Terminei com minha esposa por causa do passado dela

Terminei com minha esposa por causa do passado dela! Essa pode ter sido uma atitude precipitada e radical.

O passado é algo que todos nós temos, mas que nem sempre queremos lembrar ou compartilhar. Algumas pessoas têm experiências que preferem esquecer, outras têm arrependimentos que as atormentam, e outras ainda têm segredos que as envergonham.

Mas o que fazer quando o passado de alguém que amamos nos incomoda ou nos magoa? É possível superar o ciúmes retroativo e manter um relacionamento saudável e feliz? Neste artigo, vamos explorar essa questão e dar algumas dicas para quem está sofrendo com esse problema.

Se você sofre com esse problema, o Espaço Recomeçar pode te ajudar com Trabalhos Espirituais que vão aumentar a sua confiança e segurança sobre o relacionamento, como a Amarração Amorosa que fortalecerá a sua união. Confira mais detalhes a seguir!

como parar de pensar no passado
Saiba como parar de pensar no passado e se livrar do ciúmes retroativo!

Terminei com ela por causa do passado!

Se você terminou com a sua esposa por causa do passado dela, saiba que você não está sozinho. Muitos homens se sentem inseguros, traídos ou desvalorizados quando descobrem que a sua parceira teve outros relacionamentos, experiências sexuais ou aventuras antes de conhecê-los. 

Eles acham que isso significa que ela não os ama de verdade, que ela os compara com os seus ex-namorados, que ela não é fiel ou que ela não é digna de confiança. Esses sentimentos são compreensíveis, mas são baseados em crenças irracionais e prejudiciais. Ao terminar com a sua esposa por causa do passado dela, você está cometendo um grande erro, que pode custar a sua felicidade e a dela.

É importante compreender que todos nós temos um passado, sendo ele bom ou ruim. E pior, nada do que fizermos pode mudar o que já foi. No entanto, ter ciúmes do passado não é motivo para terminar um relacionamento. Entenda que se ela está com você, é porque ela já desapegou do passado e está vivendo o momento presente com você!

Minha esposa se sente incomodada com meus passados amorosos

Entenda o ciúmes retroativo

O ciúmes retroativo é o nome que se dá ao sentimento de inveja, raiva ou angústia que surge quando pensamos no passado amoroso ou sexual da nossa parceira. É diferente do ciúmes comum, que se refere ao medo de perder a pessoa amada para alguém no presente ou no futuro. 

Esse tipo de ciúmes é uma forma de obsessão, que nos faz imaginar cenas, detalhes e situações que nunca presenciamos, mas que nos atormentam como se fossem reais. Ele é causado por vários fatores, como a baixa autoestima, a insegurança, a falta de confiança, a idealização da parceira, a comparação com os outros, a cultura machista, a curiosidade excessiva e a falta de comunicação.

Portanto, não é um problema que é causado pela sua esposa, mas sim por fatores que estão relacionados a sua insegurança e visão que você tem, que pode ser machista ou idealizadora, sobre a sua esposa.

Meu marido tem ciúmes do meu passado, o que eu faço?

Falar de passado em relacionamento é errado?

Não há uma resposta certa ou errada para essa pergunta. Depende muito de cada casal. Algumas pessoas preferem não falar do passado, outras gostam de compartilhar as suas histórias, outras ainda só falam se forem perguntadas. 

O importante é respeitar a vontade e o limite de cada um, e não forçar ou invadir a privacidade do outro. Falar do passado pode ser bom ou ruim, dependendo de como e por que se fala. 

Se for para se conhecer melhor, para se abrir, para se aproximar, para entender, pode ser positivo. Mas se for para se gabar, para comparar, para criticar, para julgar, pode ser negativo. O passado não deve ser um motivo de orgulho ou de vergonha, mas sim de aprendizado e de crescimento.

Como parar de pensar no passado?

Se você está sofrendo com o ciúmes retroativo, e não consegue parar de pensar no passado da sua esposa, saiba que é possível mudar essa situação. Você não precisa se torturar com pensamentos que só te fazem mal, e que não mudam nada na realidade. Em vez disso, supere o ciúmes retroativo e viva um relacionamento mais tranquilo e feliz. Veja essas dicas:

  1. Reconheça o seu problema;
  2. Trabalhe a sua autoestima;
  3. Fortaleça a sua confiança;
  4. Pare de pensar no passado e foque no presente;
  5. Tenha momentos de qualidade com sua esposa.

Você também pode fazer um Trabalho Espiritual no Espaço Recomeçar e fortalecer a sua união. Agende agora a sua Consulta Espiritual pelo nosso WhatsApp!

Como controlar ciúmes?

O ciúmes é um sentimento natural, que todos nós podemos sentir em algum momento da vida. É uma forma de proteger aquilo que amamos ou temos medo de perder. Mas o ciúmes também pode ser um sentimento destrutivo, que nos faz sofrer e agir de forma irracional. 

Por isso, é importante saber controlar o ciúmes, e não deixar que ele tome conta da nossa vida e do nosso relacionamento. Veja essas dicas:

  • Identifique a origem do seu ciúmes;
  • Converse com a sua parceira;
  • Trabalhe as suas inseguranças;
  • Fortaleça seu relacionamento;
  • Foque no autoconhecimento.

Por que o passado do meu marido me incomoda tanto?

Meu passado incomoda meu marido, o que eu faço?

Se você está do outro lado da situação, e o seu passado incomoda o seu marido, saiba que você não tem culpa nem motivo para se sentir mal

O seu passado é parte da sua história, da sua personalidade e da sua identidade. Você não deve se envergonhar nem se arrepender do que viveu, mas sim valorizar as suas experiências, as suas escolhas e as suas lições. 

Entenda que você não deve nada a ninguém, a não ser a si mesma. Mas você também tem o dever de respeitar o seu presente, e de cuidar do seu futuro. Se você quer manter o seu relacionamento, e ajudar o seu marido a superar o ciúmes retroativo, coloque essas dicas em prática:

  • Não provoque seu marido falando sobre o passado ou fazendo comparações;
  • Não esconda seu passado, se ele quiser saber, conte com respeito e honestidade;
  • Não se culpe ou se vitimize pelo ciúmes dele ou pelo seu passado;
  • Não aceite que ele te desrespeite ou te humilhe por causa do seu passado.

Ciúmes no relacionamento: o que é e como controlar esse sentimento

Meu marido me julga muito

Se o seu marido te julga muito por causa do seu passado, saiba que isso é um sinal de que ele não te ama de verdade. O amor verdadeiro é aquele que aceita, que respeita, que compreende e que perdoa. 

Converse com ele sobre isso, diga que o ciúmes excessivo que ele tem do seu passado está envenenando o relacionamento e que se ele te ama de verdade, ele deve parar de se importar com o seu passado.

Neste artigo, demos várias dicas de como esquecer o passado. Tente conversar com ele sobre isso e construa momentos presentes, que farão ele entender a importância da relação atual que vocês cultivam.

Veja mais conteúdos como esse aqui no blog. Aproveite para conhecer nossas redes sociais e perfil em outras plataformas: Spotify, YouTube, Facebook e Instagram.

Deixe o seu Voto
logo recomecar azul 2tgRFQ 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1