20 sinais de uma pessoa controladora e como lidar!

Ter um relacionamento com uma pessoa controladora é algo muito marcante, raramente as pessoas não conseguem identificar esse perfil. Afinal de contas, essas pessoas tentam controlar a nossa vida por completo, indo desde a escolha das nossas roupas até decisões importantes sobre nossas vidas. 

Mas para te ajudar a entender como essa pessoa age, trouxemos 20 sinais de uma pessoa controladora para que você possa descobrir se seu marido ou sua esposa tem esse perfil controlador. Além disso, a seguir você verá dicas para lidar com essa pessoa.

Como Lidar Com Pessoas Controladoras
Saiba como lidar com pessoas controladoras!

O que é uma pessoa controladora?

Entender o que é uma pessoa controladora é o primeiro passo para lidar com esse problema. A pessoa controladora é alguém que gosta de ter controle de toda a situação, principalmente dentro de um relacionamento.

É uma pessoa metódica, ansiosa, perfeccionista, rigorosa e pontual. Quase sempre, são pessoas que controlam tudo ao seu redor, inclusive a própria vida através de hábitos, rotina e métodos. 

Em um relacionamento, essa pessoa tenta controlar tudo que acontece, desde a escolha dos passeios do casal até o local onde irão morar. Essa pessoa invade a mente do outro, manipula, convence e faz com que o outro faça aquilo que ela quer. 

Por isso, muitas vezes a pessoa controladora é vista como um marido manipulador, um marido opressor, uma esposa ciumenta ou uma esposa carente. 

Relacionamento abusivo: 20 sinais desse tipo de relação!

Sinais de pessoas controladoras

Agora vamos aos 20 sinais de pessoas controladoras, para que você saiba como identificar esse perfil de pessoa. O nosso foco são os sinais de pessoas controladoras dentro de um relacionamento amoroso, mas esse perfil de pessoa pode existir em relacionamentos de amizade, familiares e outros. Confira quais são os sinais:

  1. Nunca está bom o bastante para essa pessoa;
  2. É a que mais crítica dentro do relacionamento;
  3. Tem uma rotina estrita e regrada;
  4. É metódica, ansiosa e perfeccionista;
  5. Quer saber onde você está e o que está fazendo;
  6. Tem ataques de ciúmes em situações mínimas;
  7. Controla as suas amizades e outras relações;
  8. Sempre está com você, não te deixa sozinho;
  9. Controla seu celular e o que você diz;
  10. Quer controlar a sua opinião o tempo todo;
  11. Acha que sempre sabe o que é melhor para vocês;
  12. Controla o que você veste por causa do ciúmes;
  13. Toma decisões sem te consultar;
  14. Planeja as coisas sem saber a sua opinião;
  15. Tem comportamento explosivo e surtos temperamentais;
  16. Geralmente é mau humorada e vive de cara fechada;
  17. Quer decidir tudo, não sabe fazer concessões;
  18. Pensa que sempre tem razão sobre tudo que acontece;
  19. Faz você se sentir culpado com sua manipulação mental;
  20. Você se sente como uma posse e não como um cônjuge.

Como identificar um marido controlador?

Muitas mulheres procuram o Espaço Recomeçar para saber como identificar um marido controlador. Por isso, trouxemos algumas informações sobre as características, o perfil e os sinais de um marido que é dominador, controlador e possessivo. Confira a seguir!

Homem controlador e possessivo

Não há um estereótipo de homem controlador e possessivo, mas há algumas características que nos permitem identificar esse perfil dentro dos relacionamentos. Basicamente, um homem controlador e possessivo tem comportamentos de domínio e autoridade sobre sua parceira e na forma como mantém o relacionamento.

Geralmente, esses homens são manipuladores e sabem muito bem como conseguir o que querem. Eles fazem críticas à parceira e dizem que é uma forma de adverti-la ou fazer com que ela melhore. Liga toda hora, manda mensagem e fica furioso se não recebe a atenção no momento que ele deseja. Começa a controlar o que a namorada ou esposa usa, como se veste, o que pensa, o que come, para onde vai, onde vai morar, entre outras coisas. 

Quando é o momento de se separar? Saiba mais!

