Casais LGBT: Entenda como o amor se manifesta!

Já falamos várias vezes aqui no Espaço Recomeçar que o amor se manifesta de diversas formas e que não há barreiras para o amor, como gênero, idade, cor de pele, classe social ou outra. Por isso, casais LGBT são bem-vindos em nossa casa de apoio espiritual, assim como todos que fazem parte dessa comunidade que inclui lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros, pansexuais, agêneros, queers, pessoas não binárias e intersexo.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o amor entre casais LGBT, com foco principalmente nas relações homossexuais. Veja a seguir como o amor se manifesta de diferentes formas e a importância do acolhimento e respeito a todas as pessoas!

Relações Homossexuais
Entenda o amor nas relações homossexuais!

O amor na relação homossexual

Uma relação homossexual é composta por duas pessoas do mesmo gênero, ou seja, dois homens ou duas mulheres. Trata-se de um relacionamento como qualquer outro, onde duas pessoas se amam, decidem ficar juntas, planejam o futuro e vivem esse amor. Não há nada de diferente quanto ao que ocorre em um relacionamento heterossexual, com excessão do preconceito. 

Por isso, o amor em uma relação homossexual ocorre como em qualquer relacionamento. Essa é uma relação composta por amor, carinho, dedicação, paciência, respeito, compreensão e todos os demais pilares que compõem um relacionamento amoroso. A única diferença está na dificuldade em expressar esse amor de forma livre, no preconceito das pessoas e na incompreensão de quem não entende que não há nada de errado em uma relação como essa. 

Como respeitar pessoas LGBT? Entenda a respeito!

Como é a relação de homossexual?

A fim de reduzir o preconceito LGBT, é importante compreender como é a relação de homossexual, esse grupo de pessoas do movimento LGBT que tanto sofre com os preconceitos da sociedade. 

A relação de pessoas lésbicas e gays é igual a qualquer relacionamento amoroso. São relacionamentos compostos por amor, compreensão, carinho, respeito, fidelidade, companheirismo e tudo que uma relação precisa para se manter. 

Temos que olhar as pessoas com mais empatia e compreensão. Não há nada de errado em amar, ser amado e expressar esse amor. É importante compreender que uma relação homossexual acontece entre duas pessoas que se amam, como qualquer relação amorosa. 

Qual a diferença entre homoafetivo é homossexual?

Quem não conhece muito sobre a comunidade LGBT, pode ter dificuldade em compreender todos os termos que existem e ter dúvidas como: qual a diferença entre homoafetivo e homossexual?

A verdade é que não existe diferença para esses dois termos. Homoafetivo é o mesmo que homossexual, sendo um termo menos pejorativo, mais acolhedor e inclusivo. O termo homoafetivo deixa claro que são duas pessoas do mesmo gênero que se amam. Embora o termo homossexual não esteja errado, ele é usado ainda por algumas pessoas de forma perjorativa, para expressar preconceito e ódio pelas pessoas que são gays e lésbicas.

O que é um homem homoafetivo?

Entender o que é um homem homoafetivo é simples, trata-se de um homem que gosta de outro homem. O homem homoafetivo é o mesmo que um homem homossexual. Como dissemos no tópico anterior, o termo homoafetivo tem sido mais usado nos últimos anos para se referir aos gays e lésbicas com mais acolhimento e carinho.

Portanto, podemos resumir que um homem homoafetivo é um homem gay, que se sente atraído fisicamente e de forma afetiva por uma pessoa do mesmo gênero. Ou seja, sua orientação sexual é de homossexual. 

O que é bissexual? Entenda o significado!

Sou um homem e gosto de homem, o que eu faço?

A primeira coisa que você precisa fazer é aceitar quem você é. A própria aceitação é o primeiro passo para assumir a bandeira LGBT, sair do armário, viver a sua vida com mais liberdade e parar de se esconder. 

Saiba que não há nada de errado em ser gay. Você sendo homem, provavelmente passou toda a sua infância, adolescência e até juventude escutando frases preconceituosas e argumentos que fizeram você pensar que você não se encaixa na sociedade e que seu amor é algo errado. Mas acredite, tudo isso não passa de preconceito que deve ficar para trás.

Agora que você já sabe que você é gay, procure o acolhimento de pessoas que te amam e que podem te compreender com mais facilidade. Na maioria das vezes, essas pessoas são amigos, já que muitas famílias ainda têm dificuldade em apoiar seus filhos e filhas que são LGBT. 

Depois de se aceitar e ter pessoas que te apoiam do seu lado, se assuma. Você merece ser feliz com quem você ama, sem ter que se esconder de ninguém. 

O amor entre casais LGBT

Estar apaixonado ou apaixonada por alguém é algo incrível que simplesmente não podemos controlar. Essa sensação incrível, de querer andar de mãos dadas, de sonhar com um casamento e viver esse amor intenso, é comum para todos os relacionamentos, inclusive para os casais LGBT. 

É importante compreender que casais LGBT não se resume apenas aos casais gays e lésbicas. Uma união LGBT pode ocorrer de diversas formas, com casais que são transgêneros, travestis, gays, lésbicas, bissexuais, não binários, entre tantas outras possibilidades. 

Para que se rotular, afinal? Por que viver um amor preso em rótulos e dogmas? O amor se expressa de forma igual entre todas as pessoas, independentemente de gênero, classe social, idade, cor de pele, posição política, religião ou qualquer coisa que nos torna diferentes como seres humanos. 

Amarração Amorosa homoafetiva: Entenda como funciona!

O amor não tem fronteiras, assim como a ajuda espiritual para o amor. Por isso, se você tem algum problema amoroso e faz parte da comunidade LGBT de alguma forma, conte com o Espaço Recomeçar para te ajudar a ser feliz sendo quem você é.

Por meio da Consulta Espiritual com Maicon Paiva, você descobre qual é o próximo passo para colocar a sua vida amorosa nos eixos e ser feliz com quem você ama. Agende a sua Consulta pelo WhatsApp, nós podemos te ajudar!

Se gostou deste conteúdo, convidamos você a continuar se informando aqui no blog. Aproveite também para conferir nossos vídeos no YouTube, nossa página no Facebook e para seguir no Instagram

5/5 - (1 vote)
Logo Recomecar Azul 2Tgrfq 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

Posts Relacionados

Relacionamento

O casamento acabou bem mas moramos juntos! Veja o que fazer.

Relacionamento

Tenho bloqueio emocional: Descubra como superar!

Relacionamento

Conheça os sinais que ela esconde algo no celular e como
logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1