5 dicas para evitar o divórcio na meia-idade!

Você já ouviu falar do divórcio na meia-idade? Também chamado de divórcio grisalho, esse é um fenômeno muito comum entre adultos com mais de 50 anos. Segundo estudos, a taxa de divórcio dobra para adultos acima dessa idade e triplicam entre a faixa etária de 65 anos. 

É justamente o período que vem a crise da meia-idade! A pessoa começa a se sentir insegura por ver toda a sua juventude indo embora e o desespero bate à porta quando percebe que está cada vez mais próxima da velhice

Toda essa confusão mental que surge em indivíduos com mais de 50 anos resulta em diferentes situações, sendo uma delas o divórcio grisalho. Casais que chegam nessa idade e estão passando por situações difíceis, quase sempre não sobrevivem por muito tempo. 

Por isso, se você está passando pela crise de meia-idade ou você sente que seu parceiro ou parceira está nessa situação e teme pelo seu casamento, veja esse conteúdo até o final para conferir as 5 dicas de como evitar o temido divórcio da meia-idade.

Divórcio Grisalho
Entenda tudo sobre o famoso divórcio grisalho!

O que é divórcio na meia-idade?

Mas antes, você precisa saber o que é divórcio na meia-idade. Saiba que “divórcio na meia-idade” é um termo usado popularmente para classificar os divórcios que ocorrem entre adultos com 50 anos ou mais. Outro termo popular para esse fenômeno é o divórcio grisalho.

De acordo com dados divulgados pelos cartórios de todo o país, os divórcios duplicam entre adultos com mais de 50 anos e triplicam entre pessoas com mais de 65. Outros estudos apontam ainda que os acessos a apps e sites de namoro são maiores entre o público nessa faixa etária. 

Portanto, as estatísticas comprovam que os divórcios são maiores entre casais com idade avançada e a explicação para isso é justamente a crise da meia-idade, que pode acontecer com qualquer pessoa. Quando essa crise surge e o relacionamento já está abalado por alguma dificuldade do casal, então o divórcio costuma se concretizar e entra para as estatísticas.

Como evitar o divórcio e dicas para salvar a sua relação!

Como evitar o fim do casamento na terceira idade?

Sabendo dessa dificuldade que existe em manter um relacionamento após os 50 anos, é fundamental que os casais que já estão próximos dessa idade saibam como lidar com todas as inseguranças e preocupações que surgem com a idade avançada. Com a finalidade de evitar o divórcio na meia-idade, trouxemos 5 dicas que você pode colocar em prática a partir de agora. Confira quais são elas!

1. Assuma a responsabilidade de salvar o casamento

A maioria das dicas sobre como salvar um relacionamento orienta que o casal precisa trabalhar junto para salvar a relação. De fato, isso é o ideal, mas a verdade é que nem sempre é possível.

Então, se você está vendo que a sua relação está próxima do fim, que há algo de errado e que seu parceiro ou parceira não está se preocupando em salvar o relacionamento, assuma esse papel! Pode parecer que os esforços de uma única pessoa não são o suficiente, mas acredite, a transformação acontece quando estamos dispostos a mudar.

2. Não questione suas escolhas do passado

Um problema muito comum entre pessoas com mais de 50 anos é ficar se questionando sobre suas escolhas do passado. Por estar vivendo um momento ruim na relação ela começa a pensar: “será que eu escolhi a pessoa certa para ser meu marido ou esposa?”

Encontrar a pessoa certa não é uma questão de sorte, mas sim de compatibilidade amorosa. Então você não jogou com a sorte quando conheceu ele ou ela. Se vocês estão juntos até hoje, é porque um dia houve um grande amor entre vocês que precisa ser reavivado novamente. 

Divórcio aumenta na pandemia: Entenda porque os casais estão se separando!

3. Não foque nos problemas do relacionamento

Outro erro comum de casais na crise da meia-idade é focar em problemas. A pessoa sabe que o relacionamento está desgastado, mas mesmo assim foca nos problemas da relação. Falar sobre os problemas só leva a mais desgaste e na maioria das vezes eles não são resolvidos definitivamente. 

A ideia não é deixar tudo de lado e fingir que os problemas não existem. O que você precisa fazer é tirar o foco dos problemas e colocar as soluções em prática. Então fale menos e faça mais. 