Homem dominador características

Diferente do perfil de homem possessivo e controlador, o homem dominador não é necessariamente um manipulador ou opressor. Ele pode ser um homem que gosta de ter o domínio da situação, mas sem causar mal a sua parceira. Um homem dominador pode ser aquele que abre a porta do carro para você, que escolhe a melhor mesa do restaurante para vocês, que toma a decisão de preparar uma surpresa incrível para você e que gosta de ter o domínio da situação para te proteger e cuidar de você.

Por isso, as características desse homem são de uma pessoa que gosta de dominar tudo à sua volta. Nem sempre tudo são flores, esse homem também pode ter comportamento negativo ao querer dominar o seu direito de escolha. 

Homem possessivo sinais

Por último, trouxemos alguns sinais de homem possessivo, que é um perfil que vai além do controlador. O homem possessivo acredita que é dono do outro, como se a pessoa ao seu lado fosse a sua posse e não a sua namorada ou esposa. Veja os sinais:

  • Ele não permite que você tenha amigos ou amigas;
  • Ele não permite que você use a roupa que quiser;
  • Ele controla o seu celular e tudo ao seu redor;
  • Ele não permite que você trabalhe ou estude;
  • Ele não gosta quando você conversa com alguém do sexo masculino;
  • Ele te trata como se você fosse uma posse e não uma pessoa;
  • Ele manipula os seus pensamentos e faz você se sentir culpada;
  • Ele não gosta que você fale nas rodas de amigos;
  • Ele toma decisões que interferem nos dois sem te consultar;
  • Ele faz planos para o futuro sem seu consentimento;
  • Ele te trata mal mesmo na frente das outras pessoas;
  • Ele não reconhece o próprio comportamento.

Homem que trata mal a esposa, o que fazer? Saiba mais!

Como lidar com pessoas controladoras?

Depois de todos esses sinais de como identificar esse perfil controlador, possessivo e dominador, trouxemos algumas dicas de como lidar com pessoas controladoras. Veja a seguir 5 dicas:

1. Não tente mudar o outro

O primeiro passo é não tentar mudar o outro, pois o outro não compreende que está agindo dessa maneira. Por isso, mude a si mesmo. Mude aquilo que gera gatilhos emocionais e desperta o controle do outro. A partir dessa mudança ele ou ela passará a ser menos controlador.

2. Converse sobre esse comportamento

É muito importante que você converse com o outro sobre esse comportamento e o quanto você se sente mal por ser manipulado e controlado. Seja sincero sobre o que você sente e proponha mudanças para melhorar a relação.

Me sinto desvalorizada pelo meu marido, o que eu faço? Veja!

3. Exija seus direitos 

Fale que você tem direitos como qualquer pessoa e que não pode ser tratado dessa forma. Tenha essa conversa sem brigar e gritar, fale de forma assertiva. Explique para ele ou para ela que ser controlado não é saudável.

4. Procure um psicólogo

Também é importante que você procure um psicólogo para entender melhor como a relação pode estar te afetando. Sugira essa medida também a seu parceiro ou parceira, faça com que a pessoa se consulte com um psicólogo para compreender melhor a si mesmo.

5. Busque ajuda espiritual

Por último, busque ajuda espiritual para compreender melhor toda essa situação. Às vezes, o comportamento controlador, possessivo e manipulador pode ocorrer por influência de espíritos obsessores. 

Para finalizar, se você está passando por esse problema em seu relacionamento e não sabe mais como lidar com uma pessoa controladora, agende sua Consulta Espiritual aqui no Espaço Recomeçar pelo WhatsApp de atendimento.

Se gostou deste conteúdo, veja outros artigos aqui no blog, na página no Facebook, no perfil no Instagram e também em nosso canal no YouTube

5/5 - (5 votes)
Logo Recomecar Azul 2Tgrfq 3242863

O Espaço Recomeçar é uma Casa de Apoio Espiritual fundada em 2002 e localizada em São Paulo.
Nossa missão é levar felicidade e paz de espírito a nossos clientes. Aqui, você conseguirá encontrar o sonhado equilíbrio pessoal e ser feliz no AMOR!

logo recomecar

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Maicon ads 1500x1300 1 1024x887 1