3. Se contradiz ou se enrola, pois tem dificuldade em manter a coerência e a consistência da sua história;
  4. Se defende ou se justifica demais/
  5. Se irrita ou se ofende facilmente, principalmente quando é confrontado;
  6. Muda de assunto ou foge da conversa quando se sente acuado, encurralado ou exposto;
  7. Toca o rosto, o nariz ou a boca com frequência quando está mentindo.

Também é importante que você observe o comportamento do seu parceiro, pois qualquer mudança na forma de falar ou de agir, podem indicar uma mentira ou outro problema que merece a sua atenção.

Acabe com os problemas de comunicação no casamento!

O que fazer quando o cônjuge mente?

A mentira é um dos maiores problemas que podem afetar um relacionamento conjugal, pois ela abala a confiança, o respeito e a cumplicidade entre o casal. Quando o cônjuge mente, seja sobre algo pequeno ou grande, ele coloca em risco a estabilidade, a harmonia e a felicidade do casal.

Se você descobriu que o seu cônjuge está mentindo para você, é preciso tomar algumas medidas para lidar com essa situação. Confira essas dicas:

  • Converse com o seu cônjuge;
  • Busque ajuda profissional;
  • Avalie o seu relacionamento;
  • Perdoe ou se afaste.

Sabemos que é difícil lidar com um mentiroso no relacionamento, mas se você quer manter esse casamento, você precisará ajudar seu parceiro a ser mais honesto e sincero com você. Nesse caso, conte também com o Casamento Espiritual, um Trabalho realizado aqui no Espaço Recomeçar que pode salvar seu relacionamento da crise e de outros problemas no amor. 

Como faço para desmascarar um mentiroso?

Desmascarar um mentiroso pode ser difícil. Mas existem algumas técnicas que podem ajudar você a descobrir se alguém está mentindo ou não. Veja quais são elas a seguir:

  • Observe a linguagem corporal dessa pessoa, lembre-se que “o corpo fala”;
  • Faça perguntas específicas, como pedir detalhes e pedir para repetir certos momentos da história;
  • Peça provas ou evidências para ter certeza que a pessoa está sendo sincera com você;
  • Use o silêncio ou a surpresa para desestabilizar o mentiroso;
  • Recorra à lógica ou ao senso comum, avaliando se faz sentido o que a pessoa diz.

Portanto, coloque essas dicas em prática e não aceite ser enganado e manipulado por um mentiroso compulsivo. 

Se gostou do artigo, veja mais conteúdos como esse aqui no blog. Aproveite para seguir nosso Instagram, curtir nosso Facebook, se inscrever em nosso canal e ouvir nossos podcasts.

Deixe o seu Voto
logo recomecar azul 2tgRFQ 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1