4. Não use a separação para unir o casal novamente

Sabe aquela história de que a separação pode “refrescar” um casamento que está em crise? Que pode trazer novos ares para o casal? Isso tudo é mentira! A separação pode e vai te afastar ainda mais dessa pessoa

Em um relacionamento em crise a ideia é contrária, você deve agir para se aproximar do seu parceiro ou parceira, e não se afastar. Por isso, não opte pela separação como uma estratégia para vocês se conectarem novamente, pois isso não funciona.

Se funcionasse, não haveria tantos relacionamentos que chegam ao fim na meia-idade, não é mesmo?

Veja 10 sinais da falta de diálogo no casamento!

5. Não fale sobre a crise no casamento com outras pessoas

Por fim, outro grande erro cometido por muitos casais é falar sobre a crise no casamento com outras pessoas. Você pode estar precisando de uma palavra amiga, de um conselho ou até de alguém que te escute, mas saiba que a confidencialidade é um valor muito importante dentro de um casamento. O casal precisa ser confidente sobre seus assuntos, precisa ter a confiança de que nenhuma das partes vai expor os problemas da relação para pessoas de fora. 

Ao contar sobre os problemas da relação para outra pessoa, você está violando a confidencialidade do seu cônjuge e isso gera uma grande quebra de confiança. Sem contar que essa situação irá expor os dois ao “rídiculo”, abrirá as portas para pessoas de fora palpitarem na vida dos dois e ainda poderá ser motivo de piada nas fofocas de quem souber dos problemas que são apenas de vocês. 

Por fim, tenha em mente que os problemas de vocês, só vocês dois podem resolver. Então não adianta pedir ajuda para amigos ou parentes, eles não podem te ajudar a lidar com os conflitos internos da sua relação.

Como sair da crise da meia-idade?

A crise da meia-idade pode surgir a partir dos 50 anos e se estender por um tempo. Não tem como prever quanto tempo dura a crise da meia-idade masculina ou feminina. Portanto, em vez de focar em quanto tempo pode durar a crise da meia-idade, você deve focar em ideias de como sair da crise da meia-idade

Se você ou a pessoa que você ama está passando pela crise da meia-idade, coloque em prática essas dicas para sair dessa fase:

  • Dedique seu tempo em autoconhecimento e em resolver questões internas;
  • Pratique esportes e atividades que te deem prazer e diversão;
  • Passe mais tempo de qualidade com a sua família e amigos;
  • Não se isole, tenha as pessoas que te amam sempre por perto;
  • Observe suas emoções, como elas surgem e geram desconfortos.

Como reatar o casamento? Veja 5 etapas!

Como recomeçar a vida depois de um divórcio?

Separar não é a solução, mas pode ser a consequência de casais que não estão satisfeitos com a relação e chegaram a conclusão que divorciar é a melhor saída para que ambos possam ser felizes novamente. 

Saiba que muitas situações podem levar ao fim do casamento, como traição, quebra da confiança, mentiras, desgaste do amor, entre outras situações que geram a separação conjugal. Por isso, não dá para viver uma união estável onde nenhuma das partes está feliz.

Em casos assim, é comum que a união estável, que estava passando por diversas dificuldades, chegue ao fim. Nesse caso, é preciso saber como superar o término para ser feliz novamente.

Aqui no Espaço Recomeçar já trouxemos 8 dicas de como superar o ex definitivamente, além de conselhos e dicas para superar o fim do relacionamento

Como evitar o divórcio na meia-idade a todo custo?

Por fim, não poderíamos deixar de lembrar que existem outras formas de evitar um divórcio que vão além das dicas que trouxemos neste conteúdo. Esse é o caso dos Trabalhos Espirituais para o amor, que possibilitam trazer harmonia, afastar energias negativas, recuperar o amor do casal e fortalecer essa união.

Os trabalhos mais procurados por aqueles que estão enfrentando dificuldade no casamento são: Amarração Amorosa e o Casamento Espiritual. Portanto, se você está com alguma dificuldade em seu relacionamento e sente que ele está próximo do fim, não perca tempo e procure a ajuda de um especialista em relacionamentos como o Espiritualista Maicon Paiva do Espaço Recomeçar.

Se você gostou dessas dicas de como evitar o divórcio na meia-idade, confira outros conteúdos aqui no site e conheça nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.

Logo Recomecar Azul 2Tgrfq 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

Posts Relacionados

Búzios são pequenas conchas de moluscos marinhos usados no Jogo de Búzios como Oráculo na

Assuntos relevantes e relacionados aos pilares da vida, são exemplos sobre o que perguntar para

Consultor Espiritual é um profissional que utiliza a tradição religiosa para auxiliar aqueles que o