Oxalá: História, significado, sincretismo e muito mais sobre o “Pai dos Homens”!

Oxalá é um dos Orixás cultuados nas religiões de origem africana, como a Umbanda e o Candomblé.

Presente em todos os momentos representados por paz e calma, Oxalá é considerado o Orixá que rege o silêncio, a paz no ambiente e a tranquilidade. Sendo assim, ele é responsável pela harmonia entre as pessoas, sossego e compreensão. Além da humanidade, a natureza de modo geral consegue sentir a virtude regida pelo Orixá. 

Contrário ao Exú, que é o Orixá que representa o início de todas as coisas, Oxalá representa o fim. Isso significa que ele é ligado à morte e a necessidade de equilíbrio em todo o Universo. Ele também é chamado de “Pai dos Orixás”, pois é esse Ser de Luz que define o fim de tudo que existe. 

oxalá
Oxalá: o Orixá Pai dos Homens

Quer saber mais sobre a história, características e sincretismo de Oxalá? Então acompanhe o post até o final para descobrir várias curiosidades desse Orixá. 

Quem é Oxalá?

É o Orixá considerado o “Pai dos homens” por causa de suas características, sendo a principal delas a de que Oxalá é o fim de tudo. Como dito anteriormente, ele também representa aspectos de calmaria, paz, silêncio e tranquilidade, tanto entre a humanidade quanto na natureza. 

Ele assume duas formas: Oxalá Oxaguiã, um jovem guerreiro, e Oxalá Oxalufã que, por sua vez, é representado por um velho apoiado num bastão de prata (Opaxorô).

Então se você estava se perguntando quem é Oxalá ou o que é Oxalá, agora sabe que se trata do mais poderoso dos Orixás, que são deuses africanos. 

A história do Orixá e poder de criação

Segundo as crenças africanas, Oxalá é considerado o Orixá mais velho. Olorum, que é seu pai, confiou ao Orixá o saco de criação, que é o poder de criar o mundo. Para realizar o ato de criação, o Orixá precisava seguir alguns procedimentos. No entanto, a história conta que ele não quis seguir todos os procedimentos, entre eles uma grande oferenda. 

Vendo tudo isso, Exú não ficou satisfeito com a falta de respeito do Orixá. Foi aí que ele fez Oxalá sentir muita sede a ponto de furar uma palmeira para beber o líquido. Sem saber, o Orixá acabou bebendo vinho de palma e adormeceu. Enquanto isso, seu maior rival e também irmão, Oduduá, roubou o poder de criação e contou tudo a Olorum. Depois disso, Olorum decidiu conceder a Oduduá a criação do mundo. 

O que significa Oxalá?

Há vários conceitos empregados ao termo “Oxalá”. Esses conceitos diferem entre culturas, por exemplo, nos países africanos e nas religiões de origem africana, Oxalá é um Orixá. No Brasil, o termo foi popularizado por outra razão! Trazido da cultura Árabe, o termo se tornou popular como “se Deus quiser”. 

Há também quem chame esse Orixá de Obatalá.

Oxala na bíblia

Sabia que os deuses africanos são sincretizados no cristianismo? Dessa forma, é comum que as pessoas procurem por o que significa Oxalá na Bíblia ou ainda o que significa Oxalá no cristianismo

Na Bíblia, esse Orixá é sincretizado por Jesus Cristo, Isso porque ambos são vistos como filhos do Deus maior. As características deles também são semelhantes. Jesus Cristo é conhecido por seu amor ao próximo, paciência, cautela e orientação. Nessa questão, Jesus Cristo teve um papel muito importante para a história do cristianismo, da mesma forma que Oxalá é visto no Candomblé e na Umbanda. 

Oxalá na Umbanda

Na Umbanda, Oxalá é representado como o filho do Deus Maior, também chamado de Pai dos Orixás e representante do fim de tudo. Não é difícil perceber quem é Oxalá na Umbanda quando temos como referência Jesus Cristo. Ambos são sinônimos de paz e tranquilidade. 

Quais são as características dos Filhos de Oxalá?

Oxalá é dividido em duas personalidades distintas. Dessa forma, seus filhos também são divididos entre diferentes características. Veja a seguir como é dividido os filhos desse Orixá!

  • Filhos de Oxalufã: assim como o pai, os filhos desse Orixá possuem aparência envelhecida. Isso porque ele é o símbolo da sabedoria. Os filhos presentes nesse grupo não guardam rancor, nem mesmo cultivam sentimentos ruins, pois sabem que todo mal é causado apenas para si mesmo. Geralmente, pessoas calmas, tranquilas e amáveis são filhas de Oxalufã. Mas isso não significa que os filhos desse Orixá são facilmente passados para trás. Embora sejam muito assertivos e equilibrados, a teimosia é o principal defeito dessas pessoas.
  • Filhos de Oxaguian: pessoas presentes nesse grupo têm como principal característica a contradição. Calmos e com forte ligação da família, eles também são briguentos e comunicativos. Ou seja, há uma dualidade de características, que também faz parte da representação de Oxaguian. Além disso, os filhos desse Orixá apresentam ainda característica de guerreiros, são bastante intuitivos e lutam pelos injustiçados. 

Saudação a Oxalufã

Esse Ser de Luz é cultuado principalmente na sexta-feira, pois esse é o dia dedicado ao Orixá. Então, a cor que prevalece em seu culto é o branco, já o elemento que representa Oxalá é o ar. Na numerologia, esse Orixá é representado pelo número 10. Para realizar o culto ao Orixá, é preciso utilizar vela branca e saudá-lo através de sua saudação: Epa babá (salve, pai!).

Lembrando que para realizar o culto à Oxalá, é recomendado obter instruções detalhadas de pessoas que entendem de religiões africanas. Assim é possível obter as informações corretas para cultuar o Orixá!

Oração a Oxalá

A oração a Oxalá é realizada no culto a esse Orixá ou ainda em qualquer momento de dificuldade, ou de agradecimento. Assim como no cristianismo, é possível recorrer aos Seres de Luz através da oração. O mais importante nesse caso é que a fé seja cultivada todos os dias, pois é assim que as Entidades Iluminadas conseguem estabelecer uma maior ligação. 

Há diversas orações feitas exclusivamente para esse Orixá, algumas delas solicitam ajuda no amor, outras a superar determinadas dificuldades, entre muitas outras formas de orar para esse Orixá. Veja a seguir uma oração para realizar todas as manhãs:

Oxalá oração
Oração a Oxalá

Gostou da história? Então conheça outros Orixás aqui no Espaço Recomeçar!

Você também pode agendar uma Consulta Espiritual com o Espiritualista Maicon Paiva, pelo WhatsApp, e receber orientações para guiar a sua vida pessoal, amorosa e espiritual. 

 

 

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Você está com sorte hoje
Send this to a friend