Logunedé: Conheça um dos Orixás mais belos e jovens!

Conhecido por sua beleza e jovialidade entre os Orixás, Logunedé é uma Entidade de Luz que representa a pesca e a caça como meio de sobrevivência.

Filho dos Orixás Oxum e Oxóssi, Logunedé herdou traços muito importantes da personalidade de cada um, como graciosidade, felicidade, espírito caçador, entre outras características. 

Dessa forma, todo esse conjunto de características fazem desse Orixá muito belo, jovem e gracioso, sendo ainda a representatividade de expressões masculinas e femininas. Assim, esses elementos fazem com que a figura desse Orixá seja bastante jovem, se comparado a outras Entidades de Luz.

Quer conhecer um pouco mais da história de Logunedé? Então acompanhe o artigo até o final e descubra detalhes das características desse importante Orixá.

logunede orixá novo
Logunede: Orixá jovem e belo

Quem é Logunedé?

Chamado de Logunedé, Logunedê, Logun ede ou ainda Logun edé, esse Orixá é considerado um dos mais jovens e belos dentre essas Entidades de Luz. Ele representa a pesca e a caça praticada para sobrevivência, por isso, possui grande força interior para lutar. 

Filho dos Orixás Oxum e Oxóssi, que forma um dos mais belos casais de Orixás, Logun edé é um Orixá que possui diversas características interessantes, como a graciosidade. Então, ele é visto como uma pessoa meiga, mas que possui um espírito caçador muito forte

Essa mistura de elementos em sua personalidade é o que dá a característica de opostos, assim como feminino e masculino. Por isso, o Orixá também representa as expressões características de homens e mulheres., o que proporciona ao Orixá uma figura bastante jovem. 

A história diz que o Orixá adquiriu essas características devido à personalidade de seus pais. Então, podemo observar que sua vida é dividida em dois períodos: 6 meses com seu pai nas matas e outros 6 meses com sua mãe nos rios. Ambas as atividades desempenhadas ao longo dos dois períodos proporcionaram o equilíbrio de sua personalidade e outros elementos de Logunedé. 

Nas religiões de origem africana, esse Orixá é visto como um exímio caçador por ter como característica a sabedoria e a paciência. Dedicado ao que faz, esse Orixá ajuda a todos que precisam de força, sabedoria e paciência para alcançar um objetivo. 

logunede
Logunede: Orixá

Histórias de Logunedé 

Esse Orixá possui muitas histórias incríveis, veja a seguir um resumo das principais histórias de Logunedé!

Nascimento do Orixá

Oxóssi e Oxum decidiram se separar mesmo sabendo que teriam um filho. Mesmo amando um ao outro, os gostos, interesses e costumes de ambos fizeram com que eles se separassem. Antes do filho nascer, eles estabeleceram que a criança passaria 6 meses com cada um deles, assim, ambos poderiam ficar perto do filho e ensinar a caça e a pesca. Com isso, ele passou a ser chamado de príncipe da floresta e exímio caçador. 

Separação de Logunedé e sua mãe

Ativo como toda criança, Logunedé brincava e se divertia com sua mãe que sempre lhe explicava para ficar longo das águas profundas dos rios, já que Obá habitava essas águas e seu ódio por Oxum poderia resultar em malefícios para o filho. Como Oxum já imaginava, Logunedé um dia desobedeceu à mãe e Obá aproveitou a oportunidade tentando afogar o filho de Oxum. 

Com medo e sem saber o que fazer, pediu ajuda para Olorum que conseguiu salvar a criança. Mas o Orixá julgou que a área entre Oxum e Obá era de grande conflito, por isso, entregou Logunedé para Iansã que o criou junto a Ogum como se fosse filho deles. 

Logunedé no Catolicismo

Esse Orixá é representado no Catolicismo por Santo Expedito, que possui diversas características semelhantes à Logunedé. A associação de ambas as Entidades ocorre principalmente porque em nenhum dos casos sabe-se como eles morreram. Tanto Santo Expedito quanto Logunedé tiveram uma morte misteriosa. 

Filhos de Logunedé

Os filhos desse Orixá possuem uma característica bastante peculiar: a indecisão. Essas pessoas são extremamente indecisas, por isso, dificilmente conseguem se decidir sobre algo, até mesmo sobre a forma de agir ou sentir. 

Superficialmente, os filhos de Logunedé são carismáticos, sensuais, belos, elegantes e muito seguros. Por causa dessas características, os filhos de Logunedé podem ser pessoas arrogantes e soberbas, mas quando conscientes de seus defeitos, felizmente, se tornam mais agradáveis e com todas as possibilidades de alcançar o sucesso. 

Logun ede na Umbanda e Candomblé

Logunede é cultuado apenas em religiões de origem africana, como a Umbanda e o Candomblé. Nestas religiões, a Entidade é chamada de Orixá, que representa de maneira diferente elementos da natureza, espíritos e energias misteriosas que auxiliam as pessoas na Terra.

Assim como os demais Orixás, Logun edé é cultuado de acordo com suas características, tais como cores, cânticos, oferendas, celebrações, entre outras coisas. Veja a seguir um guia completo sobre o culto à Logunede!

Culto à Logun ede

Logunedé é celebrado no dia 19 de abril e é cultuado principalmente na quinta-feira, já que esse é seu dia da semana. As cores que representam esse Orixá são azul turquesa e amarelo ouro, por isso, as celebrações de Logunedé são realizadas com roupas, adornos e itens decorativos nessas cores. 

O culto ao Orixá ocorre de diferentes formas, podendo ser através das celebrações, da saudação a Logunedé, das orações e oferendas.

Em todos os casos, é realizado a saudação à Logunedé que é a seguinte: Logun ô akofá! Para saudar Logun edé você também pode dizer Loci Loci Logun. Ambas as saudações se aplicam a: Brada, Principe Guerreiro

Oração a Logunede

Já a oração a esse Orixá costuma variar dependendo das intenções adotadas por quem ora. Dessa forma, é possível pedir força para lutar, garra, energia positiva, paciência e sabedoria à Logun edé. Veja a seguir um exemplo de oração ao Orixá!

logunede oração
Oração a Logunede

Para fazer oferendas e outras formas de cultuar Logun edé, você deve procurar por orientações de especialistas no assunto, pois cada Orixá exige diferentes alimentos. Já a oração pode ser feita livremente, desde que sua intenção seja colocada à frente de cada pedido ou agradecimento ao Orixá.

Gostou de conhecer mais sobre Logunedé? Veja a história de outros Orixás aqui no Espaço Recomeçar.

Conheça outros Orixás:

Você também pode receber orientação desse e de outros Seres de Luz através da Consulta Espiritual, agende agora mesmo a sua pelo WhatsApp.

 

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Send this to a friend