Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Oxalá: História, significado, sincretismo e muito mais sobre o “Pai dos Homens”!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
oxalá

Oxalá é um dos Orixás cultuados nas religiões de origem africana, como a Umbanda e o Candomblé.

Presente em todos os momentos representados por paz e calma, Oxalá é considerado o Orixá que rege o silêncio, a paz no ambiente e a tranquilidade. Sendo assim, ele é responsável pela harmonia entre as pessoas, sossego e compreensão. Além da humanidade, a natureza de modo geral consegue sentir a virtude regida pelo Orixá. 

Contrário ao Exú, que é o Orixá que representa o início de todas as coisas, Oxalá representa o fim. Isso significa que ele é ligado à morte e a necessidade de equilíbrio em todo o Universo. Ele também é chamado de “Pai dos Orixás”, pois é esse Ser de Luz que define o fim de tudo que existe. 

oxalá
Oxalá: o Orixá Pai dos Homens

Quer saber mais sobre a história, características e sincretismo de Oxalá? Então acompanhe o post até o final para descobrir várias curiosidades desse Orixá. 

Quem é Oxalá?

É o Orixá considerado o “Pai dos homens” por causa de suas características, sendo a principal delas a de que Oxalá é o fim de tudo. Como dito anteriormente, ele também representa aspectos de calmaria, paz, silêncio e tranquilidade, tanto entre a humanidade quanto na natureza. 

Ele assume duas formas: Oxalá Oxaguiã, um jovem guerreiro, e Oxalá Oxalufã que, por sua vez, é representado por um velho apoiado num bastão de prata (Opaxorô).

Então se você estava se perguntando quem é Oxalá ou o que é Oxalá, agora sabe que se trata do mais poderoso dos Orixás, que são deuses africanos. 

A história do Orixá e poder de criação

Segundo as crenças africanas, Oxalá é considerado o Orixá mais velho. Olorum, que é seu pai, confiou ao Orixá o saco de criação, que é o poder de criar o mundo. Para realizar o ato de criação, o Orixá precisava seguir alguns procedimentos. No entanto, a história conta que ele não quis seguir todos os procedimentos, entre eles uma grande oferenda. 

Vendo tudo isso, Exú não ficou satisfeito com a falta de respeito do Orixá. Foi aí que ele fez Oxalá sentir muita sede a ponto de furar uma palmeira para beber o líquido. Sem saber, o Orixá acabou bebendo vinho de palma e adormeceu. Enquanto isso, seu maior rival e também irmão, Oduduá, roubou o poder de criação e contou tudo a Olorum. Depois disso, Olorum decidiu conceder a Oduduá a criação do mundo. 

O que significa Oxalá?

Há vários conceitos empregados ao termo “Oxalá”. Esses conceitos diferem entre culturas, por exemplo, nos países africanos e nas religiões de origem africana, Oxalá é um Orixá. No Brasil, o termo foi popularizado por outra razão! Trazido da cultura Árabe, o termo se tornou popular como “se Deus quiser”. 

Há também quem chame esse Orixá de Obatalá.

Oxala na bíblia

Sabia que os deuses africanos são sincretizados no cristianismo? Dessa forma, é comum que as pessoas procurem por o que significa Oxalá na Bíblia ou ainda o que significa Oxalá no cristianismo

Na Bíblia, esse Orixá é sincretizado por Jesus Cristo, Isso porque ambos são vistos como filhos do Deus maior. As características deles também são semelhantes. Jesus Cristo é conhecido por seu amor ao próximo, paciência, cautela e orientação. Nessa questão, Jesus Cristo teve um papel muito importante para a história do cristianismo, da mesma forma que Oxalá é visto no Candomblé e na Umbanda. 

Oxalá na Umbanda

Na Umbanda, Oxalá é representado como o filho do Deus Maior, também chamado de Pai dos Orixás e representante do fim de tudo. Não é difícil perceber quem é Oxalá na Umbanda quando temos como referência Jesus Cristo. Ambos são sinônimos de paz e tranquilidade. 

Quais são as características dos Filhos de Oxalá?

Oxalá é dividido em duas personalidades distintas. Dessa forma, seus filhos também são divididos entre diferentes características. Veja a seguir como é dividido os filhos desse Orixá!

  • Filhos de Oxalufã: assim como o pai, os filhos desse Orixá possuem aparência envelhecida. Isso porque ele é o símbolo da sabedoria. Os filhos presentes nesse grupo não guardam rancor, nem mesmo cultivam sentimentos ruins, pois sabem que todo mal é causado apenas para si mesmo. Geralmente, pessoas calmas, tranquilas e amáveis são filhas de Oxalufã. Mas isso não significa que os filhos desse Orixá são facilmente passados para trás. Embora sejam muito assertivos e equilibrados, a teimosia é o principal defeito dessas pessoas.
  • Filhos de Oxaguian: pessoas presentes nesse grupo têm como principal característica a contradição. Calmos e com forte ligação da família, eles também são briguentos e comunicativos. Ou seja, há uma dualidade de características, que também faz parte da representação de Oxaguian. Além disso, os filhos desse Orixá apresentam ainda característica de guerreiros, são bastante intuitivos e lutam pelos injustiçados. 

Saudação a Oxalufã

Esse Ser de Luz é cultuado principalmente na sexta-feira, pois esse é o dia dedicado ao Orixá. Então, a cor que prevalece em seu culto é o branco, já o elemento que representa Oxalá é o ar. Na numerologia, esse Orixá é representado pelo número 10. Para realizar o culto ao Orixá, é preciso utilizar vela branca e saudá-lo através de sua saudação: Epa babá (salve, pai!).

Lembrando que para realizar o culto à Oxalá, é recomendado obter instruções detalhadas de pessoas que entendem de religiões africanas. Assim é possível obter as informações corretas para cultuar o Orixá!

Oração a Oxalá

A oração a Oxalá é realizada no culto a esse Orixá ou ainda em qualquer momento de dificuldade, ou de agradecimento. Assim como no cristianismo, é possível recorrer aos Seres de Luz através da oração. O mais importante nesse caso é que a fé seja cultivada todos os dias, pois é assim que as Entidades Iluminadas conseguem estabelecer uma maior ligação. 

Há diversas orações feitas exclusivamente para esse Orixá, algumas delas solicitam ajuda no amor, outras a superar determinadas dificuldades, entre muitas outras formas de orar para esse Orixá. Veja a seguir uma oração para realizar todas as manhãs:

Gostou da história? Então conheça outros Orixás aqui no Espaço Recomeçar!

Você também pode agendar uma Consulta Espiritual com o Espiritualista Maicon Paiva, pelo WhatsApp, e receber orientações para guiar a sua vida pessoal, amorosa e espiritual. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de novos posts

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!

Você não chegou aqui por acaso!

Não saia sem antes falar com a gente.
Pare de sofrer por amor, nós podemos te ajudar!