Oxum: Tudo sobre a Orixá do amor, do equilíbrio emocional e da fecundidade!

A Orixá Oxum é conhecida como a Deusa do amor, fecundidade, natureza e equilíbrio das emoções.

Ela também representa as águas e é chamada de mãe gentil entre os povos novos e antigos. Isso porque é Oxum que intercede em diferentes situações. 

Comumente, Oxum é chamada de Orixá do amor. Por essa razão, ela é procurada principalmente em situações amorosas, como problemas em relacionamentos e muito mais. Todos os casais que buscam paz, tranquilidade e estabilidade no relacionamento podem recorrer à Oxum, pois sua benção proporcionará o equilíbrio das energias na relação.

Quer conhecer mais sobre Oxum como suas histórias, sincretismo, saudação e muito mais? Então acompanhe o artigo até o final e esteja mais próximo da Orixá do amor. 

oxum
Oxum: Orixá do amor e do equilíbrio das emoções

Quem é Oxum?

Oxum é a Orixá do amor, das águas, da natureza, da fecundidade e do equilíbrio das emoções. Ela representa os povos antigos e novos, sendo uma mãe gentil capaz de renovar e interceder por todos em diferentes situações.

Conhecida como Deusa do amor ou Orixá do amor, Oxum é procurada principalmente por aqueles que precisam de uma ajuda no relacionamento ou união amorosa. Sendo assim, quando há conflitos em relações amorosas, término de relacionamento ou impasse no relacionamento, Oxum é a Orixá mais procurada. 

Ela também é chamada de Osúm, Oxun, Osún e Oxum, que é o nome mais popular no Brasil. Entre suas diversas características estão a sensibilidade, paixão que motiva e dá essência à vida, delicadeza feminina, paz, equilíbrio emocional e tranquilidade. 

Por todas essas características, a Orixá representa as águas calmas como as lagoas. Essa calma, tranquilidade, naturalidade, paz e equilíbrio presente nas ações da Orixá é o que proporciona leveza e boas energias para os corações apaixonados. 

Uma curiosidade sobre essa Orixá é que durante as incorporações feitas em terreiros, é comum que ocorra choros entres os filhos da Orixá, pois esses são muito sensíveis como Oxum. 

História da Orixá

Há várias histórias interessantes sobre a Orixá. A história mais lembrada de Oxum é sobre quando ela se tornou regente do Oráculo.

Filha de Oxalá, Oxum sempre foi muito curiosa e ficava intrigada com a maneira sábia com que seu pai lidava com a vida. Oxalá sempre consultada Ifá quando tinha questionamentos ou ainda Exú, já que ele tinha o dom de ver através dos búzios. 

Oxum vendo tudo aquilo também quis aprender a ver o futuro, mas seu pai explicou que Ifá tinha o dom necessário para ler e interpretar os búzios corretamente, assim como Exú. Foi então que a Orixá resolveu pedir para o próprio Exú ensinar a ler os búzios. Claro que o Orixá negou-se.

Triste com a recusa, a Orixá foi até a floresta e encontrou as feiticeiras Yámi Oroxangá que estavam disposta a ensinar o dom da interpretação dos búzios para a Orixá. No entanto, as feiticeiras queriam mesmo era pregar uma peça em Exú. 

No fim das contas, Oxum foi instruída a fazer uma magia junto a uma oferenda para as Yámi. Ao chegar perto de Exú com aos mãos cheias de pó, Oxum pediu para que o Orixá advinhasse o que tinha nas mãos e assoprou o pó em seu rosto. O Orixá ficou temporariamente cego e precisou de ajuda para se guiar. 

Oxum contou a seu pai o que tinha feito e Ifá ficou admirado pela coragem e destreza da Orixá. Foi então que ele decidiu presenteá-la com a “mão de jogo”, tornando-a regente do Oráculo, assim como Exú. 

Quando questionada sobre o porquê de tudo aquilo, a Orixá disse ao pai que fez por amor a ele! 

Quem é Oxum na igreja católica?

A Orixá Oxum é sincretizada na igreja católica pela Nossa Senhora de Aparecida, Santa considerada padroeira do Brasil. Encontrada em um rio no estado de São Paulo, Nossa Senhora de Aparecida possui várias características semelhantes à Orixá, tais como: ternura, meiguice, doçura, beleza e equilíbrio.

Então, ambas possuem forte ligação com a água doce, sendo que a Santa foi encontrada em um rio e a Orixá representa águas calmas como os rios, lagos e quedas d´águas. Além disso, tanto a Orixá quanto a Nossa Senhora de Aparecida carregam em si a visão do equilíbrio e do amor universal. 

Oxum na Umbanda e no Candomblé

Nas religiões de origem africana, como a Umbanda e o Candomblé, Oxum é o nome dado à Orixá que representa o amor, equilíbrio das emoções, fecundidade e as águas calmas. Então, além dessas características, há inúmeros aspectos relacionados a rituais, oferendas e ao culto à Orixá.

Dessa forma, veja a seguir algumas particularidades da Orixá em relação ao culto!

orixá oxum e bebê
Oxum: Orixá da fecundidade

Filhos de Oxum

Os filhos de Oxum se importam muito com a opinião das pessoas, por isso, estão sempre em busca de agradar a todos. Essa característica faz dos filhos da Orixá pessoas com grande capacidade diplomática em lidar com divergências políticas, mesmo que vá contra suas opiniões. 

Obstinação e foco também definem os filhos de Oxum, que não medem esforços para alcançar seus ideais e objetivos. Além disso, essas pessoas são calmas, doces, carinhosas, dedicadas e muito honestas. 

Já no amor, essas pessoas gostam de estabilidade, equilíbrio e tranquilidade. Não são arrebatadas por paixões e sentimentos desequilibrados. Pelo contrário, são pessoas calmas que preferem relações equilibradas. Mas elas não se deixam ser enganadas. Quando traídas, essas pessoas se afastam e nunca esquecem o que aconteceu. São incapazes de perdoar traições, mesmo que não exista mais mágoas. 

Culto à Orixá

Oxum é celebrada no dia 8 de dezembro, sendo que seu dia da semana é os sábados. Em suas celebrações é comemorado a fecundidade, fertilidade e a prosperidade, por isso, nas cerimônias a Orixá é chamada de Senhora do Ouro” e “Senhora do Amor“. 

A cor que representa a Orixá em seu culto é o amarelo, que é atribuído a riqueza em diversos aspectos que Oxum possui. Já a saudação à Orixá é feita da seguinte forma: Ora Yê Yê Ô. O significado de sua saudação é “Olha por nós mãezinha“.

Conheça a história e as características de outros Orixás aqui no Espaço Recomeçar!

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Você está com sorte hoje
× Como posso te ajudar?
Send this to a friend